sexta-feira, 5 de junho de 2026

"Apenas um terço dos judeus norte-americanos dizem se identificar como sionistas". A Hasbará "rodou" nos Estados Unidos...

Essa matéria saiu em começo de fevereiro desse ano (2026) e a "turma da surdina" que "copia e cola" (sem dar os créditos) não deu a mínima (na verdade nem leram...).

Antes de prosseguir deixa eu situar a coisa, o Stephano perguntou no "Post 25" de "Gaza" sobre "a quanto ia a Hasbará" nos EUA e Europa... eu disse que faria um post comentando a questão, porque são os dois espaços onde a disputa política em relação a Israel realmente ganha maior peso (peso decisivo), não que o resto do mundo "não exista", mas a pressão "mundo afora" desagua, ganha impacto real nesses dois locais, mais nos Estados Unidos (mas tem peso grande na Europa/União Europeia também), porque se soma a voz dos descontentes nos dois locais, que é muito grande.

Até cheguei a comentar nos posts sobre o conflito (tem Post contínuo desde 2023, uma sequência, no caso) que há mais movimento político organizado anti-imperialista nos Estados Unidos e na Europa do que no Brasil... pra nossa vergonha... muito da inação, inépcia de certa "esquerda ilustrada pavoa" (a fêmea do "pavão", adjetivo atrelado à "gente vaidosa", mas eu chamaria de "exibicionistas", "individualistas", apesar de uns se declararem "socialistas"... que por não dialogar com setores amplos do país, não conseguem articular nada pralém da crítica ao sionismo/Israel em canal de Youtube e cia.

Esse é o quadro brasileiro, ou até da América Latina, apesar da maioria das pessoas reprovarem o genocídio de Gaza, o imperialismo dos EUA, Israel e cia, mas não há um "movimento organizado" (articulado) com esse teor, essas características no Brasil. Há pessoas que se posicionam nessa linha, mas não é algo organizado como há na Europa/União Europeia e Estados Unidos (com marchas volumosas de rua e pressão contínua nas esferas de poder desses países).

Mas pra não me perder, voltando ao tema inicial, alguém se declarar sionista ou "pró-Israel" nos EUA e Europa de Outubro de 2023 pra cá (quando Israel começa a matança deliberada em massa de palestinos, maioria mulheres e crianças, fora os ataques letais no Líbano, Irã, Iêmen e cia, junto com os EUA e apoiados pela Europa na "surdina", apesar das dissidências emergindo: Irlanda, Espanha...), se alguém se declara sionista ou pró-Israel nos EUA, pode sofrer constrangimento público pesado.

A maior parte da comunidade judaica dos EUA (principalmente) está rompendo com Israel (vou colocar trecho da matéria mais para baixo), e isso coloca abaixo a Hasbará (https://pt.wikipedia.org/wiki/Hasbar%C3%A1), o apoio a Israel nos EUA etc, de forma definitiva.

Também já coloquei aqui, acho que não em Post exclusivo, uma pesquisa do Pew Research Center (dos EUA) onde indicava que 60% do público adulto dos Estados Unidos rejeita Israel, o link da pesquisa (https://www.pewresearch.org/short-reads/2026/04/07/negative-views-of-israel-netanyahu-continue-to-rise-among-americans-especially-young-people).

Traduzindo os números da pesquisa em questão, e os números são maiores dependendo do espectro político (Democrata maior x Republicanos menor, mas alta), que um norte-americano hoje na casa dos 35 anos, que decidirá a vida política dos EUA não dará a mínima pra questão israelense na próxima década. O apoio a Israel é maior entre os mais velhos, que pegando as pessoas com 65 anos, em 10 anos terão 75 anos, saindo da vida política (a maior parte), e assim sucessivamente.

O resultado é devastador pra Israel do regime sionista, a ponto disso já respingar em um esporro público vazado essa semana do Presidente dos EUA (Trump) sobre Netanyahu (primeiro-ministro de Israel), onde Trump afirma que seu "colega" só não foi preso por conta dele (Trump)... algo inédito na relação "EUA-Israel"... já reflexo do conflito longo no Oriente Médio.

A quem não viu a coisa, matéria (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/03/trump-reconhece-ter-falado-com-netanyahu-de-forma-raivosa.ghtml).

