domingo, 9 de novembro de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 23)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 23 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 23. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 24.10.2025 (Atualização: ).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

63 comentários:

Roberto Lucena disse...

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários - Parte 22" Comentários Parte 22 (https://www.blogger.com/comment/fullpage/post/936216226993954018/7637370846806540194).

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários - Parte 01" Comentários Parte 01 (https://www.blogger.com/comment.g?blogID=936216226993954018&postID=5765950412627811307&page=1&token=1699670922322).

A discussão começa aqui (o acompanhamento da chacina em Gaza): "Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/para-entender-o-conflito-israel-livros-bibliografia-oriente-medio-atualizacao-2023.html).

"Conhece os "novos historiadores israelenses?" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/11/o-movimento-que-destruiu-a-imagem-e-discurso-positivos-que-mascaravam-o-apartheid-e-colonialismo-de-israel-conhece-os-novos-historiadores-israelenses.html).

===============
Complemento deste 1o comentário

"Na verdade a discussão começa nesse post aqui da fome no Reino Unido: "11 milhões de britânicos encararam fome em 2022". A extrema-direita cresce em cima dessas coisas (destruição do bem-estar social), financiada e organizada por frações das elites" (https://www.blogger.com/comment.g?blogID=936216226993954018&postID=8683819804838296078).

Roberto Lucena disse...

A quem puder ajudar, post sobre o Pirulla, colocarei o Pix aqui (pra doação) mas podem conferir o Pix no canal "Os três elementos", consta na descrição, pra conferirem:

"A quem puder ajudar, PIX do Pirulla" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/05/a-quem-puder-ajudar-pix-do-pirulla.html).

Na verdade o Pix mudou pra esse site "Vakinha", segue o link (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pirulla), consta no canal dele (a quem quiser checar). Não sou chegado (pessoalmente) nesses sites de "arrecadação" (acho uma conta Pix mais simples, e não tem taxa), mas é o que disponibilizaram, a quem puder doar.

Roberto Lucena disse...

Compartilhar esses vídeos aqui, têm a ver com o momento atual... corte do Richard Wollf (prof. marxista dos EUA) sobre o "mito da dominância europeia global", em inglês, a quem só lê português/espanhol ative a legenda (https://www.youtube.com/watch?v=dcMhoMc7ifA).

Esse vídeo é sobre a Fundação Hind Rajab, que "identifica soldados israelenses responsáveis ​​pela morte de crianças e insta o TPI a processar essas tropas israelenses". Pros que acham que todo mundo vai sair impune... no que der pra catalogarem, registrar, vai ter gente indo em cana se pisar fora de Israel, os cabeças do governo Netanyahu idem. Deveriam começar a estender essa coisa pros grupos/entidades que deram suporte ao governo israelense no genocídio ("Hind Rajab Foundation names soldiers behind child’s death and urges ICC to prosecute Israeli troops" https://www.youtube.com/watch?v=hoA_I4bJHj4).

"Mas a gente quer brincar de genocídio"... vamos ver se quando começarem a prender em escala se vão ficar tão "valentes" assim...

"Mas isso não acontecerá"... ("Dois israelenses são detidos em festival de música na Bélgica após denúncias de crimes de guerra cometidos em Gaza" https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/07/21/dois-israelenses-sao-detidos-em-festival-de-musica-na-belgica-apos-denuncias-de-crimes-de-guerra-cometidos-em-gaza.ghtml).

E houve pedido de prisão de um no Brasil, e a Globo sempre sendo a escrota Rede Globo, "supostos crimes"... jornalixo de guerra, mas vamos ao que importa, isso foi no Brasil, sorte dele que o clima no país ainda não é de "caça às bruxas" com a coisa, mas o Brasil sempre segue a "tendência" de fora, em algum momento "Soldado israelense deixa o Brasil após ser alvo da Justiça brasileira por supostos crimes de guerra" (https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/01/05/embaixada-de-israel-retira-do-brasil-soldado-investigado-por-possiveis-crimes-de-guerra-em-gaza.ghtml).

Ação no Brasil da mesma Fundação dos primeiros links, sediada na Bélgica.

