sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Terceiro Reich no poder", Richard J. Evans

Planeta lança segundo volume da trilogia O Terceiro Reich

(Foto) Invasão de tropa nazista ao gueto de Varsóvia

Essa dica é para os amantes de história. O Terceiro Reich no poder, segundo volume da trilogia do historiador Richard J. Evans sobre o nazismo, já está disponível nas livrarias, em publicação no Brasil pela Editora Planeta. A obra é um compêndio de 1024 páginas, que combina narrativa, descrição e análise dos acontecimentos que consolidaram a ditadura de Hitler, entre 1933 e 1939, no período anterior à II Guerra Mundial. Embora dê sequência ao primeiro livro – A chegada do Terceiro Reich – , pode ser lido de forma independente, mesmo por quem não conhece a obra anterior, mas tem interesse específico nas questões políticas do nazismo.

O livro mostra como Hitler manipulou diversos setores da polícia e do exército até chegar ao cargo de chanceler, transformando a Alemanha em um estado de partido único, direcionado quase que exclusivamente para a guerra e o ódio racial. Em pouco tempo, muitos direitos individuais foram suprimidos, assim como leis até então estabelecidas. Entraram em vigor novas legislações, feitas para legitimar a execução de inimigos, principalmente comunistas e sociais-democratas, num primeiro momento, e posteriormente, judeus, ciganos, negros e homossexuais.

A criteriosa pesquisa de Evans resgata até as piadas políticas que se fazia na época sobre o regime nazista. Não deixa ainda de focar na propaganda nazista por meio das artes, do cinema, da literatura, dos jornais e principalmente do rádio. O autor detalha também as brigas internas pelo poder dentro do Partido Nazi, o sufocamento da Igreja Católica e a campanha de acusações de crimes sexuais cometidos por seus integrantes; além da influência da política nazista na educação escolar, o declínio da ciência com a fuga de cientistas dos países dominadmos e a gradual escassez de matérias-primas.

Uma parte importante da obra é dedicada a explicar o ódio dos nazistas pelos judeus e a inclemente perseguição que culminaria no Holocausto.

Quem é – Richard J. Evans é um dos mais destacados especialistas em história da Alemanha na contemporaneidade. Nasceu em Londres, em 1947. Foi professor de história na Universidade Columbia e na Universidade de Londres e atualmente leciona história moderna em Cambridge. Embora tenha vasta bibliografia e importantes prêmios literários e acadêmicos, A Trologia do Terceiro Reich é a primeira obra publicada em português.

Ficha Técnica:
Livro: O Terceiro Reich no poder – segundo volume da trilogia de O Terceiro Reich
Autor: Richard J. Evans
Editora Planeta; 1024 páginas

Fonte: ATarde online
http://literatura.atarde.com.br/?p=798

2 comentários:

Daniel Moratori disse...

Achei meio salgado o preço, mas pela quantidade de pagina até que vale a pena.

Roberto disse...

Daniel, de fato o preço é salgado mas se for levar aquele "Ascensão e Queda do III Reich" como parâmetro, até que esse saiu em conta. Lembrando que são três livros, só lançaram dois em português faltando obviamente o último.

Eu tenho os arquivos dessa trilogia em espanhol. Finalmente estão lançando livros de peso sobre o tema(de historiadores) no mercado brasileiro e deixando um pouco de lado aqueles lançamentos de memórias e afins.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...