Ser chamado de "louco" por Trump e não ir pra cadeia por conta dele é "fim de linha"... Netanyahu, "pede pra sair de fininho"... e se "esconde"... (conteúdo irônico, obviamente, mas...).

Mas voltando a outro ponde onde eu parei, sobre a manifestação das pessoas nos EUA a quem se declara sionista, a quanto anda a coisa. Não se trata de movimento de civis não-judeus e cia, como também boa parte da comunidade judaica nos EUA (e Europa) já rejeita Israel ou a política israelense, o "regime sionista".

O "regime" leva o termo "sionista" porque se baseia na "doutrina política" do "sionismo", movimento começado por Theodor Herzl (judeu austro-húngaro, de um país que nem existe mais, seria mais austríaco).

Ressalto isso porque há gente no Brasil que crê que quando alguém comenta usando termos que isso é "coisa de esquerdista", de "extremistas" ou coisa do tipo, pra ver o "nível" (baixo nível) político, de discussão histórica que o país vive mergulhado desde junho de 2013 com aquelas malditas "jornadas de junho", quando certa direita emergiu e provocou um revés político violento no Brasil (e em várias partes do mundo onde rolou coisa parecida com a ascensão desse tipo de extrema-direita "caricata" e pró-EUA, anti-Estado e cia).

A matéria de "apenas um terço dos judeus norte-americanos dizem se identificar como sionistas" saiu em mais de um canto, além do jornal (de viés de direita, em inglês) "The Times of Israel" (que a gente divulgou primeiro aqui, afirmo isso porque nunca vi certa turma que "comenta" esses temas de Outubro pra cá sequer mencionar a publicação e outras que a gente colocou, pelo contrário, já vi críticas, que eu já respondi o porquê uso esses meios/fontes, porque mesmo sendo uma mídia de direita, e de Israel, ainda dão notícia nesses meios por lá, com censura militar e cia, não usem como "parâmetro" a "mídia brasileira" porque é um esgoto completo em relação ao resto do mundo, até com a mídia de Israel, o Brasil não tem mídia, o que há se assemelha mais à "agências de propaganda").

A quem quiser ler a matéria e tirar suas próprias conclusões, segue só um trecho e depois os links (em inglês, mas há tradutor fácil na web do inglês pra vários idiomas, sem desculpa pra fulano e cicrano dizer que "não lê porque está em inglês", algo comum ainda no Brasil, infelizmente).

===============================================
Até mesmo a maioria dos judeus americanos que apoiam Israel não se identificam como "sionistas", revela pesquisa da JFNA

Após os eventos de 7 de outubro, a guerra em Gaza e a eleição do prefeito antissionista de Nova York, Zohran Mamdani, os judeus (norte)americanos não têm uma definição de sionismo mutuamente aceita, revelam os resultados.
Por Andrew Lapin

JTA — Apenas um terço dos judeus (norte)americanos dizem se identificar como sionistas, embora quase nove em cada dez afirmem apoiar o direito de Israel de existir como um Estado judeu e democrático, de acordo com uma nova pesquisa realizada pelas Federações Judaicas da América do Norte.

Os resultados da pesquisa revelam que os judeus (norte)americanos não possuem uma definição consensual de sionismo — aqueles que se identificam como antissionistas e aqueles que se identificam como sionistas atribuem significados bastante diferentes ao termo.

Por exemplo, cerca de 80% dos judeus antissionistas afirmam que “apoiar quaisquer ações que Israel tome” é um princípio do sionismo, enquanto apenas cerca de 15% dos que se identificam como 'sionistas' compartilham dessa crença, de acordo com a pesquisa.
==================================
A quem quiser ler a matéria completa, seguem os links:
https://www.timesofisrael.com/even-most-israel-supporting-us-jews-dont-identify-as-zionists-jfna-survey-finds/
https://www.inss.org.il/social_media/jfna-survey-finds-just-37-of-jewish-americans-identify-as-zionists/

Mas de forma resumida: o que vários judeus nos EUA interpretam como "sionismo", não bate com o que se entende por isso dentro de Israel... fora que não concordam com os massacres, genocídio, fanatismo religioso (de colonos) e cia. Basicamente isso.

