domingo, 5 de outubro de 2025

A famosa foto de Mauthausen (campo de concentração), prometida, da luta por um miolo de pão até a morte

Eu tinha essa foto separada há anos pra publicar e sempre deixava de lado, e por um tempo eu "perdi" os links e o "mote" pra publicar, porque em parte a foto ficou arquivada em site problemático (que implicou com o pessoal do Holocaust Controversies) e andou "sumindo" em um site austríaco sobre nazismo, a gente tenta resgatar o arquivo por um site que arquiva "sites" na web mas removeram tudo do site que hospedava, a gente encontrava em uns 3 sites pela web, não é fácil localizar a foto (a gente acha pelo mecanismo de "reconhecimento facial" do Google, mas pode usar outro site de busca que tenha a ferramenta).

A imagem em questão é de uma luta de prisioneiros, provavelmente espanhóis (republicanos, o "generalíssismo" Francisco Franco, o 'galego', despachou muitos republicanos espanhóis pros nazis "tratarem"... e havia um monte deles em Mauthausen-Gusen), brigando por um milo de pão ou pão jogado pra divertir o guarda nazista do campo pra brigarem (com fome) até a morte ou algum sequelar grave o outro pra pegar a comida.

"In the Mauthausen Krankenlager, the camp for the sick, hungry inmates fight for a slice of bread" ("No campo de Mauthausen, o campo para os doentes, famintos lutam por uma fatia de pão")

'''' "Mas eu não faria isso com fome, minha moral impede"... até a pessoa passar 'fome de fato'... aí brota o "teste de moral" pra maioria ou o "instinto de sobrevivência"... é cheio de "herói de guerra" e "Rambo" na rede, até o aperto de verdade bater, e nem tanto aperto assim (se desmontam rápido), principalmente essa turma atual que parece "porcelana", que qualquer crítica se derretem e se espatifam rapidinho...

Lembra alguma cena atual na Palestina? do povo com fome sendo alvejado pra diversão/sadismo de gente ligada a um certo país do "Oriente"?... por isso que achei estranho removerem essa foto do site austríaco... tem muita gente não querendo discutir nazismo e genocídio de uns tempos pra cá, pra evitar certas comparações nos métodos...

Eu subi um recorte da foto praqui, depois coloco a fonte. Caso a turma do "copy and paste" resolva aprontar, fica o aviso, vou colar o link de onde repetiram isso sem citar fonte (que leram aqui primeiro), pra quiser passar vergonha, vamos "brincar" de "linha dura" agora. Adoro quando vejo gente repetindo essas coisas como se tivessem pesquisado pra fazer "pose" pro gado público de certas mídias (tem gado pra todo gosto), principalmente em temática de segunda guerra.

Muita gente se pergunta por que fazem isso? Eu tenho hipóteses, mais de uma, mas deixa eu ficar quieto dessa vez (por enquanto), rs. O fato é que a gente perde o respeito por essa turma, eu já perdi.

Mas voltando ao tema, que é o que de fato importa, eu sempre criticava os "revis" (negacionistas do Holocausto) e similares que vinham com a ladainha de que tudo é "instrumentalizado" por Israel em relação ao genocídio da 2aGM e nazismo... nem tudo, e eu apontava lá pelos idos de 2008 ou antes que ainda iriam usar a questão dos nazistas pra fazer comparação com a política israelense... façam as contas... 17 anos atrás ou mais isso foi dito. "Profecia cumprida" (que nem profecia foi ou é, e levaram 17 anos pra coisa tomar "vulto" maior).

Por isso que me "divirto" com as "Mães Dinah" de canais aqui no país fazendo "profecia"... porque isso não é "profecia", adivinhação, é uma afirmação lógica em cima de uma base histórica, "adivinhação", "profecia" a gente deixa pra "videntes", porque é "pseudociência", tolice, rebaixamento de discussão política e histórica. Tem quem goste, "boa sorte", mas nunca foi o foco dessa "praia" aqui (ou dessa "praça"), pra "demarcar o terreno" (de novo). Eu sou pró-ciência, odeio crendice, superstição, discurso em "tom profético" e cia. Nada pessoal, mas eu e muita gente não gostamos disso, e parece que estamos "subrepresentados" atualmente no Brasil e em parte do mundo... uma hora esse "jogo" muda de novo...

11 comentários:

stéphano bahia disse...

Lembremos também dos horrores de Jasenovac também.

Roberto Lucena disse...

"Lembremos também dos horrores de Jasenovac também."

Tem post sobre Jasenovac e a Ustasha (https://holocausto-doc.blogspot.com/search?q=jasenovac).

Só que o destaque pra foto é sobre a situação de Gaza... sobre isso aqui:

"Soldados israelenses assassinam palestinos que buscavam comida em Gaza" (https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2025-07/soldados-israelenses-assassinam-palestinos-que-buscavam-comida-em-gaza).

A imagem é sobre o sadismo no nazismo... que remete ao sadismo israelense atirando em palestinos famintos. O que Israel está fazendo é inadmissível, inaceitável e no fundo eles sabem disso ou deveriam saber.

