![]() |
Olá, biguinhos! Viva as bolhas do Youtube! |
Um vídeo que me chamou atenção foi o do A. Linck (canal Quadrinhos na Sarjeta) que coloquei num dos posts de Gaza onde ele criticou aqueles "debates" (entre aspas mesmo), ou "circo de pulgas" (como eu chamo, entretenimento macabro) de "gente de esquerda" indo "debater" com o "Marca de Bicicleta". Aqui o vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=Ld1NHWlFMvk).
Na verdade foram lacrar, se promover (exibicionismo) achando que iriam enquadrar o cara e foram enquadrados, toda "petulância será castigada"... Isso aconteceu porque essa turma se "leva a sério demais", há falta de "malícia", engolem pilha fácil, falta tato pra lidar com mala sem alça e ter noção que isso não é propriamente um "debate".
Eles foram "discutir" com o tal "Marca de Bicicleta" por conta de que esse sujeito tem fama de "estúpido até o talo", se promove por ser o "bobalhão alegria da massa" (tem gosto pra tudo), e que seria fácil transformar o sujeito em "escada" pra dar raquetada de "eu sou gênio demais". Mas foi essa turma à esquerda que virou "escada" do terraplanismo do tal "Marca de Bicicleta".
Esses "debates do mundo Bizarro" só escancarou a falta de politização real que esses canais ou turma que leva o rótulo de "webcomunismo" faz nas redes. Não generalizando, mas... pouca coisa foge a essa linha.
Mas por que se afirma que não existe politização real nisso?
Por um motivo simples: os adeptos, seguidores da "coisa" ("webcomunismo") não convertem o dito "engajamento" que recebem no Youtube em apoio de massas, votos, organização política real etc. É tudo improvisado, pra autopromoção como qualquer "influencer" tosco de Youtube (pelo menos alguns são mais autênticos).
A gente corre o risco de tomar umas "chineladas" de fúria dos "fãs" dessa turma, mas tá ficando ridículo e estamos no tempo das definições. Estamos literalmente numa conflagração global, numa "terceira guerra mundial" (Ucrânia, Gaza, tensões crescentes China x EUA) e essa turma "brincando de revolução" no Youtube iludindo gente tonta que não lê, se informa porcamente (porque se tivessem filtro notariam essas coisas apontadas).
Há quanto anda o mundo:
"Why is Taiwan training for war with China?" (Link1)
"'China is preparing to invade Taiwan' - but there are questions over whether the island is ready" (Link2)
"Preparing for War with China: 35,000 Troops from 19 Countries Gather in Australia" (Link3)
Essa turma não dialoga com os demais espectros do país, com as pessoas em geral, da sociedade. Quando você tenta diálogo com algum (até alguns que "seguem" na surdina, e eu sei, porque já peguei expressão que uso sendo repetida e outras coisas, linhas de pensamento etc, só que uma coisa é repetir, outra é o original dizendo, até agradeço pela "admiração" oculta, mas procurem dialogar, falar com as pessoas em vez de ficar nesse cercadinho de vocês atrás de fama pela fama).
Já houve briga de canal de "mídia progressista" com uns, rotulando quem endossou críticas ao governo como sendo "seguidores" dessas pessoas, algo absurdo, e vou explicar de forma didática pra esses canais de "mídia", e "não espalhem"...: parte do público dos ditos "webcomunistas" votam no Lula... no PT... sabiam disso?... e continuarão votando porque não existe opção real ao PT, à parte todos os defeitos, problemas e falhas do PT etc.
Mas indo ao ponto da crítica, da razão de muita gente estar criticando esse pessoal pralém do que foi dito acima.
Essa turma teve 4 anos (desde 2022, pelo menos) pra organizar alguma sigla decente, mínima, sigla partidária, movimento político etc pra ganhar o povo em 2026, em teoria, e o que fizeram? Nenhum consegue sequer se candidatar a cargo em 2026 de tão "organizados" politicamente que são (desunidos, brigam com os próprios egos, pelo personalismo), a crítica de gogó qualquer pessoa faz (eu mesmo faço, eu não estou atrás de cargo político), a parte dita consciente, politizada da sociedade já faz isso de forma orgânica há décadas, em torno do PT e outras siglas (no passado rolava até no PDT, PSB, mas essas siglas desandaram, o PDT nem se fala, com a figura do Ciranha, vulgo Ciro Gomes, vai de mal a pior, virou um DCE pedante que só fala pra gueto ou serve de linha auxiliar do bolsonarismo, mesmo que tentem rejeitar o rótulo, é a mesma linha pueril do "webcomunismo", muita bravata e nenhuma organização prática chamando o povo pro seu entorno, dialogando).
Quando eu critico essa turma aqui nos posts de que não dialogam, quem está galgando cargo político? A gente ou esse pessoal? Quem tem que "paparicar" quem? Vocês querem voto, apoio e cia só ficando na surdina, pilhando os outros?
O Lula surgiu pro Brasil na segunda metade dos anos 70, em poucos anos já haviam formulado o PT (o PT é um partido mas também um movimento político de renovação da esquerda brasileira que emergia da ditadura militar 1964-1985) em 1980, com antigos quadros de outras siglas de esquerda etc, elegeram deputado em pouco tempo, chegaram à prefeitura de SP capital (maior cidade do país em população) em 1988, o PDT era o rival natural disso, vindo do antigo PTB de Vargas, Jango e cia mas foi ficando pelo caminho, principalmente pelo erro do Brizola em sediar o PDT, ou massificar, apenas no Rio de Janeiro (em declínio, o Rio foi ultrapassado com folga por São Paulo na segunda metade do século XX) em vez de organizar a sigla em São Paulo e cia. Foi essa limitação do PDT que levou à própria derrota do Brizola no pleito de 1989, ao contrário do que boquirrotos na rede ficam vociferando culpando o PT pelos erros do Brizola e da outra sigla, ou simplesmente questão de época (o PT tinha mais capilaridade nacional em movimentos sociais, sindicatos e cia, tinha não, ainda tem, por isso que não "afunda" fácil como alguns acham que vai ruir, em que pese as críticas à sigla).