Por isso que é importante registrar o que se passa, pra quem ler no futuro conseguir entender o que se passou de 2023 pra cá, dentro do possível (os canais de fora têm mais registros, obviamente, e vão catalogar tudo).

stéphano bahia disse...

E o pior... se no exterior começarem a justiçar israelenses.... Vigilantismo....

Roberto Lucena disse...

"E o pior... se no exterior começarem a justiçar israelenses.... Vigilantismo...."

Acredito que só ocorra em caso extremo, e mais de provocação, como aqueles vídeos na Ásia de turista israelense "marrento" tumultuando o lugar e tomando cacete da "moçada" no local, pq o genocídio em curso (e o "day after", a memória não vai passar tão cedo...) vai estimular o ódio a israelenses ou gente associada a sionismo (bandeira etc), como os alemães sofreram estigmatização no pós-2aGM, por décadas a fio.

Anos 80 ainda rolava estigmatização de alemães, só no evento da Reunificação da Alemanha (1990) e fim da URSS começou a haver uma abrandada na coisa, no arrefecimento da memória da 2aGM, razão pela qual a choradeira dos "revis" no Orkut beirava o ridículo, a choro de viúva do nazismo mesmo, de Hitler, querendo aplicar algo do tipo aqui no país.

Não sei nem pq essa turma se opõe tanto assim a Israel... (por conta do ranço sobre "coisa de judeus", pq tirando isso iriam dar beijo de língua nas chacinas israelenses). Apesar de que o sionismo recebeu apoio forte dos dois espectros nos EUA por décadas a fio, e ainda recebe, à parte o racha na base trumpista sobre a relação dos EUA com Israel... cobrando um afastamento, distanciamento, pela primeira vez desde os anos 60.

Roberto Lucena disse...

Mas se essa turma tiver algum juízo, coisa que eu duvido (sobre a maioria...), não vão ficar ostentando aquela bandeira israelense pelos cantos, em turismo... aquela bandeira é suja de sangue de crianças, mulheres, mulheres grávidas e cia... é uma bandeira estigmatizada que vai adquirir a mesma conotação de bandeiras malditas do mundo...

Só que os afrinakers alienados arrogantes carregavam a bandeira da África do Sul do apartheid e era hostilizados onde iam, até pararem, entenderem que não eram bem-vindos, que o mundo não os aceitava mais até o apartheid ruir e trocarem a bandeira da África do Sul (pela atual).

Roberto Lucena disse...

Mais vídeo, Richard Wolff sobre o que norte-americanos pensam de Mao Zedung... e de norte-americanos "educados" (ilustrados)... que não conhecem nada, pode puxar a coisa pro Brasil, a "turma ilustrada" no Brasil vai na mesma linha, fora o preconceito com quase tudo de fora do "quintal" deles e da propaganda norte-americana: "What Americans Think About Mao? | Richard Wolff" https://www.youtube.com/shorts/4cmXBHLq-eU).

Richard Wolff é prof. marxista dos EUA... "idêntico" às "peças raras" que eu vejo aqui no Brasil... (conteúdo irônico)... o marxismo universitário brasileiro é tão "ilustrado" que considera o resto do mundo uma "sub-raça", só que não é chamado pra "festa" em lugar algum (não possui prestígio...).

E um vídeo que a turma "russófila" (tem gente boa, mas que deveriam adotar mais cautela com a questão russa) aqui no Brasil, que reproduz certas propagandas, não vai gostar... pq eu concordo com o Mearsheimer sobre a Rússia na Ucrânia, que a Rússia não vai conquistar a Ucrânia, se conseguir algo, é manter o que pegou e olhe lá... pq a mídia europeia e cia fica insuflando que a Rússia quer invadir o Leste europeu e cia... e não possuem capacidade militar disso. O vídeo: (https://www.youtube.com/shorts/Zz26QBZyLps).

O que já ficou evidente na queda do Assad na Síria, por isso que eu tenho cautela com essa "ajuda" russa na Venezuela, em que pese que confio que os venezuelanos irão se defender do país problemático imperialista do Norte, à parte da Rússia e de certa propaganda russófila.