Quando comentei em 2008 (acho que citei isso no post de Gaza último) criticando certa afirmação de "revis" sobre uso do genocídio da 2aGM pra blindagem israelense, que isso um dia iria servir de crítica política, moral etc sobre a política israelenses com palestinos... desde 2023 com a ofensiva genocida de Israel em Gaza que a questão do mau uso (ou abuso, como o Finkelstein chama https://acontradicao.pt/?p=219) pra blindagem de Israel em cima do genocídio da 2aGM caiu por terra, ruiu, e já era tempo.

Acho até que um país que comete genocídio via TV pro mundo todo ver não tem a mínima condição de ter museu de memória de genocídio da 2aGM e cia. Em algum momento começarão a discutir esses pontos.

Roberto Lucena disse...

Por sinal, daqui pra frente se quiserem dar atenção à segunda guerra de novo vão ter que pesquisar sobre a matança em outros frontes.

A Rússia vacila muito ao ficar enchendo linguiça com certos canais em vez de lançar livros de historiadores russos sobre 2aGM em outros idiomas. Mesmo que a comunicação rápida tenha efeito, a mudança de percepção de um país só vem documentada, por livros. Por que os EUA têm pilhas e pilhas de lançamentos disso nas livrarias do país e do mundo?...

O mesmo vale pra China, cadê os títulos traduzidos de historiadores chineses sobre a 2aGM no Pacífico?... e não vale alegar falta de estrutura e dinheiro com a China...

stéphano bahia disse...

E o pior... sionistas justificando as atrocidades que você citou alegando que são terroristas! Pois bem, o Adolf dizia o mesmo do gueto de Varsóvia.

Roberto Lucena disse...

"E o pior... sionistas justificando as atrocidades que você citou alegando que são terroristas! Pois bem, o Adolf dizia o mesmo do gueto de Varsóvia."

Sim, quem se levantava contra o nazismo era rotulado de terrorista e cia pelos nazis, fascistas e afins... por isso que essa pecha, rótulo de "terrorista" é usado "conforme o freguês", é no fundo oca, requer interpretação, fora definirem o que é terrorismo (ação militar pra causar pânico, pavor em um grupo/população), nessa linha o que Israel faz em Gaza e cia é terrorismo (chamam de "terrorismo de estado", pessoal adora dourar os termos, mas é terrorismo como estratégia de terror/pânico), e um Estado tem muito mais força que uma guerrilha em guerra assimétrica, redundante dizer isso mas pruma turma (meio "lerda") a gente precisa sempre dizer o óbvio sempre.

O J. Wagner (vc colocou o link no post de Gaza) veio hoje com a fala dele de exterminar o Hamas... é esse tipo de "pacifismo" que uma turma em cima do muro da "esquerda fofa" defende? Em nome do quê? Fora o que já comentei no outro post de que esse pessoal viaja, sai pela tangente discutindo esses conflitos sem procurar entender o que se passa (o histórico), tem gente que ainda tá na retórica Netanyahu x Hamas que o dito "sionismo moderado" (que de moderado não tem muita coisa) costuma se agarrar. A discussão completa tá no post de Gaza (https://www.blogger.com/comment/fullpage/post/936216226993954018/7637370846806540194) e o vídeo.

Se parte desses houvesse nascido na Alemanha nazista iriam endossar Hitler sem pensar duas vezes, com discurso "do bem" e idiotices do tipo.

stéphano bahia disse...

Wagner... com certeza estaria erguendo o braço em 45 graus se vivesse na época....
o termo terrorismo tá mal usado... virou um rótulo.. e ponto final...
Partindo dessa lógica... Jean Moulin era terrorista.

Roberto Lucena disse...

"Wagner... com certeza estaria erguendo o braço em 45 graus se vivesse na época....
o termo terrorismo tá mal usado... virou um rótulo.. e ponto final...
Partindo dessa lógica... Jean Moulin era terrorista."


Certamente sim, pra ser bitolado desse jeito pelo sionismo (ideologia), se tivesse nascido na Alemanha nazi teria aderido facilmente à coisa, milhões de alemães aderiram... o mais grave é que isso era "novidade" na época, em 2025 o cara não pode nem alegar que não sabe do que se trata...

"Terrorismo/terrorista" do jeito que usam é pra rotular inimigos, até pq se uma parte quiser distinguir esses grupos de insurgência, Hamas/Hezbollah/Hutis e cia têm sempre caráter nacional, de defesa, de insurreição, de movimento de libertação nacional, bandoleiros como o HTS, Al Qaeda e cia agem por ser mercenários, não possuem "bandeiras de países", causas de países...

Será que vão copiar isso tb pra falar nesses canais aqui do país? rs. :-D

Mas voltando ao assunto, o que me assusta é o despreparo do povo em geral pra discutir essas questões, por isso que ficam bitolados em trololós de internet.

Esses podcasts, com exceção quando ainda levam o Breno pra discutir, é uma tosquice desinformativa fora do comum sobre esses assuntos, as ditas "mídias progressistas" vão a reboque (ficaram datadas, envelheceram mal). Ia até postar matéria sobre o povo largando as redes (posto no post de Gaza).

stéphano bahia disse...