Pelo visto a leitura que essa "esquerda radical" faz ou tem do PT é só de antipetismo barato, visão rasa, sectária, idealizada, e não me refiro só a esses, é a mesma visão da "turma encantada" no neo-PDT vociferando "caos" em "podcasts" de gosto duvidoso (a maioria, rs), vociferando "vidência", "mãe dinazismo", DCE e cia.
Responsabilizem o Linck por ter começado a rebelião (rs), mas ele só externou o que tá entalado em muita gente.
Entendam uma coisa: tem todo um seguimento social no país, extenso, politizado que não se organiza propriamente por canais de Youtube, "webcomunismo" ou não se vê representado por essas figuras e nem por "mídias progressistas", o que não quer dizer que as pessoas "não existam", não consigam se comunicar, se manifestar etc, e que não costumam ser levados em conta pelas siglas (como o próprio PT), porque no fim de tudo é a gente que decreta os rumos políticos das siglas (o povo também), a tal "massa silenciosa" (e não me refiro ao termo cunhado nos EUA pra "direita", existe esse termo nos EUA pra conservadores, mas o termo foi apropriado aqui pra outra finalidade).
Esses grupos podem negligenciar, fingir que não veem (mas veem) as críicas ditas aqui, por quem pensa similar, as discussões etc, mas é a gente quem bate o martelo no fim, lembrem-se sempre dessa parte. Brigar com a gente, com essa parte nunca foi "boa ideia", fingir que "não existe" também, a gente sabe puxar o tapete de "quem apronta" na hora certa.
E na verdade ninguém puxa tapete algum, só no sentido figurado, vocês se sabotam pelo que listei acima: personalismo, comportamento de patota, sectarismo, egocentrismo, falta de organização política real (que não é fácil, ninguém está alegando isso, mas não se faz só na base do "falatório", do "gogó" e sim chamando o povo pra "junto", que vocês não fazem), a gente só bate o "martelo" decretando o fim.
As discussões sobre número de "likes", número de seguidores e cia dessa turma beiram o ridículo (em sentido político amplo, acho perigosa a alienação, fetiche que essa turma cria sobre Youtube e comunicação na rede), isso é discussão de "influencer" de internet (nem o Felipe Neto trava isso, e até hoje eu não sei nem o que o Felipe Neto pensa, rs, esse negócio de "influencer", como alguém vai influenciar algo sem ideia? Sem articular ideias, discursos? Sem um carisma, articulação?... alguém pode me explicar o fenômeno? A gente quer "aprender"...).
Não entenderam o que eu digo? Eu já coloquei esse link (a matéria do El País) algumas vezes nos posts de Gaza de 2023 pra cá pra explicar que os que influenciam de fato podem não aparecer como "influencers" midiáticos de Youtube. Trago de novo praqui pra ilustrar a questão:
"O fiasco dos ‘influencers’ com hordas de seguidores" "Uma jovem com mais de 2,6 milhões de fãs no Instagram não consegue vender o mínimo de “36 camisetas” que a empresa disposta a fabricar suas peças de roupa exigia"
(https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/14/internacional/1560521995_585998.html)
"Então quer dizer que números não pensam?..." eu não disse isso, o que apontei é que "só números soltos em um canal" não basta pra se exercer "influência política", ter hegemonia política etc. E por vezes isso pode ser ilusório. Prestem atenção ao discurso que é repetido nas ruas, aí vão entender quem está "influenciando" quem na coisa... não só existe "Youtube" pra se comunicar na web. Blogs são espaços de comunicação, sem o peso que tiveram no passado, mas... ainda possuem peso. O "bolsonarismo/olavismo" usa muito o Whatsapp pra "influenciar"... o "bolsonarismo" não têm canais de "mídia reacionária" no formato e proporção dos ditos "progressistas", e como conseguem a projeção?... mas dominam "podcasts", produção cultural e cia...
O que é "influência política"? Como isso se forma? Se cria? Se faz?... e desde quando isso se resume a Youtube?
Mas entendo porque isso (o dito "webcomunismo") adquiriu vulto: tem uma turma aloprada defendendo o governo federal a todo custo nas bolhas, redes, de forma que beira o ridículo (com argumentos infantis, tolos), sectarizando com meio mundo que criou o ambiente propício pra grupos mais "à esquerda" (em discurso apenas, por vezes idílicos) a ganharem vulto ao externarem certo descontentamento popular com o governo federal.
E esse fenômeno não é novo, eu lembro desse comportamento no governo Dilma 2 já, invadiram um post do site do Nassif (eu lia) tentando brigar com quem criticasse a figura do Joaquim Levy (de quem, desse "bolchevique incompreendido dos trópicos", o principal ajudante na queda do governo Dilma, fora os movimentos alheios ao governo). A gente não podia criticar o Levy que vinha uma leva criar atrito, encher o saco, a queda do governo não se deu pelas críticas ao modelo econômico adotado e sim pelo modelo econômico adotado por ela no poder e outros problemas (comunicação, falta de mobilização adequada de rua, ir pra cima pra "brigar" mesmo, defender o cargo a todo custo etc). Como o assunto já é pretérito, passado, a turma que defendia isso de forma acrítica não consegue mais mentir sobre essas coisas.
Os ditos "webcomunistas" poderiam ter pego esse "capital político" que adquiriram e criado uma organização (de verdade, não DCEs de internet), mas nunca vejo essa turma chamar o povo pra junto, não participam dos movimentos de rua das demais siglas "governistas", uma boa parte não vai. O egocentrismo fala mais alto, não possuem um projeto político real exceto conjecturas, falas soltas sobre "revolução" (falar a palavra "revolução" 10 vezes seguidas não vai criar revolução alguma, é só discurso vazio e sectário pra pose, ou esse pessoal acha que só eles acompanham e entendem de política?). Essas posturas conduzem ao vazio e futuramente ao ostracismo (se continuarem nessa toada).
