sábado, 29 de novembro de 2025

Como os Nazistas criaram um "milagre econômico" (que matou milhões)... a história de Hjalmar Schacht, ministro da economia nazista

O Youtube vem sugerindo vídeos, não só os toscos (como de costume) principalmente pela "Smart TV", que se fosse "smart" não apresentaria tanta porcaria.

Mas como dizia, o Youtube sugeriu um vídeo em inglês, longo, sobre a figura de Hjalmar Schacht (https://en.wikipedia.org/wiki/Hjalmar_Schacht), que foi presidente do Banco Central alemão (Reichsbank) e ministro da economia no começo do governo nazista (já havia sido presidente do Banco Central alemão antes), que foi o idealizador do "milagre econômico" alemão que levou à política militarista alemã, que todo mundo sabe (ou deveria saber) como acabou... (com a segunda guerra mundial, derrocada alemã, morte de milhões etc).

Trago o vídeo porque tenho visto muita "gente tonta" ou "atordoada" (talvez por não se interarem dessa questão econômica da guerra, desses aspectos da história europeia, alemã, pralém de discutir "operação de guerra"... que é relevante mas essa parte acontece em decorrência da questão política/econômica e não do inverso, então entender de política, economia e cia é central pra entender conflito armado também, como sobre racismo, supremacismo e cia (porque vários países ainda estão presos a essas questões, mesmo que mascarem).

Porque soaram as "trombetas do Apocalipse" de que a Alemanha "estaria morta"... vinha gente repetir esse "mantra" sem explicar que "morte" é essa. Eu, inclusive, ironizei várias vezes isso aqui, desde 2024. Por sinal, como disse em comentário no último Post de Gaza (parte 23 eu acho), eu vinha evitando discutir conflito da Ucrânia porque aqui no país a discussão virou "torcida" (ironicamente usaram o termo pra tentar detonar posição de quem toma partido na questão palestina, mas "torcida" de fato é o que vejo sobre a questão do conflito na Ucrânia...), e isso que não sou anti-Rússia mas eu não compro "pacote de propaganda" ou uma certa postura de "ignorar" que o conflito em questão sempre foi pralém da Ucrânia, o conflito é entre blocos, Rússia/China, Europa Ocidental/UE e EUA, onde os EUA faz a jogatina de colocar a Europa em choque com a Rússia pras duas partes se destruírem, já que a Ucrânia não faz fronteira com os EUA, os Estados Unidos não sentem o impacto direto dessa guerra e ainda vende armamento a rodo pra Europa e pra "desovar" na Ucrânia, movimentando a indústria de armas dos EUA.

Como a Europa vislumbrou, principalmente a Alemanha, uma forma de reavivar sua indústrtia apelando pro "esforço de guerra" rearmando o país. Temn gente que diz que foi o "primeiro a falar" (acho essas coisas engraçadas), mas quem comenta isso aqui há mais de ano é a gente... eu sempre apontei quando saiu a notícia da primeira vez que "rearmamento alemão" dá em desgraça... quem conhece o histórico da Alemanha em conflitos, vai entender o "ponto"... e pode haver comentários que convergem, nunca questionei isso, algo bastante comum, ou alguém vai alegar que não há uma guerra na Ucrânia só pra "ser diferente"?... mas acho curioso esse discurso em tom de "vidente", é um negócio "meio tosco".

Eu também achava curioso a turma de "a Rússia está vencendo na Ucrânia" simplesmente ignorar a questão... porque devem achar que a Alemanha é um "peso morto"... eu coloquei ontem ou anteontem a lista de empresas da Alemanha (extensa) que ela pode converter em indústria armamentista, indústria pesada de máquinas e cia...

Por isso que essa história de "a Rússia está ganhando a guerra da Ucrânia", a gente pode reescrever como: "que guerra?" "só com a Ucrânia? e a Alemanha, França e Reino Unido?"... "mas estão mortos", com armas? Morto não produz armamento pesado e não têm aparato atômico (França e Reino Unido, fora os EUA). Não entrem numa de subestimar essa turma em conflito armado, não vivem ironizando ou soltando indireta sobre o "Eixo da Resistência" no Oriente Médio? O "Eixo da Resistência" fez mais estrago nos EUA e Israel do que a Rússia fez contra Alemanha e cia ou EUA (a Rússia nem cócegas nos EUA fez, é o maior vencedor até agora do conflito na Ucrânia, colocou todo mundo pra brigar sem tomar um tiro).

