quinta-feira, 16 de outubro de 2025

O "drible da vaca" de Trump sobre certas "mídias/canais" no Brasil e sobre a política externa chinesa

Maduro (Venezuela) 
e Trump (EUA)
Como há muita gente na Ásia e outros países (Europa), EUA que acessam esse espaço, caso não entendam o termo, "drible da vaca" é isso aqui:
"Drible da vaca é uma jogada no futebol que ocorre quando o jogador dribla o seu adversário tocando a bola por um lado e passando por ele pelo outro. Assim, o adversário fica sem saber se fica atento à bola que passa por um lado, ou ao adversário, que passa pelo outro." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Drible_da_vaca)
O uso do termo foi como "alegoria de linguagem" (https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/alegoria) pra mencionar que quando o Brasil e cia (canais) acreditam que Trump se aproximou do governo brasileiro, na verdade o intento dele é outro, à parte o recuo também pela questão econômica nos EUA.

Mas há outro intento nisso (na Venezuela) que nos diz respeito, porque se a Venezuela tombar, que o governo brasileiro não crie ilusões sobre essa "aproximação trumpista" sobre o Brasil. Mesmo sendo um sujeito boçal, grosseirão, desagradável, ele é perigoso (pelo cargo que ocupa). Já abordei isso aqui Link 1 e Link2. Não querendo "patrulhar", mas... é difícil não notar a "pilha" (tola, idiota) que vários canais vêm fazendo sobre uma "suposta aproximação" de Trump com o governo Lula, títulos como "Camarada Trump" etc, que seria "pilha normal" em "tempos normais" (que não vivemos), a gente se choca com a falta de entendimento dessas pessoas com a gravidade da situação, com a guerra.

Desde que Trump, o "Big Orange" ("Laranjão") de extrema-direita, fez algum gesto de "aproximação", destensionar com o Lula na ONU que essa turma trata a coisa ignorando os fatos ao redor. Na verdade quem pode estar levando certa "turma esperta/marota" na conversa é o "Laranja do Norte" (Trump).

Trump aumentou a ofensiva, a aposta de ataque sobre a Venezuela, com ajuda da "Europa Ocidental" dando prêmio Nobel pra golpista venezuelana ("Prêmio Nobel Adolfo Pérez Esquivel critica premiação de Corina Machado: ‘Não trabalha pela paz’" https://www.brasildefato.com.br/2025/10/10/corina-machado-nao-trabalha-pela-paz-diz-nobel-da-paz-adolfo-perez-esquivel, prêmio belicista de origem, o "Nobel" ainda tem prestígio nas mentes colonizadas do "terceiro mundo" (que agora chamam de "Sul Global", toda década arrumam "nome novo" pra coisa, mas é o antigo "terceiro mundo" da Guerra Fria) que veem de forma "neutra" esse tipo de prêmio/premiação quando se trata de algo político (até o talo), ideológico até a médula.

Notícia que circulou ontem foi essa: "Governo Trump dá carta branca à CIA para agir pela queda de Maduro na Venezuela" (https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/10/governo-trump-da-carta-branca-a-cia-para-derrubar-maduro-na-venezuela-diz-new-york-times.shtml).

"Pra bom entendedor meia palavra basta", imagina uma série de "indícios" de ataque e grupos no Brasil levando na "esportiva", na "brincadeira"...

Indo ao ponto, a "aproximação" (aspas) de Trump com o governo brasileiro significa na prática uma "neutralização" do Brasil, e não estou criticando a posição do governo brasileiro, qual a opção a isso?...

O ponto é que esse clima de oba-oba, "brincadeira" nessas mídias dissemina ideias problemáticas sobre o que se passa.

Se a Venezuela for atacada pra valer pelos Estados Unidos atingindo seu território, essa turma dimensiona o impacto disso com o Brasil? Problema de fronteira e cia, fora o impacto político disso?

Se não dimensionam já deveriam estar discutindo isso, mas só um ou outro "cita", "comenta" algo.

O Brasil está sob cerco norte-americano. Atacar um país vizinho mira o país vizinho mas o Brasil principalmente, o alvo fim dos EUA sempre será o Brasil (maior país da América Latina e o segundo maior do continente e um dos maiores do mundo).

E onde entra a China nisso? Eu cliquei esses dias na hashtag "China" em alguma discussão pra mostrar os posts sobre a história da China e cia e apareceram vários posts de Gaza, sobre Palestina e afins. Por que isso apareceu? Porque eu critiquei a posição, postura da política externa chinesa, do BRICS sobre a questão palestina, dos equívocos da omissão. E o "castigo" veio a galope, caso holandês contra a China:

"Holanda toma o controle de fabricante chinesa de semicondutores" (https://www.poder360.com.br/poder-china/holanda-toma-o-controle-de-fabricante-chinesa-de-semicondutores).
"China denuncia intervenção holandesa em empresa de semicondutores: ‘discriminatória’" (https://operamundi.uol.com.br/ciencia-e-tecnologia/china-denuncia-intervencao-holandesa-em-empresa-de-semicondutores-discriminatoria).