Já vi inúmeros casos do tipo surgir e desaparecer, os comentários acima não são "chute", é baseado no que presenciei, vi ao longo de anos. Quem acompanha política há mais tempo vai poder atestar se isso procede ou não...
Não quero demonizar "debates", tem um que o Breno participou que foi proveitoso (tá em destaque aqui "Jogo dos 200 erros (encontre um...). "Debate" Breno Altman x Olavete: "O nazismo foi de esquerda?" https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/04/jogo-dos-200-erros-encontre-um-deles-debate-breno-altman-x-olavete-o-nazismo-foi-de-esquerda.html). Mas por que uns são proveitosos e a maioria não?... por uma série de motivos, a começar pelo "debatedor", pelo que a pessoa propõe, pela postura etc. O Breno não foi "debater ele" no tal "debate", foi com um propósito claro de rebater inverdades históricas (se preparou), sabe falar, expor o que pensa (é da "old school" política), é articulado, não cai em pilha fácil etc. Tem 'n' motivos na coisa. Quem vai só pensando em "aparecer", sem defender uma causa, questão (os "webcomunistas" são muito "eu" e pouco "causa" apesar de dizerem o oposto), quebra a cara lindamente, apesar de alegarem outra coisa em seus respectivos canais.
Os comentários acima não são pra ninguém específico e sim aos grupos, é uma "crítica grupal", porque o comportamento relatado é coletivo (em comum), apesar do individualismo extremo das pessoas desses grupos, algo incompatível com socialismo e "atuação em grupo" visando algum objetivo político maior soar contraditório, "socialistas individualistas"?... o Brasil é punk demais... tudo é subvertido nesse país...
Fora a falta de entendimento que a própria mudança em torno do PT, pela esqueda, virá do próprio PT (de rachas etc), de algum evento histórico extraordinário etc e não de "aglomerados" a esmo paridos artificialmente via internet. Falta certo entendimento histórico a esse pessoal na questão (já que ficam inebriados vendo os temas de fora do país, mas apresentam falhas grotescas quando tratam dos assuntos internos).
Nem sempre eu tive esse entendimento por estamos mergulhados no processo, mas a coisa vai ficando clara à medida que a opção política real ao PT não existe, só vejo aloprados querendo pegar o protagonismo do PT/Lula com discursos sectários, patotinhas etc (vide o "cirismo", Cirolândia e o "webcomunismo"), fora da realidade etc, sem qualquer organização política real de rua. Os caras podem negar tudo o que foi dito nesse post à vontade, quero ver comprovar por A+B que é mentira.
As pessoas não irão abraçar fantasias, palavras soltas. Esses dias tive que responder um que veio com esse discurso (de anti-política) porque toda vez acham que quando a gente critica algo do governo que a gente automaticamente está "endossando" gente sectária tosca pregando bizarrices, idiotices. Essa gente deveria entender mais o que se passa em vez de vir com "cardápio pronto" pra tudo. Fora que alegam coisas totalmente sem fundamento, a pessoa acusou os governos do PT de ter "desindustrializado as forças armadas" (?), foi no governo Dilma que o "submarino nuclear" brasileiro tomou vulto e outras coisas (os militares do país são mau agradecidos aos governos do PT e só fizeram bost* no poder no desgoverno Bolsonaro e continua adulando os Estados Unidos, o que não interessa ao Brasil).
Se esse tipo de figura quer vir criticar, discutir, beleza, mas não venha mentindo, inventando coisa por sectarismo, ignorância ou estupidez.
E isso não é uma "ode" ao PT ou ao Lula, é apenas a realidade, a situaçao do país, da esquerda brasileira. Acabei nem citando outros grupos de esquerda (paciência). Quer mudar isso? Acumule forças, crie quadros políticos, não reme contra o país, dialogue com as pessoas, crie coletivos, entendam a quadra histórica do país e do mundo etc, em algum momento vocês tomarão o curso do país (mais adiante, quem sabe). Voluntarismo, "clube do eu sozinho de Youtube" não vai mudar coisa alguma.
20 comentários:
Essa "esquerda radical" é cavalo de tróia da direita!
"Essa "esquerda radical" é cavalo de tróia da direita!"
É a famosa "esquerda que a direita gosta"... gosta tanto que sequer batem nessa turma, o alvo da direita olavética brasileira costuma ser o PT mesmo, o Lula e cia, à parte críticas ao governo, o que só mostra ou comprova a irrelevância política dessa turma.
Se é "radical" e não anda incomodando a elite, então tem alguma errada na coisa...
Mas um faz uma afirmação relevante, se são irrelevantes pq são "combatidos" ou se bate nessa turma?
Pq esse pessoal desagrupa, desagrega a esquerda, cria confusão, cria problemas na comunicação do que de fato é relevante ao país (já que dispomos da rede pra comunicação tb e essa turma tenta "pilhar" quem eles não gostam ou "incomodam" mas não circulam em Youtube), tb não possuem ideias claras sobre o país a não ser "mundo idílico", idealização pueril enquanto atacam coisas concretas, que existem (como o governo da Venezuela, o PT aqui no país com 'n' problemas de formação etc).
A forma de "fazer política" dessa turma é equivocada, eles ficam à margem pra posar de "puros", não querem envolvimento direto com apoio a governo pq isso "macula" a imagem de "pureza", de DCE pregando em pedestal.
Só que a dita "mídia progressista" deu voz a vários e "esquecem" disso hoje, só romperam com essa turma (exploravam a imagem) quando veio o portal do Jones, que virou disputa de "nicho de mercado" (de bolhas).
Desses o Jones foi o único que ensaiou ultrapassar as bolhas na questão do BCP e cia, foi relevante nisso, mas jogou o capital político adquirido fora pra voltar pra panaceia de bolha pq talvez não saiba lidar pra algo além disso, não é crítica pessoal pq critico o "bando" pela mesma postura.
