segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Fosfosol para memória, 1993, Rússia. Sobre traições políticas... em "especial" pro pessoal que anda negando as traições em outro país...

Transcrever pra cá trecho da Wikipedia, porque escrever parecido seria desonesto, e dá pra fazer comentários em cima do texto e do tema, pouco ou nada lembrado no mundo, principalmente pelas "bandas do Brasil"... o país desmemoriado (não tem nem memória sobre si). Pensando bem, faço um resume bem "resumido"...

O motivo desse post é mais uma ironia ("somos provocadores", provocação, rs) com certa turma que se fixou numa trincheira negando qualquer traição no episódio de capitura (pelos EUA) do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro e sua esposa, sequestrados ilegalmente para os EUA e confinados lá como prisioneiros políticos (não reconheço autoridade norte-americana sobre prisão pirata de presidentes da América do Sul, os povos da América Latina e resto do mundo não devem reconhecer as prisões piratas feitas pelos Estados Unidos).

A reportagem resumida em inglês (BBC) de pouco menos de 3 minutos, com cenas da época do ataque do exército russo ao Parlamento:


Um breve resumo, em 1993 houve um levante armado na Rússia, último suspito de restauração da União Soviética ou da Rússia soviética em solo daquele país. Boris Yeltsin, o traidor da URSS e queridinho do "Ocidente" (EUA e Europa Ocidental), deu um autogolpe na Rússia dissolvendo o parlamento russo e instituindo seu regime presidencial por decreto. Yeltsin iria passar suas reformas neoliberais destroçando o bem-estar russo, a serviço do dito Ocidente, como vários governos marionetes na América Latina e cia, a restauração capitalista da Rússia estaria "completa".

Em fim de setembro, Ruslan Khasbulatov destitui Yeltsin da presidência e proclama o vice-presidente, Alexander Rutskoi, como presidente interino da Rússia. Setores armados apoiaram a posição do parlamento, setores que queriam restaurar o regime soviético, parte disso ou preservar os direitos da era soviética.

Por fim, Yeltsin consegue unificar o apoio dos militares do Exército e dá ordem pro Exército russo abrir fogo contra os "revoltosos" e pôr fim ao "motim" ou levante, passando por cima do que viam pela frente.

Saldo da batalha: 147 pessoas mortos e 437 feridas, mais de dez dias de caos.

Yeltsin, o queridinho do "Ocidente" (EUA e Europa Ocidental), virou presidente absoluto na Rússia por um autogolpe (de Estado), e ninguém no dito "Ocidente" (autoridades), nunca condenou o gesto...

A quem quiser ler mais a fundo a coisa completa, confiram os links (vou colocar em português e inglês):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_constitucional_russa_de_1993
https://en.wikipedia.org/wiki/1993_Russian_constitutional_crisis

O assunto saiu no site do Breno em 2024 (curiosamente), pra que não possam alegar que "ninguém viu" a coisa... (https://operamundi.uol.com.br/pensar-a-historia/a-crise-de-1993-o-banho-de-sangue-que-garantiu-o-retorno-da-russia-ao-capitalismo). E não tinha visto esse texto, apareceu quando fui ver os demais links na busca, não tomei como referência esse último link. Mas aqui não obstruímos ou omitimos "fonte de A ou B"... aqui se "arregaça" tudo, "duela a quien duela", rs. Tem até gente com saudade "disso" (https://www.instagram.com/reel/C1GVUQOMlt8/).