Esse pessoal quando reproduz essa propaganda no Brasil e cia está alimentando as paranoias europeias com a guerra, e nesse ponto eu discordo do Wolff sobre a questão europeia no sentido de que a mesma está "morta"... o bem-estar até pode estar, mas a veia belicista está rebrotando e isso é um problema.

Vejo muito canal no país reproduzindo conflito na Ucrânia como jogo, a coisa é mais séria que isso.

Quem tem noção sobre o passado europeu, duas guerras mundiais, guerras napoleônicas e cia coloca as barbas de molho. Os EUA estão atiçando esse instinto tribal de novo na Europa, quem está se beneficiando da guerra são os Estados Unidos, é o verdadeiro vitorioso do conflito ucraniano, pq tá ferrando a União Europeia e consumindo a Rússia.

Mas a gente é rotulado como "torcida", "outsiders" etc, mas não seguimos propaganda, eu não sigo.

Roberto Lucena disse...

Se eu colocasse aqui (se eu achar, rs) um vídeo do Richard Wolff falando da Rússia e da China, a turma mais simpática a Putin (não é nem russofilia) iria surtar, de que a Rússia é uma "coisinha assim", não é rival dos EUA, quem é o rival de fato dos EUA são a China...

Algo "meio" óbvio... ou bem óbvio... o colosso a fazer tremer o Tio Sam se chama República Popular da China, a Rússia tem força militar (limitada), mas em economia, a economia russa era (ou ainda é) menos diversa que a do Brasil... povo deveria avaliar as questões globais pelo prisma econômico e não só bélico/militar.

Me preocupa certo discurso rolando em alguns canais traçando esses embates como se fossem "joguinhos"... e depois a gente é que é "torcida" (rs).

A "torcida lúcida", rs. Sem querer ser chato, há muito tempo que a gente fura bolha de meio mundo de canal de Youtube e cia, rs. Ficam com cara feia, torcendo nariz e cia, mas a caravana passa...

Se é que dá pra chamar a coisa assim pq estamos registrando a história do tempo presente e não em "disputinha" ridícula que algumas figuras ficam idealizando na cabeça e que a gente sempre ironiza. Até pq, esse povo acha que o povo passou a acompanhar conflitos e cia de 2 anos pra cá, e que isso se resume a cabeças nas universidades e cia (visão limitada).

Na Europa e cia sempre foi comum a figura de fóruns sobre guerra e cia, já citei isso mais de uma vez aqui, de criação civil, com muito material sobre (tem fórum de todo tipo, de desenho, animes, história, guerra etc). O mundo pruma parte da classe média do Brasil ficou reduzido a Youtube, acham que o mundo se "resume" a isso, retrato do declínio intelectual do país, ficar a mercê, a reboque (na comunicação) de uma Big Tech dos Estados Unidos.

Roberto Lucena disse...

Quando via uma turma mais "à direita" idealizando uma "amizade" Putin+Trump... a imagem que sempre me vêm à mente quando falam de Rússia x EUA... "Rocky IV Rocky vs Drago War FULL HD" (https://www.youtube.com/watch?v=F_odrng-N0c).

Era "filme de cabeceira", rs, apesar disso não virei anti-URSS, mas é a melhor propaganda de guerra dos EUA já feita sobre a URSS... insuperável, principalmente pela trilha sonora e a luta final.

Aprendi sobre imperialismo dos EUA com os filmes deles, rs, principalmente esses dos anos 80. Comando Delta, Comando para matar, Desejo de Matar (só nome suave, vai ter gente dando piti, hahahaha), Rambo, Platoon, testosterona pura, não fazem mais filme assim, thrash eighties, rs.

Eu sou uma esquerda não-afetada, sem faniquito (acho certa turma que se rotula de esquerda nessas bolhas meio estranha, afetada etc). Vai ver que pq eu cresci muito junto de gente de direita, ou sem esse sectarismo ridículo do "eixo" e de outros estados (nós, pq isso é mais comum na região), a gente consegue dialogar com vários nichos sem as afetações, preconceitos dessas bolhas ilustradas que a gente "carinhosamente" chama de "DCEs", rs.