Já começa o erro de concepção, fantasia dessa turma reduzir tudo a Youtube, já que eles se importam tanto com o site do Google, deveriam avaliar esse fenômeno aqui (https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2024/03/kefera-diz-que-fama-a-fez-refem-para-expor-tudo-e-hoje-teve-que-aprender-o-direito-a-privacidade.ghtml).
Acho que foi primeiro "boom" do país vindo do Youtube, a adolescente branca classe média desbocada (chamando palavrão) que cativava as pessoas por "chamar palavrão" etc... deixou de ser adolescente, deixou de ser novidade, não é artista, não é música etc, o "fenômeno da novidade" passa vem o ostracismo... essa turma sabe lidar com isso? Eles entendem mesmo a lógica dessas redes?...
(cont.)
(cont.)
A gente acaba se acostumando a lidar com Beatles, Queen etc, que têm relevância artística até hoje, mas o grosso do meio artístico costuma cair no limbo, no esquecimento, no ostracismo, vide o Retiro dos Artistas no Rio... ao menos uma parte consegue os recursos pra manter uma vida digna (fora do país e até aqui dentro), pq o "piolho da fama" é efêmero, passa, e quem não tem cabeça pra lidar com isso, "endoida", pira, alguns até se matam.
Coloquei 'n' pontos no post (e faltou comentar o resto da esquerda, rs), parte desses vai fingir que "não viu" (rs), como se fizessem isso a coisa fosse deixar de "circular" (a gente sempre ironiza isso aqui). Coloquei até a imagem dos "teletubbies" de propósito pq quando começarem a "associar" a imagem à coisa é pq andaram lendo (a gente usa esses truques, armadilhas pra saber se a "mensagem" circulou... é o que "fisga" mais rápido a turma que lê "apressado", rs).
Como se fingissem que "ninguém existe" fosse impedir dos comentários, crítica circular. Não circula na mesma velocidade de um vídeo de 1 milhão de views, mas circula, e por nichos que apontei no post, tem muita gente que pensa parecido no país e não se vê representado nessas mídias, nesses grupos, talvez pq até nem precise, de certa forma o PT ainda representa vastos setores do país (o PT visto como um "movimento político mais amplo" e não apenas sigla), então o que anda faltando é algum político que capte certas insatisfações e represente, o Lindberg Faria se aproxima mais da linha daqui, só pra citar um exemplo. Então o povo deposita as fichas no político pra representar, se o cara vai atuar à altura é outra história ou entender que está sendo creditado por muitos.
Pq nem todo mundo tem toque narcisista pra ficar com exibicionismo em Youtube, tirando a questão da turma que usa aquele meio como meio jornalístico (o site do Breno) e outros que usam como plataforma pra repassar conhecimento (uma minoria) etc, pra não fazer generalização.
Mas o grosso da "produção cultural" e "programação" exibido no Youtube brasileiro é tenebroso, os podcasts então... aparece gente falando de ET, gente negando ida do homem à lua (rs), não sei o que lá "sensitiva", circo de pulgas medonho, "mondo cane". É um "Programa do Ratinho" ampliado, thrash "cultural" pra todo mundo, como chamam na Espanha, "telebasura" ("basura" é lixo em espanhol, colocar o verbete em espanhol pq o verbete em português é complicado, como sempre https://es.wikipedia.org/wiki/Telebasura", "telebasura para todos", rs.
Não gosto do Haddad, da ala liberal do PT, ao contrário do que a turma do "governismo" quer empurrar goela abaixo de todo mundo (desistam e desencanem disso), mas não sou "webcomunista", essa turma não "faz a cabeça" de muitos (não são eles que conduzem muita gente na população, e coloca a coisa na casa do milhão ou mais, que não se agrupam em um canal, um meio, por isso se tem a impressão que essa "maioria silenciosa" não existe e existe..., não confundir com esse termo usado nos EUA, que é pra reaças, eleitores de Nixon, eu me "apropriei", peguei "emprestado" redefinindo o termo, há muito tempo, essas "maiorias silenciosas" existem, vamos colocar assim que melhora e não costumam ser respeitadas, levadas em contas em canais de mídia).
Eu iria deixar pra fazer esse questionamento dessa turma lá pro fim do ano, ou 2026, mas Laranjão, "trumpete" antecipou o quadro... de que em algum momento iriam precisar moderar o tom e encarar o fato de que só existe o Lula como opção real, dada pra 2026 e que se precisa discutir a eleição de uma maioria pro congresso nacional (senado, deputados etc).
Mas como notei que há uma agenda marota, calculada por trás, perdi a paciência. Principalmente pela entrada desse ICL no campo... que não cheira bem (muita gente já notou eu mesmo fui alertado) em torno dessa turma. Não é crime uma mídia ter lado, ter posicionamento mas deveria fazer isso de forma clara, sem subterfúgio. Fazer uso disso pra criticar governo sem assumir é ridículo. Nem todo mundo é trouxa ou idiota nesse país.
Levam "sionista moderado" pra discutir genocídio, depois dão uma "colher de chá" (um espacinho) pro Breno pra posarem de "isentos", pra cima de mim não. Como sempre coloco por aqui, eu vejo muita mídia de fora, alternativa e cia (que tem audiência nos países, peso) e ninguém age desse jeito fora, pelo menos a maioria não faz isso.
Esses canais "webcom" estão criando legiões de teletubbies de rede, que não leem, ficam atrás de "gurus", e isso não é politizar o povo, ajudar o povo a adquirir senso crítico, refletir etc. O ato de refletir, filtrar é mais relevante que essa turma mais nova ficar só "consumindo" vídeo "descoladão" de Youtube. Refletir é uma arte, que o povo deve dominar (ou deveria dominar) pra não virar massa de manobra acrítica de "chuva de conteudismo" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ensino_conteudista).