Pros que acham que "traição política" é algo do "outro mundo", está em negação histórica... ao considerar que isso é "um absurdo". A quem não pegou a coisa, podem ler esse post sobre a questão na Venezuela:
https://holocausto-doc.blogspot.com/2026/01/surgimento-de-um-governo-bonapartista-na-venezuela-apos-a-traicao-nacional-venezuela-destituida-e-destruida-sabado-nasce-o-trumpismo-bolivariano-mas-ate-quando.html

E leiam as atualizações sobre a Venezuela no post 24 de Gaza, como tem atualização no post acima também:
https://holocausto-doc.blogspot.com/2026/01/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios-parte-24.html

O caso mais recente foi o comentário do representante russo na ONU finalmente alegando que Maduro foi traído na Venezuela. Não coloquei o link da RT (russa) , porque a RT foi banida de várias redes "ocidentais", e quando você coloca link da coisa pode sofrer censura, mas tem a frase dita nos links acima sobre a traição ao Maduro. Daria pra tirar um print da tela, depois vejo se é possível, só pra registro.

Andaram acusando que quem duvidava da "santidade" da Delcy Rodríguez e do pessoal que se encontra "governando" a Venezuela, que seriam "provocadores", "desinformados" e cia... "analistas de Facebook", rs. Tudo isso (tentativa de desqualificar) por que não conseguem emplacar um "delírio" (pra usar palavra bonita)? Força! rs.

Esse negócio de "mudar de regime" sequer é novo... se conseguiram fazer isso na União Soviética (URSS)...

Tá mais fácil rebater esse pessoal que os "revis" (negadores) do Holocausto, passeio no parque, rs. Colocar até música pra celebrar gol do "Fantástico" ("Faster", G. Harrison), o bom do blog é que aqui a gente pode colocar música e trechos de vídeos sem a censura do Youtube (até quando? Vai saber...).

6 comentários:

stéphano bahia disse...

Eles se esqueceram de.... Brutus, Judas, Silvério dos Reis, Quisling, Pétain, Tiso, Fatah etc.

Roberto Lucena disse...

"Eles se esqueceram de.... Brutus, Judas, Silvério dos Reis, Quisling, Pétain, Tiso, Fatah etc."

A lista de traíras políticos é extensa, é parte da história os traíras e o estrago que causam... não "entendi" (eu entendi, mas vou fingir, por um tempo, que "não entendi" o ato do Breno... rs, e até relevo a "tchurma" no entorno repetir pra "agradar" a figura... mas deveriam ter mais personalidade e assumir se não concordam, "duela a quien duela", mas é da consciência de cada um) o "gesto" do Breno, mas... como disse no dia 03 ainda, com todo mundo sob impacto do ocorrido, que deveria se dar tempo pra coisa ir "aclarando"... que a verdade aparecerá, cedo ou tarde...

Uma delas pelas ações do "novo governo" da Venezuela agradando Trump... o que é incompatível com a revolução bolivariana/chavista (Chávez não fez revolução por lá pra agradar os EUA...), com uma postura revolucionária (isso é uma situação de capitulação ou de bonapartismo) e com os interesses do próprio povo da Venezuela, pq se o governo entregar o petróleo do país aos EUA, como Trump quer, pra conter a China, Rússia e cia, os EUA não vai pagar um vintém sobre isso (o que deveria pagar, como a China compra o petróleo da Venezuela), e isso afetará as cestas pra população vulnerável no país e cia.

O parlamento e a Delcy aprovam a abertura do setor de petróleo na Venezuela (eu coloquei a atualização disso no outro post sobre a Venezuela) e o assunto é omitido, escondido por esse pessoal, ou quando é citado (por uma pessoa), tenta normalizar que "o Maduro já queria isso"... é como normalizar, naturalizar a entrega do pré-Sal aqui no país em detrimento do povo, pq o PT, governo Lula e cia não conseguiu reverter o processo.

Nem critico o Lula por isso, não tem força política pra fazer a coisa, mas o PT como partido faz um corpo bem mole sobre a coisa, PC do B, PSOL e cia... nenhum levantou bandeira sobre isso, simplesmente normalizaram a entrega feita por Temer e pelos golpistas e "vida segue".

Eu não entendo como a esquerda aqui do país acha que vai sobreviver politicamente com esse tipo de postura cínica e conivente o tempo todo... em algum momento o povo vai cobrar a "conta", mesmo com a extrema-direita à deriva.