Por isso que já fiz comentário crítico alertando a algumas pessoas (chamando atenção) pro fato de que nem todo mundo que declara "apoiar a existência de Israel" (fora as distorções que fazem sobre essa questão) concorda com as políticas daquele país e cia, é que existe uma confusão sobre o "país existir" e sobre como a coisa "deve funcionar" ou "ser", pralém da propaganda israelense.

Fato é que a propaganda ligada diretamente à "linha dura" de Israel foi pro ralo. Ou à "linha mole", tanto faz também. Gastam/gastaram uma fortuna pra propaganda pueril, decrépita pra nada... pudera, quem em sã consciência vai apoiar as atrocidades que Israel faz abertamente e que são denunciadas (mesmo em escala reduzida) pela "grande mídia" mundo afora?...

Vamos ver quanto "gancho" (suspensão/shadowban) a gente toma do Google com esse Post (rs), que não tem nada demais, todas as fontes são da mídia israelense...

17 comentários:

stéphano bahia disse...

Sim... sempre soube que vários judeus rejeitam o sionismo... inclusive Norman Finkelstein!
https://drive.google.com/drive/folders/12pVg9_cWBQjWcEQTeMw9q5Rk9E1G9m9C?usp=sharing Eis o livro dele... a indústria do holocausto !
ah... o bloqueio do Irã em Ormuz... em resposta ao apoio ocidental a Israel tá custando caro ao Ocidente.... imagina se a crise aumentar.

Roberto Lucena disse...

"Sim... sempre soube que vários judeus rejeitam o sionismo... inclusive Norman Finkelstein!
https://drive.google.com/drive/folders/12pVg9_cWBQjWcEQTeMw9q5Rk9E1G9m9C?usp=sharing Eis o livro dele... a indústria do holocausto !
ah... o bloqueio do Irã em Ormuz... em resposta ao apoio ocidental a Israel tá custando caro ao Ocidente.... imagina se a crise aumentar."


Falando em Finkelstein, vale a pena assistir a entrevista dele ao Breno (olhaí, elogio... rs, depois vou colocar em destaque a entrevista no post de Gaza 26, tirar o Breno do "castigo do milho", milho de Gulag, direto da Sibéria, hahahaha).

Eu li esse livro em PDF (obrigado por compartilhar), é um livro curto mas importante (conforme tb cita o Raul Hilberg, primeiro historiador que sistematizou o Holocausto ou genocídio da 2aGM, o Finkelstein cita o Hilberg na entrevista pro Breno...), tem nova edição desse livro agora.

E por que li em PDF? Preço... e escassez. Esse livro foi sendo removido do mercado brasileiro por pressão política (muito provavelmente, 99% de certeza), lançaram na década de 2000, quem comprou, comprou, quem não comprou não comprava mais (a não ser que quisesse pagar 700 contos, estavam vendendo por esse absurdo, quem quiser checar https://www.estantevirtual.com.br/busca/a-ind%C3%BAstria-do-holocausto, da última vez que eu tinha visto antes dessa tinha exemplar a mais de 700, e era único ou só tinha dois...), agora como relançaram o livro, apareceu um monte de exemplar da primeira edição só que com preço abusivo ainda.

A entrevista do Hilberg que citei não sei onde foi parar (deve estar nos rascunhos do blog), pq o IG (portal) removeu as 3 entrevistas, só apareceu a do Finkelstein, dos posts mais antigos do blog (de 2007... vai fazer 19 anos... (https://holocausto-doc.blogspot.com/2008/10/entrevista-com-norman-finkelstein-autor.html).

E qual o problema desse sumiço das entrevistas no IG: não consegui resgatar a cópia via archive. org, pelo menos não na época que dei um "trato" nessa série. Se eu localizar as cópias nos rascunhos eu republico, mesmo a entrevista criticando o Finkelstein, faz parte do acervo, do retrato da época, do período.

Roberto Lucena disse...

A entrevista que sobrou, único post da Lise (vou salvar pro povo não "mudar de ideia" e remover, rs), entrevista dele na (ou no) Logos, traduzida (acho que foi a Lise que traduziu, chutando, mas quase certeza): (https://holocausto-doc.blogspot.com/2007/08/entrevista-com-raul-hilberg_24.html).