O Brasil é o "paraíso do conteudismo" por isso que é essa deformação de ensino eterna.
https://www.youtube.com/watch?v=9lr9-3b14lM O Pix sendo elogiado no exterior !
"https://www.youtube.com/watch?v=9lr9-3b14lM O Pix sendo elogiado no exterior !"
Como comentei acima ou no post, nem fico de "patrulha" sobre esse pessoal, mas me incomoda como essa gente cria "mentalidade de manada", comportamento de patota e cia prum público que eles sabem que é vulnerável, molecada de hoje em dia não lê nada acompanhando essas rinhas ridículas (entretenimento mesmo, maioria entretenimento de baixo nível, circo de pulgas) de canais, achando que vão silenciar A ou B, pra cima de alguns isso jamais vai se criar.
Esse pessoal quer fazer "revolução" falando pra gueto? A base de autopromoção? Tá feia a coisa. Um Prestes jamais se comportaria (não se comportava) dessa forma...
O caso do Pix tá dentro do ataque imperial dos EUA, pq o Pix "passa por cima" dos cartões de crédito controlados pelos EUA, pelo financismo norte-americano.
O que me preocupa é que o atual governo ainda não tomou medidas mais bruscas pra se proteger de ataques achando que Trump vai ficar nesse ataque superficial (esse "tarifaço" dele foi superficial ainda) ignorando as vulnerabilidades do país, na parte tecnológica, de informática, dessas Big Techs imundas e cia (a dependência disso). O Brasil já deveria estar discutindo um plano de transição pra uso de outras tecnologias, como não dá pra desenvolver tudo em tempo recorde, é melhor ter laços com a China, com os países do BRICS, que respeitam o desenvolvimento do país, do que com o cancro do Norte que sempre sabotou o Brasil e sempre sabotará, não haverá desenvolvimento no Brasil se depender do governo norte-americano.
Acho até engraçado quando vem "gente fofucha" nas bolhas de Youtube falar de "nacionalismo" (qual deles?) e cia sem romper com os EUA, o rompimento não precisa ser declarado, mas o Brasil não pode depender dos Estados Unidos, de um país agressivo, imperialista que não respeita soberania de ninguém.
Tem uma "patota ilustrada" que malha o BRICS, China e cia, o projeto desse pessoal beira o conto de fadas tb de jardim de infância, parece um "webcomunismo" de sinal trocado, "webcomunismo Golbery", hahahaha.
A "Trumpland" é incapaz de criar um Pix local... WTF? WTH, bro?
"A "Trumpland" é incapaz de criar um Pix local... WTF? WTH, bro?"
Até tem como criar, ou no caso, copiar... o problema é que se os Estados Unidos fizerem isso liquidam o poder financeiro das operadoras de cartão de crédito e o lucro que têm com isso... é essa a razão da fúria do Laranjão com o Pix, ele teme que a ideia de Pix se espalhe e os países se livrem dos cartões de crédito (das bandeiras Visa, Mastercard e cia, todos "made in USA").
Por isso que circulam ideias de privatização do Pix, por essa direita ordinária que emergiu no país. Sabotagem com o país (é só o que sabem fazer).
Mas como o post tem a ver, e não é que estourou hoje o que eu apontei sobre "liberdade de expressão" com essas Big Techs dos EUA (tem comentários disso em vários posts de Gaza, depois localizo algum e coloco o link aqui), em crítica que fiz a comentários do Breno endossando a turma do PCO e cia sobre isso... da ingenuidade dessa turma de acreditar que existe "liberdade de expressão" em corporação privada Big Tech dos EUA.
O Meta do Zuckeberg apagou os perfis do Jones, pq mesmo que não seja um incômodo pragora, essas empresas querem manter o ambiente controlado nas bolhas, mesmo com a atitude isolacionista, de bolha desse pessoal do "webcomunismo".
Os caras acreditarem que vão fazer mudança brusca no Brasil usando Facebook, Instagram, Youtube é delírio puro. Veja o nível de fragilidade que essa turma se encontra, basta alguém nessas empresas cismar com algo que vai lá e "liquida tudo", com um clique e fica por isso.
"Mas que o cara consegue reaver na justiça", pode até restabelecer mas não vai conseguir o mesmo alcance, os números que tinha. Fora que existe outros meios mais sutis de controle como o "shadowban" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/06/ja-ouviu-falar-em-shadowban-o-grande-irmao-google-e-a-ilusao-de-alguns-grupos-com-liberdade-de-expressao-via-big-techs-dos-eua.html), que é bem mais eficiente.
Pois bem, nesse post do link tem essa questão que citei ou cito há muito tempo.
Acho curioso como essa turma (que eu sei que lê isso aqui) nunca leva nada a sério, torcem o nariz, aí quando rola a cacetada, "aquele cara chato já havia avisado, ui!", rs.
E isso não é "profecia de mãe Dinah"... é que apesar de não sermos partes de certas "patotas", a gente entende como funciona essa rede há muito tempo.
É bizarro o Brasil depender do Google (Youtube) pra ter "comunicação", já que o lixo da Globo, SBT e cia não cumprem a função a qual supostamente são destinadas (informar decentemente a população) e o país não tem uma grande mídia de massa, pública, pra comunicar a população, uma TV Pública decente etc.
E tb comentei sobre o "apagão" que o Google afirma ter feito limando 11 mil canais "pró-Rússia e China" do Youtube... (não refiz o texto, que não ficou bom, mas tudo bem, serve pra registro https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/07/a-guerra-dos-eua-contra-china-e-o-brics-se-aprofunda-o-youtube-google-entrou-de-vez-de-novo-no-conflito-censurando.html).
Se o Google, dono do Youtube, identificar canal A, B ou C como sendo "pró-Rússia", pró-China e cia, já sabem... basta só um clique dentro dessas empresas e "tchau" canal e cia. E isso não está sendo feito via denúncia, é a política de guerra trumpista se alastrando pra essas plataformas.