Não quero ser grosso ou que soe como insulto, mas é um escárnio essas pessoas não entenderem essa questão e discutirem guerra. Teve gente que descobriu o "termo" "engenharia resersa" lendo na surdina por aqui também (quando fui comentar sobre como o Irã forjou a força aérea dele e algum ponto sobre China e Japão).

Alguma semelhança com a atualidade o vídeo do Schacht?... e como tem... é que a Alemanha se escondeu no "manto" do "estamos arrependidos pelo nazismo", o povo pode estar (acredito que esteja), mas as elites alemãs sempre foram isso, apoiaram o nazismo no passado, imperialismo e quando viu que dava pra rasgar a "fantasia de bom moço" de novo, rasgou (não creio que haja volta nisso). Eu sempre tive cisma com a elite alemã... por não acreditar no discurso da mesma de "arrependimento" sobre o nazismo... porque nazismo não foi "ponto fora da curva" da Alemanha ou Europa, era o velho imperialismo europeu com uma "tenda mística" hitlerista e outras cretinices (típicas dos nazistas). E imperialismo contra potências e países europeus, o Reino Unido costumava aplicar isso fora da Europa... a França também (exceção de Bonaparte, que por atacar a Europa também teve desfecho desgraçado).

Outro exemplo de conversão de indústria "tradicional" pra guerra (pra levantar essas fábricas), a Rolls Royce (britânica) fabrica motor de avião e cia até hoje, "fez a festa/farra" na segunda guerra mundial, confiram o texto:

"Inside the Rolls-Royce Merlin Engine: How This Powerhouse Redefined Air Superiority in WWII" ("Por dentro do motor Rolls-Royce Merlin: como essa potência redefiniu a superioridade aérea na Segunda Guerra Mundial")
https://blog.bramanrolls-roycepalmbeach.com/merlin-engine/

Mas alguém pode questionar porque a gente sempre aponta essas "coisas" (questões) como se "passasse na cara"... o que é uma boa questão, porque simplesmente não é "passar na cara", a gente recebe uma postura insultuosa, escrota de gente copiando e colando coisas sem dar os créditos da pesquisa e cia, e sim, o termo é esse mesmo, isso é comportamento escroto, desonesto, sorrateiro, porque ninguém aqui faz isso, atitude desonesta reprovável em qualquer centro universitário (plágio é até crime, tenta fazer uma "brincadeira" dessas em tese e cia pra ver o que acontece, você pode ser indiciado e ter a coisa anulada e ficar queimado pra sempre), e não temos controle sobre a coisa. Ninguém aqui também passou a usar internet semana passada... a gente sabe do problema e de que nem sempre é possível conter (por isso muita gente opta por parar de discutir, participar, comentar, e com isso liquida os "espaços", por conta dessa postura arredia e deletéria de uma parte). Já vi isso acontecer com outros temas mais banais e o resultado eu já descrevi em outros posts (a coisa toda degringola com o tempo).

Então teríamos a opção de "silenciar" e dar meia volta (que não é algo ruim) ou de continuar discutindo, que foi a medida a ser tomada por conta da questão palestina (o povo precisa mais da ação e não das pessoas deletérias, mesmo que essa postura furtiva de uma parte incomode ou irrite... (o comportamento da turma que faz isso não foi levado em conta na balança, porque se fosse a ideia seria parar, e eu queria parar desde 2024, mas se foi levando... até "onde dá"). Eu mesmo já deixei de discutir aqui, publicar coisas que podem ser relevantes sobre conflito Israel-Palestina por conta desse pessoal usurpando, fazendo esse tipo de patifaria, só coloco o básico (e tá bom), o povo que tem interesse também não comenta nos posts, então pra quê a gente se desgastar mais do já se desgasta? Não tem sentido. Quem perde no fim com isso? Garanto que eu não sou, ninguém aqui. A gente tinha um intento político sobre a questão Palestina, atingiu, o resto é secundário (pelo menos como eu vejo), até porque o espaço não era sobre discussão de "geopolítica" e sim sobre temática de segunda guerra (apesar de que isso envolve questões de geopolítica, sempre faz parte). E o que deixei de comentar eu duvido que eles vão pesquisar e soltar em vídeo.