O Finkelstein cita na entrevista do Breno a crítica do Omer Bartov (historiador, era sionista), que afirma que há genocídio em Gaza e lançou livro sobre o "porquê do fiasco israelense", "O que deu errado?", a quem quiser ler review (em português): (https://www.monitordooriente.com/20260505-israel-o-que-deu-errado-entrevista-do-escritor-omer-bartov-a-mohammad-farhan-sobre-seu-livro-e-o-genocidio-na-palestina/).

Que o Bartov desceu a chinelada no NY Times sobre o livro do Finkelstein, e aconteceu, eu me lembro disso na época, rs. Só saia chinelada (sobre o Finkelstein), o que serve tb pra ilustrar o período, a discussão sobre Israel, nazismo, Holocausto e cia tinha outra conotação na década de 2000, foi o último suspiro dos sopros de memória da 2aGM, até começar a década de 2010/2011 e o mundo ficar de cabeça pra baixo com essa Alt-Right dos EUA, revoluções coloridas, Trump/Banon/Olavo de Carvalho, ascensão chinesa etc.

Roberto Lucena disse...

"ah... o bloqueio do Irã em Ormuz... em resposta ao apoio ocidental a Israel tá custando caro ao Ocidente.... imagina se a crise aumentar."

Vai aumentar... não há desfecho pra crise sem os EUA saírem da guerra, e os EUA não podem sair da guerra por conta da questão israelense, não podem ou temem sair e largar de vez a "mão de Israel" e sofrerem represália do lobby israelense nos EUA (se voltando contra Trump).

O "Mr. Laranjão" entrou numa sinuca de bico histórica, onde a saída melhor vai se mostrar sendo largar a mão de Israel, por mais absurdo que ainda pareça pra muitos. Ou vão encarar o Irã com bomba atômica e lançar o mundo no caos completo?...

Lancei a questão pq não estou fazendo "afirmação" e sim colocando as coisas como estão (no patamar que se encontram).

Se Trump largar Israel, as elites do lobby sionista nos EUA terão que remover Netanyahu do poder e fazer algum acordo de paz mais pesado, mesmo que não resolvam por completo a questão palestina, o que continuará sendo pivô do conflito no local. A não ser que a elite ianque force essa turma a ceder e "ai".

Mas já comentei isso aqui nos posts de Gaza (vou reproduzir isso lá), que podem largar os anéis pra preservar os dedos da mão, acatarem a ideia de "dois estados" pra tentar salvar, preservar o que sobrar de Israel sob tacão sionista (ideologia/movimento). A crise em torno da Palestina vai adentrar a próxima década.

Aviso isso pq tem gente que acha que isso vai acabar amanhã, e vai ter criança nascida em 2023 fazendo 10 anos em 2033 e ainda a resolução pode estar a caminho (a não ser que aconteça algo brusco daqui pra 2030 e antecipe algo).

stéphano bahia disse...

Notícias boas ! O pessoal tá revoltado contra a palhaçada identitária (Woke)
https://www.youtube.com/watch?v=oKuojTlaF0A
https://www.youtube.com/watch?v=tJzngvwiERc
https://www.youtube.com/watch?v=98OcplACcyo
https://www.youtube.com/watch?v=wnhJ9z4lCqs
https://www.youtube.com/watch?v=RGVl_hcIvA4

Adendo... morreu a santa do pau oco... a pseudoheroína Marjane Satrapi... que compôs o gibi .... Persépolis... ela... caricaturou o país de origem dela...o Irã... e era bajulada pela oligarquia ocidental e sionista !
https://x.com/dayumaEc/status/2063316817406255563
https://x.com/dayumaEc/status/2062922406142808579
https://x.com/dayumaEc/status/2062970686209966555
https://x.com/dayumaEc/status/2063569489506005176
https://x.com/IIFBS_/status/2062778946756792681
https://x.com/aqolizadeh/status/2062919965456633979

Curioso que essa santinha nunca disse nada contra os crimes da Arábia Saudita ou Emirados... ah... mas como são teocracias islâmicas "amigas" dos EUA e de Israel... tá "liberado".. né
https://x.com/francediplo/status/2062562807854285157
Olha quem chorou a morte dela... o regime francês... Não preciso dizer + nada!

