Sempre quis assitir o filme (vou tentar), e no começo eu achei o filme "meio apologético" ao nazismo, a Hitler mas a impressão se modifica com o tempo... o filme é uma crítica contundente, dura, apesar do "humor" (humor ácido) de como conseguiram usar até a figura de Hitler, o personagem, pra mostrar que a "fascistização" dos países acontece à parte da figura, o aparecimento dessas "lideranças" costuma ser uma "resposta" ou consequência da mudança de pensamento, comportamento de determinada sociedade em crise, em busca de saídas simples, bruscas, xenófobas, reacionárias com o sistema capitalista em crise profunda. O Hitler do filme é espelho do comportamento da sociedade (como o Hitler original foi...), chegando ao poder por vias democráticas (da democracia liberal), forjando uma hegemonia cultural reacionária e cia.
No filme a figura de Hitler acorda no futuro e a Alemanha não é aquela de 1945, mas... assistam o filme. O vídeo de trecho com discurso que vou colocar abaixo é um bom indicativo (o vídeo da direita). As pessoas em vez de demonstrarem repulsa à figura de Hitler, como acontecia no passado, passam a tolerar os discursos dele criticando o entulho que virou a mídia, a distração alienante etc. Não vou dar "spoiler", mas pros que quiserem, o primeiro vídeo é um resumo do filme, com "spoilers" (em português).
Vou colocar o vídeo com spoiler (à esquerda) e um vídeo com trecho do filme à direita, pra quem quiser ver o segundo vídeo ou mesmo pros que não ligam pra "spoiler".
Alguma semelhança com o período atual no Brasil, Alemanha, EUA e cia? À parte o caráter periférico do Brasil, já há certa "modernização" interna do país...
3 comentários:
Teve uma turma que descobriu ontem o que significa "rearmamento alemão" (que comento há meses ou quando saiu a notícia pela primeira vez...), descobriram que o "buraco" da "guerra na Ucrânia" é mais embaixo... "Barrichello neles!", rs.
Pena não ter dado pra fazer o post (nem sei se vai rolar), mas precisou mídia dos EUA pra "ouvirem falar"? rs.
O post foi alusivo a isso (já tava em rascunho há meses).. "Olha só quem está de volta"... definitivamente não é um filme de comédia apesar de ter sido apresentado dessa forma em 2015. Já provocava esse tipo de reação, reflexão à época, e continua atual.
De 15 de outubro desse ano (mais de um mês atrás):
"Row over bringing back military service splits German government" ("Polêmica sobre o retorno do serviço militar divide o governo alemão" https://www.bbc.com/news/articles/cdrzjnrdd2ko).
Me passaram o assunto em outro jornal, mais recente, depois tento trazer pra cá (tem mais matérias sobre a Alemanha e guerra... já vinha saindo na Europa).
Declaração do primeiro-ministro polonês sobre a Europa enviar TNT pra Israel que a Europa deveria usar pra sua própria defesa... o "clima" anda tenso na Europa, saiu no Guardian ("TNT that Europe needs to defend itself is being used on Gaza, Polish MP claims" https://www.theguardian.com/world/2025/nov/21/europe-tnt-supply-us-export-israel-gaza-polish-mp-claims).
E quem disse que a Europa vai acatar a Rússia no G7 ou G8? A elite alemã tá mostrando os dentes de novo... (como disse uma pessoa amiga).
Fora as notícias sobre rearmamento (nos posts de Gaza), a quem quiser procurar, depois dou uma vasculhada. Tb se discute isso em "off" há muito tempo. Ninguém comentou aqui pq o "copy and paste" rola solto e não deu pra fazer post, exceto o do Brexit que já cita a questão, pros que quiserem ler, os EUA colocou a Rússia em rota de colisão com a Europa Ocidental... (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/09/trump-o-pacifista-e-bufao-segundo-alguns-tambem-e-parte-do-projeto-de-destruicao-da-uniao-europeia-ue-pela-elite-norte-americana-estadunidense-alguem-lembra-do-brexit.html).
Trump manteve a política dos Democratas de colisão entre Rússia e Europa...
Ele não controla mais a coisa (e talvez nem queira ou possa).
O povo aqui no país (parcelas meio "avoadas") que ainda crê em "amizade" de Trump com Putin tá delirando sobre as relações EUA x Rússia... não existe amizade entre esses países... parem com essa adulação ridícula da figura de Trump.
A China já reagiu de forma pesada ao Japão pela primeira vez tb essas semanas sobre Taiwan... 2026 "promete"...
Guerra não é "algo divertido" (parece que uma parte que acompanha esses temas acha que está em jogo de videogame...).
"A Alemanha está morta"... clamam alguns... (atenção: a gente brinca, ironiza, mas ninguém tá xingando ninguém aqui, é pilha, a gente tb recebe e leva na "esportiva", termos como "torcida" e cia... tá no "play", brinca... não levem tudo pro lado pessoal pq não é), dimensão da "morte" da Alemanha, link da lista de empresas alemãs... o tamanho:
(https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_companies_of_Germany).
Converte essas companhias pra "esforço de guerra" e veja o "estrago" que pode causar...
Eu ironizo, aviso sobre isso aqui desde a primeira matéria sobre rearmamento da Alemanha, por isso que nem comento sobre conflito na Ucrânia pq ia passar por "chato", "do contra", mas parece que tomaram choque elétrico de realidade ontem, rs.
Cuidado com certas afirmações categóricas sem checar esses dados...
Postar um comentário