Governo holandês confiscou, tomou uma empresa chinesa de ponta, de semicondutores, na Holanda, que a China classificou de "pirataria".

Um colega fez um comentário sobre a política externa chinesa que eu concordo de que o governo chinês acredita que "vai comprar todo mundo" no dito "Ocidente" e cia e não vai, pela dependência econômica que surge desse avanço chinês na manufatura, principalmente com a União Europeia.

Posso me equivocar e a estratégia chinesa nessa linha avançar? Posso, mas até que isso "aconteça" muita pancada pode acontecer...

E não sobrou nada aos Estados Unidos (que está por trás desses ataques, a Europa Ocidental, governos, opera em consórcio com os Estados Unidos desde o fim da segunda guerra mundial) pra confrontar a China senão a "guerra dura", confisco de divisas, fábricas, tecnologia e guerra militar aberta.

Os Estados Unidos não têm como conter a China na questão da ascensão econômica fazendo disputa de empresas, de reindustrialização interna dos EUA (o tarifaço de Trump mirava isso e tem sido um fiasco, porque não há como reindustrilizar país desse porte dessa forma no século XXI).

Então os EUA mirarão os parceiros, aliados da China, as partes mais frágeis pra forçar guinadas de governo, mudança, ou neutralização e diretamente a própria China, com parceiros europeus.

Eu me irrito com a cobertura feita por certos canais/mídias aqui no país pois beiram à adulação em vez de discutir a situação real da coisa, e do Brasil na questão, o que nos afeta como país. E tenho simpatia pela China abertamente, só que isso não vai me tornar um "adulador" que não aponta erros e problemas na política externa de país A ou B, ou dessa "formulação" que circula em alguns meios de que o dito "mundo multipolar" por si só, quando "surgisse", tornaria o mundo em paraíso... a situação real é muito longe disso, o mundo está mais pra conflagração e guerra, que precede qualquer "calmaria", e a menos que alguém prove o contrário, essa turma gosta de destruição, conflito armado?

Porque há gente que ache que por A ou B ter lado, posição, que venere ou ache "lindo" conflito armado, eu não acho, apenas aprendi a avaliar a coisa por influência direta dos assuntos relacionados à segunda guerra e o conflito na Palestina (principalmente, não nessa ordem).

É preocupante o tipo de ideia que predomina, que está sendo disseminado no país, porque o Brasil não conta com uma "mídia hegemônica" que comunique à população o que se passa, da gravidade da coisa porque se consideram "puxadinho", "extensão" dos Estados Unidos dentro do Brasil, quando não são (são só capachos servis, redundante o termo, mas não passam disso, de "capitães do mato" Link1 da população).

12 comentários:

Roberto Lucena disse...

Já andaram lendo de novo o post por aí, vou passar pro Stephano, rs, "risos" à parte (brincadeira, no caso), assusta ver o nível como uma "tchurma" de canais vinha tratando a questão, como se a questão de ataque, guerra estivesse distante do Brasil... vão lidar com a coisa à base de "kkkkkkk", "Maduro ditador" e cia?... ouvir a direita lunática do Brasil usar esse discurso era algo comum, ver partes da dita "esquerda" ir na onda é pesado, fora que "ditadura ou não", o ataque respinga no Brasil... não levem a figura de Trump a sério sobre os discursos de "paz e amor" que ele solta pra persuadir, quem faz papel de palhaço no fim são vocês, à parte a figura boçal que aquele Big Orange ianque representa, ele ainda tem o "botão vermelho" da bomba atômica e lidera o país do fanatismo neopentecostal que tem tara em "apocalipse".

stéphano bahia disse...

Os caras vendo o genocídio em Gaza e a proteção de Trump ao açougueiro israelense.... Mas essa ex-querda quer condenar Maduro. Pqp.

Roberto Lucena disse...

"Os caras vendo o genocídio em Gaza e a proteção de Trump ao açougueiro israelense.... Mas essa ex-querda quer condenar Maduro. Pqp."

A parte mais cômica é quando alegam que são "contraponto" à Globo, SBT, Record e cia... "imagina se não fossem", rs.

Os caras só sabem repetir preconceitos políticos, discurso da grande mídia (repetindo baboseira da política externa belicista dos EUA), é uma miséria política absoluta o que se passa aqui no país.