Essa turma não tagarela que o mundo "multipolar" vai salvar todo mundo? Bem-vindos a esse "mundo multipolar" instável, com genocídio e cheio de guerras. É surreal o nível de alienação de certas bolhas (mesmo as ditas de "esquerda" ou principalmente essas).
Ainda bem que a gente ainda "pode" expressar alguma coisa aqui, pq dá vontade de fazer como em 2015, se afastar e deixar o "pau quebrar" até alguém se cansar, jogar a toalha.
"Até tem como criar, ou no caso, copiar... o problema é que se os Estados Unidos fizerem isso liquidam o poder financeiro das operadoras de cartão de crédito e o lucro que têm com isso... é essa a razão da fúria do Laranjão com o Pix, ele teme que a ideia de Pix se espalhe e os países se livrem dos cartões de crédito (das bandeiras Visa, Mastercard e cia, todos "made in USA")."
Sim... imagino que será uma revolução... que derrubará a tirania do cartão de crédito.
Imagina se os estadunidenses souberem do Pix e adorarem... já era pro Big Orange.
"Por isso que circulam ideias de privatização do Pix, por essa direita ordinária que emergiu no país. Sabotagem com o país (é só o que sabem fazer).""
Tomara que essa direita se queime de vez..... aqui
"Essa turma não tagarela que o mundo "multipolar" vai salvar todo mundo? Bem-vindos a esse "mundo multipolar" instável, com genocídio e cheio de guerras. É surreal o nível de alienação de certas bolhas (mesmo as ditas de "esquerda" ou principalmente essas).
Ainda bem que a gente ainda "pode" expressar alguma coisa aqui, pq dá vontade de fazer como em 2015, se afastar e deixar o "pau quebrar" até alguém se cansar, jogar a toalha."
Quando o mundo multipolar aparecer de verdade, eles terão direito de dizer isso... mas.... porém....
"Sim... imagino que será uma revolução... que derrubará a tirania do cartão de crédito.
Imagina se os estadunidenses souberem do Pix e adorarem... já era pro Big Orange."
O Estado ianque está atacando o Pix justamente pra proteger as entidades financeiras deles que vivem do lucro dos cartões... das taxas... se os norte-americanos soubessem sobre o Pix de fato provocaria uma rebelião interna por lá... mas são muito desinformados sobre o Brasil.
"Por isso que circulam ideias de privatização do Pix, por essa direita ordinária que emergiu no país. Sabotagem com o país (é só o que sabem fazer).""
"Tomara que essa direita se queime de vez..... aqui"
Cedo ou tarde isso acontecerá... o problema é justamente esse... até lá... a gente tem que segurar a "onda", os ataques dessa escória.
Que é justamente um dos pontos centrais da debilidade do dito "webcomunismo", essa turma patrulha muito mais o governo Lula (que tem 'n' limitações, e muitas vêm do próprio PT ou do desmonte que houve dos movimentos sociais no país) e trata o possível retorno dessa extrema-direita ao poder como "mais do mesmo"... e não é. É uma atitude irresponsável dessa turma levar a questão por esse prisma. Mas estão tão inebriados no próprio ego que não conseguem enxergar coisas óbvias. Fora alguns ainda estarem "debatendo" Ciro Gomes... em geral sempre coisa vinda de gente do Sul-Sudeste. Quero ver como vão discutir o "Ciro tucano (de novo) no PSDB", rs.
É uma turma que cresceu com o PT no poder, não possuem uma memória sólida do Brasil pré-2003, por mais que tentem ler algo aqui e ali...
Eu vou fazer post sobre isso, não sei se foi nesse que comentei sobre a ausência de livros sobre o fim da ditadura, governo Sarney, Collor, FHC e cia, acho que foi, vou até colocar isso no post (do mesmo jeito), a ausência de memória do país sobre esse período da redemocratização (fora o desconhecimento geopolítico, pq recaem no "conteudismo" que critiquei, muita citação sem entender de fato o que acontece... sem entender pq aconteceu "processo x daquele jeito"... e como isso afetou as coisas... o cara memoriza ou cita determinado "fato" descolado do resto, não sabe ligar os pontos...).
Pela forma como essa turma discute as coisas, eles realmente não têm memória do "Sudão do Sul" que era o Brasil deixado pela ditadura (por isso que o povão nunca defendeu a mesma, a alta concentração de renda, miséria etc, os indicadores negativos que perduram até hoje, faziam infra-estrutura pra enriquecer meia dúzia, se a dita ditadura tivesse operado noutro "molde", mais social, seria difícil daquilo cair... por isso que nunca foi "revolução" como ficam pregando milicos reaças chamando 1964 de "revolução"..., a ditadura foi uma contenção do trabalhismo da época, que está morto, o PDT atual do cirismo é uma piada política).
"Quando o mundo multipolar aparecer de verdade, eles terão direito de dizer isso... mas.... porém...."
Em parte já estamos mergulhados nisso, do mundo em vários polos... só que isso não se transforma em "paraíso na terra" como alguns pregam... até a coisa se estabilizar e os EUA perderem força, é o caos que estamos vendo: guerra, genocídio, fome, aumento da miséria, golpes de estado etc (o que já rolava antes, mas numa escala maior).
Principal erro da turma que contempla isso de forma acrítica é achar que uma "ordem multipolar" vai gerar "pacificação automática" do mundo... eu queria realmente entender como esse pessoal mergulha ou cria essas crenças esdrúxulas.
Só pra deixar registrado, pq não sei se foi coincidência... rs. Tem canal crítico ao webcomunismo/webcomunistas no Youtube, "como vc sabe disso?"... tem uma coisa chamada "algoritmo" (Google, FB) que é "cagueta", qualquer tema relacionado, com conteúdo parecido o Youtube (Google) chega e "sugere" pra ver... é assim que a gente fica sabendo de "copy and paste" e outras coisas... (o povo quer brigar até com o Google nisso, hahahaha).