E o pior.... intimidam quem questionam o rótulo de terrorista.
sobre a fome em Mauthausen... não precisamos ir longe... pensemos nos arrastões nos supermercados.... por causa da fome

Roberto Lucena disse...

"E o pior.... intimidam quem questionam o rótulo de terrorista.
sobre a fome em Mauthausen... não precisamos ir longe... pensemos nos arrastões nos supermercados.... por causa da fome"


Pra vc ver o efeito que Israel provocou com Gaza... as fotos de atrocidades nazistas e cia não surtem mais o impacto moral, psicológico de antes depois das atrocidades de Israel apoiadas pelos EUA e cia...

A coisa já vinha baqueada com a invasão do Iraque de George W. Bush (1a ruptura "moral" sobre a memória da 2aGM), prossegue com Obama e cia até o estágio atual, fora os outros ataques à Gaza, Líbano e cia (de 2006, de 2008, 2012, 2014, 2017).

Eu não sei se a ficha caiu ainda na cabeça dos que têm mais "cabeça" no entorno de Israel sobre o que fizeram (acho que não ou pode estar pra acontecer, gente puxando o tapete de Netanyahu e cia).

E a questão do apartheid e cia na Palestina não vai passar com cessar-fogo em Gaza e cia, a coisa (contestação) veio pra ficar como aconteceu com o levante de pressão nos anos 80 sobre a África do Sul do apartheid até a coisa acabar em 1994.

Fora o que vc aponta, as atrocidades diárias provocadas pelo neoliberalismo/capitalismo selvagem no mundo.

stéphano bahia disse...

"Pra vc ver o efeito que Israel provocou com Gaza... as fotos de atrocidades nazistas e cia não surtem mais o impacto moral, psicológico de antes depois das atrocidades de Israel apoiadas pelos EUA e cia..."
Já se passaram 80 anos disso... sem falar que tem gente que compara Israel aos nazistas.... Claro.. a Hasbara tenta criminalizar essas opiniões... mas só funciona em países submissos.

"A coisa já vinha baqueada com a invasão do Iraque de George W. Bush (1a ruptura "moral" sobre a memória da 2aGM), prossegue com Obama e cia até o estágio atual, fora os outros ataques à Gaza, Líbano e cia (de 2006, de 2008, 2012, 2014, 2017)."

E o pior... a mídia mercenária... que romantizou a invasão do Iraque... com direito a romantização da presença de Bush Jr. numa base militar no Iraque ocupado.... é a mesma que demonizou a Rússia por causa da Ucrânia!

Roberto Lucena disse...

"Já se passaram 80 anos disso... sem falar que tem gente que compara Israel aos nazistas.... Claro.. a Hasbara tenta criminalizar essas opiniões... mas só funciona em países submissos."

Até os anos 2000 a memória da 2aGM ainda tinha peso, a chave vai mudando com a invasão do Iraque/Afeganistão pelos EUA.. a percepção do mundo sobre esse "bloco" liderado pelos EUA começa a ter uma mudança de percepção (do que eles representam pro mundo) e isso impacta direto a memória da 2aGM e cia. Mas ainda pelos idos de 2005 a 2010 a coisa tinha força, a partir dos outros ataques de Israel à Gaza (de 2008 a 2014 principalmente) a percepção tb do genocídio da 2aGM vai se modificando.

Sei disso pq como o assunto é abordado aqui, a gente sente o impacto de imediato (pros que tiverem alguma "sensibilidade" com as questões). Por que eu não fui adiante com a questão do canal de 2aGM?... tem a ver com a situação atual, o clima tá pesado, carregado, mesmo que nem fosse pra abordar genocídio de 2aGM e cia. Israel provocou uma mudança definitiva na percepção dessa memória da 2aGM.

"E o pior... a mídia mercenária... que romantizou a invasão do Iraque... com direito a romantização da presença de Bush Jr. numa base militar no Iraque ocupado.... é a mesma que demonizou a Rússia por causa da Ucrânia!"

Todo esse "mundo" está em cheque no momento, o conflito da Ucrânia está em curso ainda (apesar de uma parte aqui no país falar que a Rússia vence a qualquer momento, já tem uns inculcados pq andaram lendo comentários por aqui sobre "vitória de Pirro", e nem fiz o post sobre isso) arrastando a Europa.

O mundo que estamos presenciando é um mundo altamente instável, com conflitos armados pipocando pelos cantos, ao contrário do "paraíso do mundo multipolar" que uma turma vende em alguns canais de "mídia progressista" (discurso alienante, bitolado) ignorando o impacto disso no Brasil e cia, do perigo que a gente corre como país nessa situação instável. Os caras acham que se a China se impuser que a "paz e prosperidade" pro mundo virá de forma automática, eu me assusto com a interpretação que certa turma do PC do B faz do mundo... é um negócio surreal (com todo respeito ao Leo, era ou ainda é filiado ao PC do B).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...