quinta-feira, 23 de agosto de 2007

66 Perguntas e Respostas sobre o Holocausto - Pergunta 4

Traduzido por Leo Gott

4. Se Dachau estava na Alemanha e inclusive Simon Wiesenthal disse que não era um campo de extermínio,por que milhares de veteranos americanos dizem que era?

O IHR diz:

Porque depois que os aliados capturaram Dachau, chegaram milhares de soldados americanos ali e eles ensinaram que os vários edifícios eram câmaras de gás, e porque a mídia informou, ampla mas falsamente, que Dachau era um campo de "gaseamento".

Nizkor responde:

No sentido de deixar no pior estado de sofrimento milhares de pessoas e esporadicamente matar alguns, sim, Dachau foi um campo da morte.

Talvez o termo "campo de extermínio" não deveria aplicar-se a Dachau, devido a que geralmente se utiliza para referir-se AOS GRANDES CAMPOS DA POLÔNIA OCUPADA onde se realizaram gaseamentos em massa (ver Pergunta 3).

O que não se põe em dúvida é que as câmaras de gás existiram.

Os aliados capturaram um relatório enviado pelo Dr. Sigmund Rascher, de Dachau, a Himmler (ver Kogon et al., Nazi Mass Murder, 1993, p. 202):

Como você sabe, estamos construindo as mesmas instalações [câmaras de gás] no
campo de concentração de Dachau, igual a Linz [
Hartheim]. Devido a que os
"transportes não válidos" acabam de todas as maneiras em certas câmaras, me pergunto se não poderíamos experimentar alguns dos tipos de gases de combate, pois dispomos de pessoas concretas implicadas na ação. Até agora somente experimentamos com animais ou através de mortes por acidente durante a fabricação destes gases.

Devido a este parágrafo, ele classificou esta carta como "secreta".

Um jornalista americano gravou um filme em que se vê a câmara de gás muito pouco tempo depois da captura do campo, mostrando o que estava rotulado como "Brausebad" ("duchas") embora não houvesse ali nenhuma ducha.

A dúvida de que se pode provar que se usou a câmara de gás não tem sido aclarada definitivamente. Alguns historiadores dizem que não existe nenhuma dúvida: nunca se usou.

Outros dizem que ainda é um assunto aberto, baseando-se em dois testemunhos: o de um Oficial britânico chamado Payne-Best que disse que ouviu o Dr.Rascher falar de gaseamentos, e outro do Dr. Franz Blaha, que declarou sob juramento que se realizaram gaseamentos experimentais.

Para mais informações, ver Kogon et al., op. cit., pp. 202-204, e o testemunho de Blaha em Trial of the Major War Criminals, 1947, vol. V, pp. 167-199.

O Dr. Charles Larson, um expert em medicina forense, também examinou as vítimas de gaseamentos no campo, declarando que "só uns poucos prisioneiros que examinei pessoalmente em Dachau foram assassinados desta maneira".

Os negadores do Holocausto, por exemplo, só apresentam o ponto de vista segundo o qual nunca se usou a câmara de gás. Citam com freqüência uma carta escrita em 1960 pelo diretor do Institut für Zeitgeschichte (Instituto de História Contemporânea), de Munich (ver Die Zeit, 19 de agosto de 1960, p. 16):


Nenhum gaseamento em Dachau
Não gasearam nem judeus nem outros prisioneiros
em Dachau, em Bergen-Belsen e nem em Buchenwald.

A carta, por exemplo, confirma que os gaseamentos em massa aconteceram nos campos maiores. Mas os negadores do Holocausto não gostam de mencionar esta parte. Tampouco eles gostam de mencionar que, desde 1960, o Instituto tem realizado mais investigações e tem chegado a uma nova conclusão:

Agora dizem:

...se construiu uma câmara de gás [em Dachau] ... realizaram uns poucos
gaseamentos experimentais, segundo tem confirmado investigações mais
recentes.

Finalmente, a "mídia", em sua maioria, afirma os fatos reais: que Dachau foi usado para gaseamentos em uma escala muito pequena. A questão de se o termo "campo de gaseamento" é apropriado dependeria provavelmente do contexto.

Se o IHR pode apresentar uma citação em um jornal ou revista em que foi impresso algo incorreto, que apresentem.

Não será a primeira vez, nem a última, que algo foi impresso incorretamente.

Se os negadores do Holocausto crêem que os erros nos jornais ajudam a demonstrar que o Holocausto não ocorreu, estão muito equivocados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...