https://x.com/zei_squirrel/status/2063134842833731633
Satrapi demonizou Melenchon em 2024.... o acusou de esquerdista radical.... de antissemita por ser "aliado do Hamas"... e ser aliados de "ditadores" sul-americanos como Chávez.... paradoxalmente Hugo faleceu em 2013...

https://x.com/Maq_one/status/2063655674039648432
https://www.nobelpeaceprize.org/iran-burning-for-democracy/marjane-satrapi
https://www.youtube.com/watch?v=LBtXQDBwrFk
Sátrapa foi lacrar no Prêmio Ignóbil ops... Nobel.... em 2023...
Ela vomitou islamofobia, preconceito, identitarismo (woke)... disse que um Irã "democrático" debilita a Rússia, Hamas... e disse que a República Islâmica tá "morta"... (pois bem... O Irã hoje mete o cacete em Israel... e quem tá morta (de raiva... de ódio)... é ela)...
Sátrapa... ops Satrapi é filha da oligarquia iraniana enxotada pela Revolução em 1979... a mesma que apoiou a queda de Mossadegh em 1953 (uma espécie de "Allende" iraniano).
Se a revolução de 1979 tivesse colocado no poder a nova versão de Mossadegh.... Sátrapa estaria o acusando de comunista, populista, tirano etc.
Se o Brasil tivesse uma revolução... tenha certeza que vários "dissidentes" estilo Satrapi e Corina estariam ganhando o Nobel... a mídia ocidental etc...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mohammed_Mossadegh

stéphano bahia disse...

Adendo....Sátrapa vomitou raiva contra Melenchon por que o partido dele... o LFI derrotou o RN (partido de Marine Le Pen) na França. Eis a ironia... muitos sionistas... que malhavam a família Le Pen... e o partido desta... são aliados hoje... lembremos aqui no Brasil... da conivência da CONIB... Hebraica com Bolsonaro...apesar de todas as suas declarações....infames....

stéphano bahia disse...

Notícias boas ! O pessoal tá revoltado contra a palhaçada identitária (Woke)
https://www.youtube.com/watch?v=oKuojTlaF0A
https://www.youtube.com/watch?v=tJzngvwiERc
https://www.youtube.com/watch?v=98OcplACcyo
https://www.youtube.com/watch?v=wnhJ9z4lCqs
https://www.youtube.com/watch?v=RGVl_hcIvA4

Adendo... morreu a santa do pau oco... a pseudoheroína Marjane Satrapi... que compôs o gibi .... Persépolis... ela... caricaturou o país de origem dela...o Irã... e era bajulada pela oligarquia ocidental e sionista !
https://x.com/dayumaEc/status/2063316817406255563
https://x.com/dayumaEc/status/2062922406142808579
https://x.com/dayumaEc/status/2062970686209966555
https://x.com/dayumaEc/status/2063569489506005176
https://x.com/IIFBS_/status/2062778946756792681
https://x.com/aqolizadeh/status/2062919965456633979

Curioso que essa santinha nunca disse nada contra os crimes da Arábia Saudita ou Emirados... ah... mas como são teocracias islâmicas "amigas" dos EUA e de Israel... tá "liberado".. né
https://x.com/francediplo/status/2062562807854285157
Olha quem chorou a morte dela... o regime francês... Não preciso dizer + nada!

https://x.com/zei_squirrel/status/2063134842833731633
Satrapi demonizou Melenchon em 2024.... o acusou de esquerdista radical.... de antissemita por ser "aliado do Hamas"... e ser aliados de "ditadores" sul-americanos como Chávez.... paradoxalmente Hugo faleceu em 2013...