Em uma Live alguém citou o que eu apontei aqui no post acho que sobre eleições em Pernambuco (com Campos na frente, nas pesquisas, tá no post) e acho que citei o Jones, não foi no post do webcomunismo (tou até me "perdendo") e sim no Post 22 de Gaza (só colocarem pela palavra "governador", pesquisa que acha https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/07/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios-parte-22.html).
Basicamente sobre questão de "canal de Youtube" x realidade... peguei um exemplo que conheço (pq estou inserido no contexto do estado), mas poderia pegar São Paulo e o Ian... ou Minas, RS com o H. Matos etc.
A situação é a mesma, bolha ilustrada de Youtube, gueto "político" (me refiro mais ao público dessa turma) que não lê, sem profundidade política, com cabeças fechadas etc, fermentando uma "revolução" sem lastro, sem adesão de militares, movimento político, partido de massas etc e a realidade (com o PT e todas as limitações da sigla, é até assunto prum post 2, e já apontei nesse post que não concordo com toda defesa que fazem do Haddad e cia, mas citando o canal crítico ao pessoal do webcomunismo, várias colocações do Adriano, deve ser o dono do canal, estão bem elaboradas).
Essa turma em vez de responder, abrir o debate (não gostam de debate?... ou só querem debater com idiotas como o Monark? daí a alegoria que usei de "teletubbies", assim é "bom discutir"... pra posar de "sabido", "de esperto", e parece que é só esse o intento dessa turma, parecer "sabido", autoafirmação, questão política fica em segundo plano, quando fica).
Que só discutem com "quem tem mais views" (rs), eu discuto com o mundo real, eu pego votos no mundo real, mesmo em escala reduzida a gente pega mais votos que essa turma inteira com "milhares de inscritos". E por aqui tb, a linguagem adotada é sempre a de discussão com o mundo real e não discutir devaneios, "fantasias"... "idealização de uma realidade imaginária, paraíso futuro na terra" sem nunca apontar caminhos, são do "contra pelo contra".
(cont.)
(cont.)
Já apontei que esse pessoal é um pessoal que cresceu com o PT no poder... o que cria uma noção distorcida do país... a gente que pegou o Brasil de FHC e cia tem uma noção do que o Brasil era até 2002 (um Sudão do Sul dos trópicos, sem exagero algum).
Houve sim transformação da realidade com o PT no poder, não na proporção que eu gostaria ou queria (sempre aponto as falhas na questão da Defesa, reforma institucional do país contra ingerência externa, e isso não é "coisa revolucionária" como essa turma descolada prega), o país atual perto do que era em 2002 é algo à parte, não é um país ideal, bom, pq o país foi detonado em junho de 2013 (com ajuda dessa turma tb e da extrema-direita made in USA e "made milicos"...), mas pra alguém propor revolução, mudança radical tem que apontar caminhos, coisa concreta e não abstrações (já que gostaram do termo, usei pela primeira vez na timeline de gente conhecida que era bem lida pela "turma cirista", o termo Mãe Dinah tb foi usado lá há uns 5, 6 anos atrás, rs, só pra uma pessoa, pelo visto essa turma da "mídia progressista" interpreta errado de longa data, nem entendem o sentido que a gente usa os termos).
O dito "webcomunismo" deveria parar de simplesmente ignorar o canal do Adriano (vou colocar link aqui https://www.youtube.com/watch?v=nlf03wPGyBA), os argumentos sobre essa "pregação pro vento" que fazem e discutir a sério. Não gostam de discutir com "Monark" e aloprados de direita? Ou só sabem discutir com gente tosca? ou com gente dizendo "amém" pra tudo?...
Aí querem fazer "revolução" sem embate político real? Queria entender essas "noções revolucionárias" (conteúdo irônico), rs.
Canal do Adriano apareceu pra mim por sugestão do Youtube (Google) na smartv, por conta do algoritmo, do tema. Pro pessoal que fica com "sentido conspiracionista", não é conspiracionismo, a engenharia/TI do Google bota no rab* de vocês mesmo (dessa forma mesmo). "Resistir é inútil", rs.
P.S. "usei palavras xulas"... tem turma que se dói... e a gente era criticado antes por ter linguagem "acadêmica" demais (2010, 2014...), não vai agradar todo mundo nunca...
Até o Breno acordou pra realidade... (rs), o post (https://www.facebook.com/breno.altman/posts/pfbid0tSgwRL1UQeDF46FodGRWCScVrpk5BsL7x83642VYVwBt78p2BbxTwcnbVvWk88GLl).
"Um problema para a esquerda é que historicamente grandes lideranças só se forjam na luta de classes, não em eleições ou redes sociais. Prestes foi quem foi pela coluna que leva seu nome. Brizola, pela Campanha da Legalidade. Lula, pelas grandes greves operárias. Fora das lutas é bolha de sabão". (ALTMAN, Breno), rs.
Eu só discordo de que só surgem lideranças somente nesses processos, as grandes pode ser que sim, só apareçam em grandes embates mesmo, mas aparecem sim lideranças aqui e ali, identificar é que "são elas" (o tempo aponta ou a "necessidade" forja a coisa).
E o Brizola já havia sido governador do RS e feito governo excepcional, como Arraes não foi citado (os milicos de 1964 vieram depor Arraes assim que tomaram o controle federal, cercando o Palácio do Campo das Princesas, se a memória não trair, eu já vi imagens disso, havia no Youtube e tiraram).
Mas canal de Youtube falando groselha encantada pra bolhas, idealização vazia, pueril etc não forja liderança alguma, só entretenimento, conto de fadas... a gente aponta pro problema há muito tempo e não levavam o que a gente dizia a sério... a gravidade do momento (o Brasil sendo atacado por Trump/EUA) parece que está fazendo "milagres", abrindo os olhos de muita gente... (finalmente). Acordando pra realidade, que é feia, mas tem que ser enfrentada e não ficar em rota de fuga cômoda com parte dessa turma posando de "revolucionário" fica. Assim é fácil ser "revolucionário" de DCE ("poser" https://pt.wikipedia.org/wiki/Poser).