"Mas fulano leva na esportiva"... eu até finjo "levar na esportiva" (e não fico remoendo isso quando desconecto), mas não gosto desse comportamento da "turma da surdina", de copy and paste e cia (quem acompanha as discussões saberá que isso não é opinião de agora), se não ficou claro com a série de insultos que eu solto nessa turma sabendo que eles não darão um "pio" aqui (vão ler e engolir caladinhos, pelo menos pra isso estão servindo, de "sparring"), ninguém gosta desse tipo de comportamento/postura, desencanem se acham que todo mundo tá "levando na esportiva". Não poder dar jeito é diferente de "levar na esportiva", se valer a pena (ainda tem isso), porque por vezes nem vale exceto fazer o escracho, pra "demarcar o terreno".

Por que essas pessoas fazem isso? Somos um "bando de leprosos"? Vão se danar. Querem ter respeito também se deem ao respeito agindo corretamente. Não sei se acontece isso fora do Brasil, é provável que ocorra, mas só vejo essa coisa rolar nesses assuntos aqui no Brasil, é surreal, como é surreal o nível de passividade do público que não busca nada sério pra ler exceto acompanhar "torcida de Live" no Youtube. Quero ver como esse público vai se comportar em caso de conflito escancarado com a mídia tradicional voltando a noticiar mais corretamente as coisas como fazia no passado.

A questão palestina pesou, sendo que eu acho que a gente já "cumpriu" o que queria desde maio de 2024 que era "provocar" e interromper o "marasmo" que rolava no assunto. Qualquer coisa pralém disso eu já acho até extravagância, não vejo muito sentido até, o que já se nota na questão do ritmo de discussão haver despencado.

Não temos compromisso com o pessoal desses canais ou com quem faz isso, sei os trechos e cia (e eu sei quem faz, o Google é sacana e dedura a cópia, apresenta os vídeos com trechos similares (pra azar dessa turma), assim que eu fico sabendo (eu não fico vasculhando). Os canais que a gente destaca são poucos e constam ou dos posts ou dos comentários nos Posts de Gaza (canais em português).

Acho uma postura deplorável porque o máximo que isso angaria é empobrecer a discussão visto que o povo aqui no país não anda dando o crédito que essa "horda de espertalhões" acha que têm "monopolizando" esses temas no Youtube. Porque não só existe Youtube pra comunicação em rede (algo bem óbvio), por mais que um blog ou outra rede não tenha o mesmo alcance, possuem determinado público e certo alcance, nicho. Quando eu menciono essas coisas aqui, o povo que acompanha os canais começam a reparar nessas cópias... por isso que a turma da surdina não se anime, as pessoas reparam nessas coisas, o pessoal mais atento, que lê.

Sem mais delongas, segue o vídeo abaixo, e pra constar, vou colocar link de "hashtag" sobre economia nazista (tem livro sobre isso, vários), tem alguns reviews no blog.

"How the Nazis created an economic miracle"

7 comentários:

@lidiahale80 disse...

Excellent aula sobre a segunda guerra, nazismo e da guerra na Ukrania. Voce esta certissmo. A Europa nao esta acabada.e esta se preparando para a proxima guerra

Roberto Lucena disse...

Lídia, obrigado e bem-vinda ao espaço. Pessoal anda sumido mas acho que andam lendo no "olho mágico", rs (por conta dos acessos).

É deprimente o quadro de discussão política aqui no país, os caras inventam essas "máximas" sem nem checar os dados das economias dos países ou ter "noção" do tamanho, a Alemanha era terceira economia do mundo até um dia desses, tem ainda um aparato de indústria pesado considerável, maior que a Rússia, com sobras, aí chegarem e dizerem que a Europa no todo esta morta por conta de crise política e econômica sem levar em conta essas coisas vira discussão de "circo", que é basicamente o que vem acontecendo no "Youtube" no Brasil (virou a "TV alternativa" do país, à parte a "qualidade"... a dita "grande mídia" tb é outra porcaria).

Fora a mentalidade de tribo das elites europeias e cia... e curiosamente entram em contradição pq já afirmaram que a guerra é entre EUA/OTAN x Rússia/China, como ficaram amarrados ao "propagandismo" da Rússia (que lembra e muito coisas da URSS... não preciso dizer como a URSS acabou com essas coisas...) em algumas redes, esse pessoal se perde. E ainda chamam A ou B de "torcida" por tomar posição na questão palestina... quando na verdade fazem isso com a Rússia, EUA, Israel e cia.