https://x.com/Maq_one/status/2063655674039648432
https://www.nobelpeaceprize.org/iran-burning-for-democracy/marjane-satrapi
https://www.youtube.com/watch?v=LBtXQDBwrFk
Sátrapa foi lacrar no Prêmio Ignóbil ops... Nobel.... em 2023...
Ela vomitou islamofobia, preconceito, identitarismo (woke)... disse que um Irã "democrático" debilita a Rússia, Hamas... e disse que a República Islâmica tá "morta"... (pois bem... O Irã hoje mete o cacete em Israel... e quem tá morta (de raiva... de ódio)... é ela)...
Sátrapa... ops Satrapi é filha da oligarquia iraniana enxotada pela Revolução em 1979... a mesma que apoiou a queda de Mossadegh em 1953 (uma espécie de "Allende" iraniano).
Se a revolução de 1979 tivesse colocado no poder a nova versão de Mossadegh.... Sátrapa estaria o acusando de comunista, populista, tirano etc.
Se o Brasil tivesse uma revolução... tenha certeza que vários "dissidentes" estilo Satrapi e Corina estariam ganhando o Nobel... a mídia ocidental etc...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mohammed_Mossadegh

Roberto Lucena disse...

"Notícias boas ! O pessoal tá revoltado contra a palhaçada identitária (Woke)
https://www.youtube.com/watch?v=oKuojTlaF0A
https://www.youtube.com/watch?v=tJzngvwiERc
https://www.youtube.com/watch?v=98OcplACcyo
https://www.youtube.com/watch?v=wnhJ9z4lCqs
https://www.youtube.com/watch?v=RGVl_hcIvA4"


"Calma", que cabe todo mundo, rs. Vou colocar mais de dois vídeos no Post de Gaza 26, não deu tempo de mexer, vou colocar o do Breno (saindo do castigo do milho siberiano, hahaha), vou colocar um dos links acima, vou procurar um quarto vídeo, só costumava colocar 2 vídeos mas vai ficar com 4 dessa vez.

E me surpreendeu ver movimento negro do país se pronunciando contra Israel... largando o "identitarismo" (wokeism)... o "colorismo cloroquina" de uma tchurma que avacalha a imagem da universidade pública no país.

Eu não gosto da avaliação (pobre) que o PCO faz sobre isso (até pq o PCO só descobriu o problema lendo discussão de grupo de esquerda anos atrás... muito tempo atrás e virou muleta dos caras), mas... o que tenho ainda visto dessa claque identitária, essa turma é mais próxima do fascismo do que imaginam... a palavra maldita ("fascismo")... fascista é fissurado, neurótico com "questão de raça" ("racializando" tudo, não pra entender problema de racismo mas pra recolocar algum grupo específico em destaque ou importar classificação dos EUA pro Brasil pra nos subordinar culturalmente aos EUA), essa turma é mais próxima do bolsonarismo do que se imagina...

Muita gente confunde, cinicamente e escrotamente, direitos de minorias e cia com "discurso de identitário", identitário nunca defendeu minoria alguma, são patotas repetindo discurso made in USA racial no Brasil pra nos avacalhar como país, como se o Brasil não tivesse definição disso e não pudesse discutir o problema e sim obedecer a Metrópole ao Norte, é uma forma de controle social o discurso dessa turma, controle político.

Esquerda do país deve defender os grupos vulneráveis mas não tolerar claque "made in USA" dentro da esquerda, importando discurso fútil, cretino dos Estados Unidos sobre esses temas. O termo mais proeminente que tenho ouvido nos últimos meses dessa turma é "colorismo", chegaram ao ponto dessa futilidade. Criam discussões falsas, polêmicas falsas, "todo mundo" (quando são eles mesmos que inventam a coisa). Isso tem que ser desmascarado, e não apenas virar chavão na boca do PCO, até pq essa sigla é mal vista na totalidade do país, tirando alguma claque que escuta esses caras nessas "mídias progressistas", fora dessas panelas pouca gente "liga" pro PCO e cia... deveriam se ater a isso.

Até pq essas mídias criaram problemas como os webcomunistas (Jones e cia) e hoje chiam com as "crias"...

Por sinal, o "turista pernambucano" tá quase celebrando a "queda" de Campos... ele pelo visto não quer se eleger mesmo (novidade, rs), ele acha que vai se eleger com a bolso-Lyra se reelegendo?... a única chance dele seria o Campos virar e eleger os dois senadores (o Lula teria que fazer campanha pra Campos, a menos que queira sofrer impeachment perdendo dois senadores, governador puxa eleição pro senado em PE e na maioria dos estados...), se o Jones moderasse o tom, mas continua com o canal dele (ou "puxadinho do ICL? hahahaha) batendo no PT/Lula todo dia.