"Mas esse clima era coisa de filme e bla bla bla bla bla"... e isso em 1991, onde o clima já era ameno há anos por conta das cagadas de Gorbachev, final de hóquei no gelo, EUA x URSS: "9/7/91 USA vs USSR National Anthems" (https://www.youtube.com/watch?v=JmxNMFQy0dA).

"Mas Trump vai ser biguinho de Putin, buh, pq eu quero!", acorda pra vida, porr*.

Os adultos entraram na (tomaram a) discussão, em definitivo.

stéphano bahia disse...

"Quando via uma turma mais "à direita" idealizando uma "amizade" Putin+Trump... a imagem que sempre me vêm à mente quando falam de Rússia x EUA... "Rocky IV Rocky vs Drago War FULL HD" (https://www.youtube.com/watch?v=F_odrng-N0c)."

Ironicamente simpatizei por Ivan... ah.. o hino da URSS era foda....

stéphano bahia disse...

Sobre o impacto do genocídio em Gaza... o Nobel se enterrou de vez... e quando mostraram que Corina apoia esse regime genocida... isso acaba sendo um tiro no pé dela... Garanto que a revolução bolivariana tá ganhando mais capital de simpatia... Alguns palestinos sabem que a Venezuela é sua aliada.

Roberto Lucena disse...

"Ironicamente simpatizei por Ivan... ah.. o hino da URSS era foda...."

Eu admito que era praticamente impossível simpatizar com a figura de Drago... rs, e foi feito pra isso mesmo, pro povo sentir repulsa, caricatural, o Stallone fez o filme com melhor propaganda de guerra da Guerra Fria, pegou o "espírito" da coisa e colocou em filme.

Fora que há a ambiguidade, Rocky vem de origem proletária nos EUA... o Drago soava meio "almofadinha" mesmo representando a URSS, como "atleta biônico", artificial, que era o denuncismo que o "Ocidente" fazia e faz com a Rússia (pq o doping rola solto no "lado Ocidental" tb...), e as bombas do Stallone eram "meio" nítidas, rs, é pq a estatura do ator de Drago (que é sueco) é considerável, quase 2 metros de altura e era campeão de taekwondo.

Mas apesar disso, os filmes dos EUA acabaram servindo pra elaborar senso crítico do imperialismo daquele país, pq tinha filme ianque que criticava a coisa, principalmente com a derrota pro Vietnã. Por conta disso os EUA quando vão pra 1a guerra do Golfo, contra o Iraque, começam a censurar a indústria de cinema sobre isso, jornais, mídia crítica etc, pra não deixar repetir o clima da guerra do Vietnã (andam fazendo "revisionismo" em outras bolhas desses temas, povo assiste algum documentário "ponto fora da curva" com fonte problemática e já sai endossando acriticamente).

Se mídia não pesasse Uncle Sam não teria feito a ofensiva que fez na mídia crítica dentro dos EUA, a mesma que agora faz estrago com a internet limitada, sob censura das Big Techs, mas furando as bolhas, sempre trago material dessas mídias aqui denunciando o genocídio de Gaza. Pros que acham que não "faz estrago"...

"TikTok, Oracle e Israel: a nova geopolítica dos algoritmos
Compra iminente do TikTok, abençoada pela dupla Trump-Netanyahu, mais uma vez dispara alarmes sobre casamento de interesses econômicos, geopolíticos e militares"
(https://operamundi.uol.com.br/analise/tiktok-oracle-e-israel-a-nova-geopolitica-dos-algoritmos).

A "torcida" sempre demolindo o alicerce dos outros, rs.

Roberto Lucena disse...

"Sobre o impacto do genocídio em Gaza... o Nobel se enterrou de vez... e quando mostraram que Corina apoia esse regime genocida... isso acaba sendo um tiro no pé dela... Garanto que a revolução bolivariana tá ganhando mais capital de simpatia... Alguns palestinos sabem que a Venezuela é sua aliada."