E ninguém comenta isso com alegria, o mundo caminha a passos largos pruma guerra quente total entre potências (mais abertamente), já usam a Ucrânia como "bucha de canhão" de conflito (terreno "neutro" pro embate Europa/EUA x Rússia), Ucrânia como país nem existe mais, é um saco de pancadas dominado pelos EUA, principalmente.

Ou seja, se os EUA dominam a "vontade" do governo ucraniano, de onde essa turma tira que a Rússia venceu a guerra?... já até coloquei vídeo do Mearsheimer (acadêmico) comentando o caso mas parece que pouca gente viu (vou procurar o vídeo e trazer pra cá).

Roberto Lucena disse...

Eram dois vídeos, achei só um, quer dizer, acabei de achar o vídeo que eu acho que coloquei em outros posts, não tinha "Russia" no título e nem Mearsheimer, deve estar com o nome de "Putin", era sobre o que a Rússia iria conseguir na Ucrânia, segue o vídeo de novo:

"Putin won't take Full Ukraine | Mearsheimer #ukrainewar #johnmearsheimer" (https://www.youtube.com/shorts/zLlMm_mj4Bg)

O outro vídeo era esse, sobre o que a Rússia quer sobre a Ucrânia, do Mearsheimer também:

"Putin's real Goals in Ukraine War? | Professor Mearsheimer" (https://www.youtube.com/shorts/CohuZaEwrHM)

E achei um vídeo mais recente sobre a terceira guerra... ops, "acordo de paz de Trump pra Ucrânia"...

"Trump's Ukraine Peace Plan — People Have No Idea What's About To Happen After | John Mearsheimer" (https://www.youtube.com/watch?v=1rmlLaSG8aY).

A gente tinha uma brincadeira no Orkut pra ironizar as "pérolas" dos "revis" (negacionistas), acho que foi o Leo que lançou ou a Lise (não lembro direito mais, pode ter sido o Leo mesmo), "o que a gente aprendeu sobre 2aGM com os "revis"?" rs.

Aí se fazia a lista das "pérolas" (erros) que essa turma disseminava.

Acho que já rola uma lista pra canais do Youtube brasilis por aqui, "Alemanha está morta", rs, "Europa morreu", "a Rússia venceu a guerra" (começou em 2022 e estamos entrando em 2026 quase...), não ligam pro rearmamento da Alemanha, pras falas dos líderes da França, Alemanha e Reino Unido... não ligam pra estratégia dos EUA de colocar os países pra duelar pra se autodestruírem...

Eu queria saber o quê esse pessoal realmente "discute" a não ser cirande e circo. Depois ficam com raiva quando se ironiza, mas "ninguém nessas bandas existe", então pra quê se irritam? rs. Povo, no mínimo, "contraditório", confuso (tem sido o que mais brota no país desde o "junhismo de 2013", um monte de gente politicamente confusa, sem norte político muito claro pregando bizarrices).

E eles não precisam concordar com a gente, comigo e cia, concordem com o pessoal dos vídeos... a discussão séria que rola fora do país é nessa linha dos vídeos acima.

stéphano bahia disse...

Tenso! E o irônico é que os países ocidentais toleram o militarismo alemão.

Roberto Lucena disse...

"Tenso! E o irônico é que os países ocidentais toleram o militarismo alemão."

Não toleravam antes... tanto que os EUA colocaram bases deles no Japão e Alemanha, pra "contenção" de um levante nazista ou coisa do tipo... os "revis", ironicamente, quando denunciavam que a Alemanha é ocupada não estão de "todo" errados nisso, são países ocupados por bases norte-americanas desde o fim da segunda guerra mundial, pra conter algum levante nazista ou chauvinista e pros EUA operarem por dentro, vide isso aqui (não lembro se fiz post sobre a Gládio, ou se tá no blog do Daniel, "A vida no front", mas acho que já coloquei link de vídeo da Gládio, documentário, por aqui, há muito tempo atrás... ironicamente foi um "revi" que tb tocou no assunto, há muito tempo atrás e nesse caso não é "teoria da conspiração", a operação Gladio existiu na Europa, pra detonar os governos europeus que manifestassem alguma contradição com os EUA usando a extrema-direita e extrema-esquerda pra detonarem esses regimes internamente, era a natureza da Gladio).