Moreira, quer contribuir pro país e reeleger o Lula? Dá um "jeito" nesse puxadinho "docês" aí, "veio"... já que o PT não tem iniciativa de nada, a gente faz o "apelo" pro bom senso da turma graúda.

Roberto Lucena disse...

"Curioso que essa santinha nunca disse nada contra os crimes da Arábia Saudita ou Emirados... ah... mas como são teocracias islâmicas "amigas" dos EUA e de Israel... tá "liberado".. né
https://x.com/francediplo/status/2062562807854285157
Olha quem chorou a morte dela... o regime francês... Não preciso dizer + nada!"


Só sei da figura pq vi vídeo de "Macroneta" (Macron+Maria Antonieta) "lamentando a morte" da figura, e lembro vagamente do título desse "livro" (anime), pq difundiam muito isso e nome de filme (além do nome da cidade conhecida, Império Persa), difundiam muito esses livros junto de outros ideólogos demonizando o Islã, Oriente Médio e cia na guerra dos EUA invadindo o Iraque e Afeganistão. O Irã seria a "cereja do bolo", que pelo visto o "Uncle Sam" vai ficar sem comer... fora que a "cereja" tá descendo o "cacete" (porrete) sem dó nos EUA e Israel, à parte os canais pró-OTAN (discurso) dizerem sempre o inverso (e ainda chamam o resto de torcida, hahahaha). Esse pessoal tá há quase 3 anos tomando caldo anunciando vitória dos EUA a todo instante e o conflito segue. Como se as populações nativas fossem sair do local e ceder o espaço pra Israel e EUA recolonizarem tudo... (quem quer ir prali vindos da Europa e EUA?...).

Pelo menos no Orkut não havia tanto "ruído" pra cobrir esses eventos...

"https://x.com/zei_squirrel/status/2063134842833731633
Satrapi demonizou Melenchon em 2024.... o acusou de esquerdista radical.... de antissemita por ser "aliado do Hamas"... e ser aliados de "ditadores" sul-americanos como Chávez.... paradoxalmente Hugo faleceu em 2013...

https://x.com/Maq_one/status/2063655674039648432
https://www.nobelpeaceprize.org/iran-burning-for-democracy/marjane-satrapi
https://www.youtube.com/watch?v=LBtXQDBwrFk
Sátrapa foi lacrar no Prêmio Ignóbil ops... Nobel.... em 2023...
Ela vomitou islamofobia, preconceito, identitarismo (woke)... disse que um Irã "democrático" debilita a Rússia, Hamas... e disse que a República Islâmica tá "morta"... (pois bem... O Irã hoje mete o cacete em Israel... e quem tá morta (de raiva... de ódio)... é ela)...
Sátrapa... ops Satrapi é filha da oligarquia iraniana enxotada pela Revolução em 1979... a mesma que apoiou a queda de Mossadegh em 1953 (uma espécie de "Allende" iraniano).
Se a revolução de 1979 tivesse colocado no poder a nova versão de Mossadegh.... Sátrapa estaria o acusando de comunista, populista, tirano etc.
Se o Brasil tivesse uma revolução... tenha certeza que vários "dissidentes" estilo Satrapi e Corina estariam ganhando o Nobel... a mídia ocidental etc...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mohammed_Mossadegh"


O comentário mais pertinente sobre ela é o último, pq ninguém é obrigado a gostar de religião A, B ou C mas no caso dela não se tratava de "gosto" e sim discurso enviesado dando suporte a potências pra atacar esses países, ela não era "analfa" e sabia do que estava fazendo.

E é comum a Europa Ocidental e EUA adotarem essas figuras pra atacarem os países, veja os guzanos de Cuba nos EUA... não tem "terrorismo islâmico" em Cuba e cia, mas atacam do mesmo jeito, inventam sempre algum discurso pra fazê-lo.

No Brasil já rola isso sem revolução... o PT/Lula, com todos os problemas possíveis, é o mais próximo de alguma redistribuição e reforma no país e recebe ataque de todos os lados, pq isso colocaria o país em algum momento em situação de uma mudança maior, mas não por figuras pequenas como o Jones, webcomunists, Nildo Ouriques e essa turma ilustrada da USP (ou do "uspismo ideológico" colonial, inventei termo agora, podem copiar seus "coxinhas de panelinhas") que o Breno entrevista pra ficar com ladainha de "reformismo fraco" e tolices pq não têm o que dizer/acrescentar ao país, além de pedantismo e falta de visão histórica.