E cuidado com a questão, Roberto Freire e cia já foram do "Partidão"... rs. Veja o que viraram, ou o Magnoli (o webcomunista anos 70, sem nem a web existir, hahahaha
https://www.youtube.com/watch?v=yRrPGLmXRyU).
hahahaha
Reinaldo Azevedo, Magnoli e cia eram todos "radicais" nos anos 70, 80... o histórico é longo dessas "excentricidades" no país.
Acho que apontei isso no post em questão, se não apontei vai aqui, que movimentos outros políticos com força, relevância costumam sair dessas próprias siglas, dissidência, rupturas ou em momentos extremos quando o imperialismo ou momentos de crise extrema do país forjam figuras do tipo. O resto é enganação, alopração.
E o que comentei pro Breno, pq se lida com isso aqui, a gente lida com a "parte cultural", da educação... da formação do povo... acho que isso foi atingido por aqui mesmo com os recursos parcos e em outros canais, sites etc, e é algo que passa batido (sempre passou) das bolhas ilustradas falando pra patotas, guetos. O que é engraçado, pq esse pessoal lê direto os comentários, mesmo no Facebook (é que eu bani muita gente, pra mais de 250 pessoas, sou meio temperamental, rs, quando fico de saco cheio, tinha/tem muito leva-e-traz naquela outra rede e sei quem são...).
Antes que eu esqueça, colocar até aqui pra me lembrar, vou comentar um vídeo do prof. Chico Teixeira ao Brasil de Fato (acho que foi, mas não estou achando o vídeo), se eu achar o vídeo, vi pela smartv e era vídeo recente (aparentemente), sobre fascismo, extrema-direita etc. Se alguém conseguir localizar o vídeo e colocar aqui (ou mandar pro email brasil.doc@gmail.com) eu agradeço.
"Ah, e como era o Brasilzão de antigamente", do pós-ditadura etc... deve ter mais vídeos mostrando a miséria do país (o PT é de uma incompetência monumental pra fazer documentários... com tanta coisa pra resgatar, o post tb sobre a bibliografia de 1980 do país, pra lembrar depois, é que não quero tirar do topo o post de Gaza), e tem história nesse clipe... comentarei no post Parte 02 desse aqui.
Acho que o vídeo é de 1985, 1986 por aí, "Alagados", Paralamas do Sucesso/Gilberto Gil (sim, a segunda voa de fundo é de Gilberto Gil), olha só que linda a Favela da Maré (Rio de Janeiro) anos 80... povo tomando banho em esgoto, a zona, que maravilha da miséria... o grosso do país vivia nessas condições. Os webcoxinhas, ops, comunistas parecem ignorar esse "Brasilzão de meu deus" dos anos 90/80 pra trás... o "miserê" dessas terras extraídas pelos norte-americanos e imperialismo europeu...
Clipe com as imagens, Brasil anos 80, o "Sudão do Sul" das Américas... com Rock'n'Rio pra "rapeize" e miséria extrema pro povo (https://www.youtube.com/watch?v=o7N76QdXc6E).
Aí vem gente louvando a ditadura, Geisel, Golbery... o nível de ignorância no país está em níveis estratosféricos...
"Acho que o vídeo é de 1985, 1986 por aí, "Alagados", Paralamas do Sucesso/Gilberto Gil (sim, a segunda voa de fundo é de Gilberto Gil), olha só que linda a Favela da Maré (Rio de Janeiro) anos 80... povo tomando banho em esgoto, a zona, que maravilha da miséria... o grosso do país vivia nessas condições. Os webcoxinhas, ops, comunistas parecem ignorar esse "Brasilzão de meu deus" dos anos 90/80 pra trás... o "miserê" dessas terras extraídas pelos norte-americanos e imperialismo europeu..."
Sim... e tem babaca obcecado com Cuba e Venezuela... não quer ver o problema daqui.
"Sim... e tem babaca obcecado com Cuba e Venezuela... não quer ver o problema daqui."
E depois tem maluco do Cáucaso querendo nos rotular de "extremistas" e outro bando chamando por "torcida", rs.
A gente tenta trazer um "pouco de luz" pras trevas que vive o Brasil na parte de comunicação e ainda vê essa dita "mídia progressista" dar espaço pra sandice atrás de "like" e view de Youtube.
Aí vem a crítica ao PT, a sigla é negligente com o problema por não cobrar mudança de postura dessas mídias. Deram espaço até onde puderam pra esse tipo de sandice pq "dava audiência", pra entretenimento na pandemia e cia, taí o resultado.
Que do ponto de vista prático é "mais do mesmo", se a gente pegar de junho de 2013 pra cá, qual organização política, movimento essa turma "radical" criou?... Aparecer em Youtube não é movimento político, e tampouco influencia como acham que "influencia"...
Há tb um ranço com a história do país, essa turma fala em "revolução"... cadê a citação as revoluções do país?... a Insurreição (a primeira das Américas)?... falam de Fanon e Frei Caneca é um "ser inexistente"... é algo completamente bizarro. Como se o Brasil não tivesse feito mudança alguma apesar de não ter havido a mudança satisfatória, de independência de fato.
Mas o país é grande territorialmente... no primeiro sinal de fraqueza dos EUA novamente a gente dará passos largos adiante... é que essa turma é "agoniada", precipitada... não sabem ter cautela, calma, sangue frio pra "dar o bote" (no inimigo externo), fazem uma leitura totalmente esdrúxula do cenário mundial (e como o Brasil se insere nisso), que a mudança aqui costuma acontecer de fora pra dentro e não de dentro pra fora, mesmo que detestem isso, pelo menos por conta da mudança do eixo político do país do "Nordeste" (Salvador/Recife e interior de Minas) pro atual no Sudeste...
Postar um comentário