E não tenho "pena" alguma de bater (a gente não deve ter pena), tá todo mundo de saco cheio dessa gente dizendo besteira anos a fio distorcendo o entendimento do que é "esquerda" no país.

Por isso que os ditos "webcomunistas" adquiriram tanto espaço, pq passaram a fazer algum contraponto, mesmo que equivocado. O povo que se identifica mais à esquerda sente falta de certa linha nos partidos, que havia nos Lula 1 e 2 ainda.

Comentei lá pra trás que existe uma "zona cinzenta" no país, acho que no post sobre "webcomunismo", de que tem muito mais gente em certos campos do que meia dúzia imagina querendo "conduzir" só numa toada matando a discussão política, que não fica reduzida a "podcasts" e cia.

stéphano bahia disse...

Bata sem pena nesses picaretas.

Roberto Lucena disse...

"Bata sem pena nesses picaretas"

Tou com problema de sono, mas consegui dormir alguma coisa, em todo caso, foi quase agora, marinha norte-americana atingiu outro navio no mar da Venezuela, 6 mortos, entre os mortos dois pescadores de Trinidad e Tobago, ao todo 27 sulamericanos mortos nesses ataques a navios/embarcações no mar do Caribe sitiado pela Marinha norte-americana, mas a dita "mídia progressista" ficava fazendo troça chamando Trump de "camarada", tal o nível de devaneio (o hilário foi ver a mídia que fez uma capa assim repetir o que leu no post aqui, sem citar a fonte, obviamente, é "hábito" desse pessoal, depois querem que a gente "respeite", a gente tá cobrindo coisas que esses caras patinam).

A matéria da Al Jazeera (https://www.aljazeera.com/news/2025/10/17/us-carries-out-new-drug-boat-strike-as-admiral-announces-shock-resignation).

E andam omitindo tb a mídia de fora, de onde leem, eu não sei como esses caras querem chamar isso de "jornalismo"...

Quero ver se vão continuar com o tom de "pilha" daqui pra frente (acho que não).

Roberto Lucena disse...

A gente vai bater sem pena, se querem respeito, tb deem, molecagem essas posturas, fora o tom de pilha com assunto sério, eu apontei a consequência direta da queda da Venezuela, o Brasil seria o próximo (só não detalhei a questão), o efeito dominó, parece que pararam de pilha pq a ficha caiu de que não há brincadeira alguma na questão.

Os caras estão vendo os EUA/Israel fazer genocídio em Gaza, guerra na Ucrânia, atacar a China (confiscando empresa) e acham que o Brasil será poupado se der uma "sambadinha", que povo estúpido.

stéphano bahia disse...

"Os caras estão vendo os EUA/Israel fazer genocídio em Gaza, guerra na Ucrânia, atacar a China (confiscando empresa) e acham que o Brasil será poupado se der uma "sambadinha", que povo estúpido."

Em certos países... eles seriam presos por traição.

Roberto Lucena disse...

"Em certos países... eles seriam presos por traição."

Enquadrar essa turma por "traição" por burrice/ignorância é meio complicado, embora o impacto possa ser semelhante, mas é falta de respeito, molecagem, atitude intelectualmente desonesta, que mostra o "caráter" desses meios... veja bem, a gente era "consumidor" dessa turma, eu não sou há muito tempo por conta desses comportamentos e mais gente vai criando abuso, até afundarem.

Eu vejo respeitarem e dar espaço a muito pangaré citando de onde "tiram" as coisas, e ficam sobrevoando, lendo na surdina sem citar fonte, o que já acarretou no fato de que eu restrinjo o conteúdo do que eu posso comentar do Oriente Médio por aqui (eu poderia dizer mais coisa há muito tempo e não faço, e nem vou fazer por conta dessas mídias desonestas lendo escondido e repetindo conteúdo sem citar a fonte nesses canais), e eles subestimam o público que lê isso tb, já teve pico de 37 mil, o pessoal que tá lendo está vendo o comportamento dessas mídias nas críticas que a gente vem fazendo, é como "bola de neve", uma hora a bola fica grande e tratora o que tiver pela frente.

Eu sugeriria a esse pessoal não esticar muito a corda, pq a gente vai tentar partir. Ninguém tem compromisso com gente que age de forma desleal desse jeito. "Ah, mas que estamos no mesmo campo, na mesma causa", eu não estou no mesmo campo desse pessoal e nem da mesma causa, ninguém aqui reduz tudo a grana de canal de Youtube e falta de leitura ou apropriação alheia de conteúdo sem citar fonte. Isso denota falta de preparo, fora outros problemas (de conduta).