Roberto Lucena disse...

Essas discussões deviam ficar no Post de Gaza, vou puxar aquilo pra cima. Em todo caso, falando da Arábia Saudita, crimes e cia, lembrou-me da foto selfie do Macron com o Bin Salman, vou colocar aquilo no logo do blog com as imagens de Trump, hahahaha. Fui procurar a foto pelo Google e pra achar... é complicado... sorte que eu tinha uma "cópia", rs.

Roberto Lucena disse...

O Macron e cia se preocupam com "crimes", tiranias e cia? Por que ele tira selfie com o Bin Salman na França? rs. Essa turma é um poço de cinismo, nem escondem mais coisa alguma por trás desse discurso palhaço visando alguns países.

stéphano bahia disse...

Outra hipocrisia... é ver os sionistas flertando com a extrema-direita com histórico de judeofobia.... Bolsonaro, Trump, Marine Le Pen etc... décadas atrás.. eles flertavam com a esquerda falsa...

Roberto Lucena disse...

"Outra hipocrisia... é ver os sionistas flertando com a extrema-direita com histórico de judeofobia.... Bolsonaro, Trump, Marine Le Pen etc... décadas atrás.. eles flertavam com a esquerda falsa..."

Normal... do ponto de vista do sionismo... o projeto de colonização implica em forçar judeus a saírem da Europa, EUA e cia... então se bandos desse tipo (políticos), antissemitas históricos, mudarem de tom "sobre Israel", passam a ser aceitos, tolerados... não é a 1a vez que fazem isso...

Mas sobre a esquerda, até os anos 2000 a questão palestina tinha problemas sérios de articulação, discurso e até apoio de grupos de esquerda, ao contrário do que uma turma vem pregando aqui no pais.

No começo dessa "perna" do conflito (retomada) em outubro de 2023 eu vi gente de "canal ilustrado" (tou evitando citar o nome pq daria problema, e a gente tem que catar os vídeos, que não é fácil, por isso que "Lives" se tornam tão descartáveis) falando ainda de Kibutz ignorando isso aqui (https://holocausto-doc.blogspot.com/2026/05/colonizando-e-conquistando-terras-com-os-kibutzim-o-sonho-socialista-propaganda-de-israel-pro-mundo-sem-mascara-lider-de-kibutz-confirma-papel-do-movimento-no-apartheid-israelense.html).

E nunca se corrigiram do que disseram, apenas mudaram de "posição" sem o famoso "mea culpa"... mas "tudo bem, deixa pra lá", é só pra registrar mesmo, constar pq depois essa mesma turma fica negando que fizeram isso e fizeram...

Israel tinha bom apelo na esquerda dita "Ocidental" até bem pouco tempo atrás, anos 80, 90... não havia tanta unanimidade sobre a questão palestina nessa "banda do Globo".

stéphano bahia disse...

https://x.com/dayumaEc/status/2066570618170958211
O acordo entre o Irã e EUA.

Roberto Lucena disse...

Pra não deixar no vácuo, vou comentar depois (com calma). Tá difícil até de "respirar" esses dias, rs. O "Vozinha" (Cabo Verde) fechou o gol... saudações do "comunidade lusófona" no mundo à Cabo Verde na Copa (apesar da triste Copa protagonizada pelos EUA, Trump e a FIFA como máfia).

Roberto Lucena disse...

Vou repassar o link pro post de Gaza, pensei que o link tava lá, o post tá no topo, essas discussões sobre OM se perdem nesses posts, lá fica tudo junto em um post só. Tá difícil de atualizar a questão, mas tem sido engraçado ver alguns comentários (hahahaha).

Roberto Lucena disse...

Comentei lá, mas me lembrei de uma matéria que me passaram hoje... pros que acham que a "paz" vai rolar no Oriente Médio... ainda é "cedo"... (infelizmente).

Post de Gaza parte 26 (https://holocausto-doc.blogspot.com/2026/06/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios-parte-26.html).