Eu não acredito que o Lula, caso se reeleja esse ano, faça sucessor em 2030... a menos que lance um Flávio Dino (que é detestado por essa "turma do eixo" por ser do NE, por ter vindo do PC do B e cia).

Roberto Lucena disse...

O post sobre a Venezuela e atualizações nos comentários:

"Surgimento de um governo "bonapartista" na Venezuela, de traição nacional, Venezuela destituída e destruída sábado. Nasce o "trumpismo bolivariano"... mas até "quando"?..." (https://holocausto-doc.blogspot.com/2026/01/surgimento-de-um-governo-bonapartista-na-venezuela-apos-a-traicao-nacional-venezuela-destituida-e-destruida-sabado-nasce-o-trumpismo-bolivariano-mas-ate-quando.html).

Como se traição política na América Latina fosse a coisa mais "absurda" e impossível do mundo... os cubanos pagaram por isso.

A foto de "Pinocha" junto de Allende... traições... (https://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/com-apoio-de-seis-partidos-de-esquerda-allende-eleito-presidente-no-chile-9823627).
(https://litci.org/es/adonde-va-chile-revista-de-america-1973).
(https://x.com/FotosDeFatos/status/1004021294596329473).

"Que horror! Uma traição! Como pode?!"... rs.

Uma esquerda (brasileira) sem memória, sem compreensão do mundo... estamos mesmo ferrados e mal pagos... e pra não ir muito longe, Temer/Dilma aqui no país... "ah, mas Temer não é de esquerda"... não precisa ser, ele é traidor assim mesmo pq rompeu o pacto político estabelecido e entreguista.

Pior é o Breno criticando o Lula por "largar Maduro"... endossando uma versão Braddock do ataque do dia 03 de janeiro (2026) e não dando um "ai" sobre o rabinho abanando do Petro (Colômbia) com Trump, fazendo até coisa pior (o Jones e essa turma endeusavam o Petro pra "fustigar" a política do Lula, pra não admitir os erros ou ilusões com esses caras, não admitem que se equivocaram...).

E nem critico o Petro, a lógica que ele usa é a da sobrevivência, não tem um governo revolucionário na Colômbia mas precisa sobreviver politicamente, o Lula idem. Se essa "esquerda fofa" não entende o momento, estão bem ruins das "ideias" e visão do país, pq não temos "regime revolucionário" na Colômbia, Brasil e cia, o povo se equilibra no poder com o "que tem", na debilidade política dessa "esquerda de Youtube" discutindo sexo dos anjos em bolhas, com patotas.

Teve gente comentando esses dias pra mim que essa turma se comporta como "celebridades", de fato... (rs), dá vontade de rir. Eu queria ganhar na Megasena ou receber cachê gordo por algum livro e cia, não "fama" (aspas), rs.

"Má" deixa pra lá, "nível ácido" de hoje já chega, rs;

Roberto Lucena disse...

Ainda sobre "traições"... no Brasil mesmo: General Kruel traiu Jango por seis malas de dinheiro (made in USA).

"Fiesp pagou US$ 1 milhão para ajudar Golpe de 64, diz coronel" (https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/fiesp-pagou-us-1-milhao-para-ajudar-golpe-de-64-diz-coronel).

"52 anos do gope de 1964: Kruel traiu Jango por 6 malas de dólares" (https://forumverdade.ufpr.br/blog/2016/04/05/52-anos-do-gope-de-1964-kruel-traiu-jango-por-6-malas-de-dolares).

"General Amaury Kruel, amigo e apoiador do presidente deposto, teria recebido US$ 1,2 milhão para apoiar movimento golpista" (https://www.cut.org.br/noticias/coronel-afirma-que-fiesp-subornou-general-para-apoiar-golpe-contra-jango-em-1964-d43b).

Todo filho da p*** (corrompível) tem seu "preço"... é um recurso recorrente dos EUA, Israel e cia (e de muitos outros).

O Brasil, por não ter aparato de Defesa, fica à deriva assistindo os eventos no mundo...