Documentário (um dos): "O Exército Secreto da NATO (Narrado PT)" (https://www.youtube.com/watch?v=YUXmLZgJBYA)

Foi nesse caldo que estourou o Baader Meinhof na Alemanha (o grupo do tipo mais conhecido da extrema-esquerda na Alemanha, tem esse filme alemão que saiu naquela leva de filmes alemães dos anos 2000-2010 com "A Queda"), o trailer do filme:

"Complexo Baader Meinhof" (https://www.youtube.com/watch?v=6IVKAAsqcrI).
"DER BAADER MEINHOF KOMPLEX - Trailer" (https://www.youtube.com/watch?v=rokR8g113yQ).

Vi o filme mais de uma vez e a impressão que passam no filme, como retratam o grupo, parece um bando de porralocas, como os "webcomunistas" aqui no país (só que o Baader era mais ousado, ia pra porrada de fato). E temo citar o termo "webcomunista" pq, nada contra a crítica que fazem ao grupo, mas tem virado algo obssessivo ou personalista em algumas partes, o que pode acabar "soando mal" (exagerado), até pq tem coisa mais barra pesada e perigosa rondando o país, dentro e fora vide os EUA com a Venezuela (e com a América do Sul) e a horda de extrema-direita ou a figura do Ciranha, e a desorganização da esquerda do país.

Eu solicito que repassem uma lista de candidatos por estado e ninguém repassa nada, a direita tá pedindo voto pros deles e os caras sabem quem são os candidatos deles.

Sem disputar o congresso, governos de estado e cia o país vai continuar patinando, à parte o Lula fazer bom governo ou não. Não se disputa o poder do Estado só pegando a cadeira de presidente (já deveriam saber disso), tem que disputar as de deputados, senadores e cia, fazer campanha (propor algo, explicar ao povo como funciona a República e cia), que vai muito além dessa "pentalhação" de webcomunistas e cia.

Se ficam lendo a gente aqui (e outros) e "ignoram", mostra o tamanho pífio político que certa turma tem adquirido no país, pq quem perde mais no fim é o país, o todo, não A ou B aqui particularmente.

Roberto Lucena disse...

"Tenso! E o irônico é que os países ocidentais toleram o militarismo alemão."

Adendo 2, pq acho que não completei a questão, os EUA e cia tinham medo ou não toleravam o rearmamento da Alemanha e do Japão... mas o desespero bateu no "Tio Sam" (Uncle Sam), no governo norte-americano, ligaram o "dane-se" e se salve quem puder...

Pros caras tolerarem o Japão se rearmando, veja o nível de desespero da coisa...

Por que o que garante que o Japão vai só atacar a China num conflito? Hiroshima e Nagasaki vão "passar batido" pra sempre?... tem japonês que odeia os EUA...

No caso alemão querem retomar o velho imperialismo europeu e alemão, e protagonismo bélico, econômico e político. Os países mais vulneráveis que se cuidem, uma escalada imperialista e colonial pode começar... apesar de que é bem complicado pra Europa e Japão se reposicionarem no mundo atual nesses termos.

O que não quer dizer que não irão tentar...

Só que a China não é a "China desarmada" da 2aGM... e nem a Rússia está sob batuta de Yeltsin apesar de o risco do conflito europeu, como vejo, é da Europa e Rússia se autodestruírem, que é o que os EUA adorariam, querem...

Os EUA miram/miravam a União Europeia como rival comercial... é um "rival" a menos pra competir se se esfacelarem com a Rússia...

Os EUA afundam, sabem que vão afundar, mas levam parte do mundo "junto" pro fundo com eles... pra se reposicionarem. Parece "simples" dizendo (amanhã vai aparecer "especialista" repetindo o que leu aqui como se fosse "deles"... já anda pipocando casos de processo de plágio... parece "difícil" pegar mas não é... de cópia sem citação de terceiros, da fonte, a gente sempre aponta a fonte da matéria e cia), e em parte é, mas o que vai decorrer até isso se concretizar é muita pancadaria, conflito e caos.

Por isso que não adianta essa turma dos canais de Youtube ficarem posando de "videntes", "Mães Dinah" e cia pq esse pessoal não aponta soluções, nortes políticos pro país e cia. Chegará a um ponto que até a grande mídia vai começar a narrar o que se passa, então pra quê vai servir esses canais "bomba" de "furo" de videntes?...

Os tais "podcasts" (circo de pulgas) já estão em crise de tanta gente tosca que exibiram esses anos (saturou).

stéphano bahia disse...

Pior que é verdade.... e quem não garante que o Japão não vai querer se vingar das bombas atômicas.....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...