O que me assusta ou admira é o "PT institucional" achar que essas mídias deram algum voto ao longo dos anos com esse comportamento, isso funciona há muito tempo como animação de torcida, de gueto, patotas envelhecidas (mídia de "tias"), sem dinamismo, com discurso de pânico sobre bolsonarismo e afins (discurso de medo) que só impressiona ainda certo público com faixa etária mais avançada.

Em certos países como a China, os caras elaboram mídia estatal própria (em inglês), pra não ficar a mercê de improviso, de negócio meia boca desse tipo. Como até já comentei antes, a criação de uma TV pública poderia assimilar parte dessas mídias (do que for relevante), mas não dá prum país continental viver à deriva dependendo desse tipo de coisa precária, pangaré pra "se informar".

Até a Venezuela, com estrutura menor criou uma Telesur e o Brasil não tem p. nenhuma do tipo, pq essa EBC, TV Brasil são "enfeites", nem o porte da antiga TV Cultura possuem.

stéphano bahia disse...

O PT vacila feio... sem comentários!

ah... viu? Trumpedofilo fez um vídeo de IA cagando nos manifestantes.
O decoro mandou lembranças... Imagine se o responsável pelo vídeo fosse algum adversário dos EUA.... imagine o escândalo...

Roberto Lucena disse...

"O PT vacila feio... sem comentários!"

Essa questão da TV Pública de qualidade e força no país é um dos maiores vacilos do PT no poder.. fora o descaso com a comunicação ou falta de visão (tem muito disso), pessoal mais velho que não usa a rede tem pouca ideia ou ideias distorcidas do que é a internet.

Internet foi criada como arma de guerra, não é "brincadeira" como uma turma aqui no país trata. Sem regulação a rede vira selvageria (no sentido literal) e ficam sob tutela/controle dessas Big Techs dos EUA.

"ah... viu? Trumpedofilo fez um vídeo de IA cagando nos manifestantes.
O decoro mandou lembranças... Imagine se o responsável pelo vídeo fosse algum adversário dos EUA.... imagine o escândalo..."


Iriam chamar o Xi Jinping de bárbaro, tirano e o diabo a quatro se ele aventasse lançar um vídeo desses (fora que a China derrubaria a figura, nem chegaria ao poder algo assim).

Trump é o retrato acabado do colapso político norte-americana, degeneração completa, total, sem retorno.

stéphano bahia disse...

"Iriam chamar o Xi Jinping de bárbaro, tirano e o diabo a quatro se ele aventasse lançar um vídeo desses (fora que a China derrubaria a figura, nem chegaria ao poder algo assim).

Trump é o retrato acabado do colapso político norte-americana, degeneração completa, total, sem retorno."

Verdade... e Trumpedófilo que tome cuidado... ele pode terminar igual ao Tio Benito. P,lantando bananeira.
Nem quero imaginar se fosse Lula fazendo esse vídeo.

Roberto Lucena disse...

""Verdade... e Trumpedófilo que tome cuidado... ele pode terminar igual ao Tio Benito. P,lantando bananeira. Nem quero imaginar se fosse Lula fazendo esse vídeo."

Se o Lula fizesse isso providenciariam o impeachment dele na mesma semana... fora que é um nível de degeneração política sem precedentes, equiparável à Calígula com seu cavalo ou Nero ateando fogo à Roma...

É caso de impeachment, mas o corporativismo nos EUA vai postergar algo do tipo ao extremo, exceto se as massas se rebelarem a tal ponto que provoque uma ruptura.

Eu não gosto dos EUA, mas o povo deles é mais briguento, vai lá saber o que vai sair desse embate.

Acho que Pedo-Trump vai encarar tribunal, a elite ianque (parte dela) quando retomar o poder dessa turma vai perseguir um monte deles até não sobrar um pra "contar história", mas até lá o estrago é profundo (tá longe de acabar).

A figura de um maníaco no poder pode afundar um país por completo, em que pese que Trump é um sintoma, quem está doente são os EUA como país e aquela "sociedade"... mas um maníaco pode acelerar o processo de colapso, destruição, vide Hitler com a Alemanha... em muito pouco tempo.

Muita gente acha que a segunda guerra durou uma eternidade, mas no teatro europeu, tirando a guerra civil espanhola, foi de 1939 a 1945, com desfecho de destruição total.

E não estamos no começo desse processo, essa crise nos EUA se arrasta desde o primeiro colapso do neoliberalismo (fim dos anos 90), 11 de setembro (2001) e a crise financeira de 2007, eleição de Obama e Trump (1o mandato). A coisa já se arrasta há décadas.

Os EUA triunfaram com a queda da União Soviética mas também começaram a afundar de forma vertiginosa. Em tempo histórico, 30, 40 anos é pouca coisa, pra gente é muito pq a gente não tem 200 anos de vida (com saúde) pra "gastar" assistindo esses processos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...