"aparato de Defesa" se chama as próprias Forças Armadas, "leais aos EUA"... em detrimento da soberania do país e por aí vai.

Eu não menciono muito por aqui o caso daquela Avibras pq acho estranho, esquisito a inação da cúpula das Forças Armadas com isso... o que essa cúpula (almirantes, generais, brigadeiros) querem do país? Abanar rabo pra norte-americano fedorento pra sempre?

Vivem do dinheiro do Brasil, de certa ilusão do povo, pra não defender a soberania do país? Pra não defender criação de empresas de armamento de Defesa e Engenharia no país?... pra se f*der.

stéphano bahia disse...

"
"General Amaury Kruel, amigo e apoiador do presidente deposto, teria recebido US$ 1,2 milhão para apoiar movimento golpista" (https://www.cut.org.br/noticias/coronel-afirma-que-fiesp-subornou-general-para-apoiar-golpe-contra-jango-em-1964-d43b)."

pudera... com esse sobrenome tão sugestivo... Kruel... ou Cruel...

"O Brasil, por não ter aparato de Defesa, fica à deriva assistindo os eventos no mundo...

"aparato de Defesa" se chama as próprias Forças Armadas, "leais aos EUA"... em detrimento da soberania do país e por aí vai."

Por isso que as pessoas que não servem nessas "forças armadas" são dignas.
Lembra que falei que no Líbano houve deserções massivas de soldados... especialmente muçulmanos? Eles estavam descontentes com seus oficiais... servis ao Ocidente.


Roberto Lucena disse...

"pudera... com esse sobrenome tão sugestivo... Kruel... ou Cruel..."

O gal. Kruel foi muito cruel... com e sem trocadilho... o cara já fazia nos anos 60 o que uma "tchurma" anda negando agora sobre a Venezuela... e cobrou caro, 1 milhão de dólares em 1964 era muita grana, em valores de hoje seria algo em torno de 10,5 milhões de dólares (atualizando valores por inflação e cia), em reais daria a cifra de quase R$ 55 milhões de reais... muita gente diz que não "trairia" e cia... são poucos o que mandam os EUA e cia pastarem com uma cifra dessas na cara, ou em países mais coesos (e mesmo nesses a "tentação" pela traição é grande). É um recurso de guerra a tentativa de comprar gente em altos postos dos países, os EUA utilizam muito o recurso, Israel tb, mas no caso da Venezuela parece que é um "tabu" pruma determinada "tchurma", rs.

"Por isso que as pessoas que não servem nessas "forças armadas" são dignas.
Lembra que falei que no Líbano houve deserções massivas de soldados... especialmente muçulmanos? Eles estavam descontentes com seus oficiais... servis ao Ocidente."


Pior que o caso das forças armadas do Brasil é de difícil resolução, só havendo um grande evento que provoque um trauma (o 8 de janeiro de 2023 foi um) que provoque uma reformulação que parte da própria elite, por enquanto ainda não aconteceu... duvido muito que o PT/esquerda no entorno tenha capacidade/força ou queira mudar isso.

Vi algum webcomunista falando que quer bomba atômica... pra quê? Pra turma do Etchegoyen/Villas-Boas jogar no próprio país?...

Eu quero uma força armada reformulada e que defenda o país, à parte o viés político que tenha, ter bomba atômica é consequência (aparato de Defesa).

Pra mostrar o "nível baixo" de discussão nesses canais de Youtube, os caras ficam com devaneios, soluções mágicas em vez de discutir o real, o que existe ou o que é necessário, pelo menos pra em curto/médio/longo prazo preservar o país de ataques externos.

Por essas e outras que a tentativa de patotas em nos marginalizar, alienar, vai ficar só na "tentativa", ainda somos um "poço de luz" no meio de tanta discussão idiota na rede aqui no país. O aumento de views consistente mês a mês ressalta a coisa, o movimento, janeiro foi mais de 53 mil views, sem ajuda de canais, do Google e cia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...