O Nobel "rest in peace", "descanse em paz", "morreu de morte morrida"... ou suicídio em excesso, pq sempre foi um lixo, propaganda da Escandinávia pra projeção de poder dos EUA e da Europa Ocidental (a Escandinávia é um puxadinho notável e de estimação dos Estados Unidos, principalmente por questões "raciais", étnicas... há uma admiração dos WASP com isso por "motivos não nobres", deslumbre com "gente loira"...), eles não pensaram nem em preservar os interesses de firmas escandinavas na América Latina de tanto servilismo aos Estados Unidos dando o prêmio pra essa cadela política extremista de direita do imperialismo norte-americano e apoiadora do genocídio israelense em Gaza.

Só que mais importante que ganhar aliados por simpatia é ficar vivo... governo da Venezuela tem que se preocupar em ficar de pé e dar continuidade ao processo político da revolução bolivariana, angarias simpatia dentro do Brasil e cia é secundário, parte do povo aqui do país sempre foi quadrúpede em questões de história, geopolítica e cia, uma parte hipócrita tem medo de criticar ou apontar o problema, mas ninguém sofre dessa hipocrisia aqui, melhor encarar a realidade/problemas do país do que ficar maquiando e criando uma ideia de "povo idílico" que só existe na cabeça de gente extremamente idealista sem qualquer pé na realidade.

E o problema não é "saber" de um assunto, mas a cabeça fechada, preconceituosa que uma boa parcela aqui no país tem com essas questões.

"Mas vc está exagerando"... a quem quer fazer beicinho, confiram o "nível" ("nirve") dos comentários sobre o "assunto" (ou não-assunto) da "moeda nazicomunista" que circulou por uma privada que foi principal revista do país:
(https://holocausto-doc.blogspot.com/2014/11/a-moeda-nazicomunista-da-veja-que-nao-era-moeda-e-que-nao-era-comunista.html).

"Mas vc tem que respeitar"... sinto dizer, mas ninguém é obrigado a respeitar idiotice e gente idiota. Foi esse tipo de pocilga que afundou o país, pocilga vinda da direita brasileira, em que pese os problemas de formação política tb na esquerda brasileira (que não são poucos), como isso aqui (https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/10/28/esquerdogata-perde-milhares-de-seguidores-apos-prisao-por-xingar-e-desacatar-pms-em-ribeirao-preto-sp.ghtml).

O que tem de "canal fofucho" da "mídia progressista" de saia justa com a coisa não tá no gibi... de onde "descolam" essas figuras? Pqp. Nível de futilidade/idiotice do bolsonarismo (sinal trocado), fora os preconceitos externados.

Roberto Lucena disse...

Tem uma "patotinha" nas bolhas falando de "linchamento" da figura e cia... quem outorgou poder a essas criaturas a falarem pelo "todo"? O PT (maior partido da esquerda, quem representa de fato o espectro e mais interessado na coisa) faça um filtro mais profundo nessas mídias que soltam pérolas como "camarada Trump", "apartem o torno" pq tá ficando insuportável o nível de histeria, de discussão cretina, dessa gente fútil da classe média idiotizada do país de certas "praças".

É de questionar o nível de retorno eleitoral, de votos que essas discussões fúteis dão pro "espectro de esquerda" no país. Eu vejo zero impacto dessas mídias no meu estado (vc tb deve ver zero ou quase nada no seu), se essa "linha política" impacta até nos estados de origem dessas mídias.

Completo descolamento do país.

Roberto Lucena disse...

Há uma turma que levanta o questionamento do que é "antipetismo" no país... discussão pertinente, relevante, mas tecer esse tipo de crítica acima não é antipetismo, antipetismo é a atitude deliberada de oposição sistemática a tudo que o PT/Lula fizer, que certos grupos fazem, do bolsonarismo passando pelo cirismo e webcomunismo (que podem negar, mas fazem), antipetista não aventa a hipótese de votar no PT e cia, eles já excluem essa possibilidade por completo.

Tem até gente que havia recuado dessa oposição nessa "esquerda radical" de bolha de Youtube (webcomunismo), mas desandou, colocou o projeto estritamente pessoal acima do país, do coletivo (povo) do país.

Roberto Lucena disse...

A gente não pode ter um dia de calmaria com essa sucursal dos Estados Unidos operando aqui no país, desgoverno do "Caos de Janeiro" apronta de novo... essa coisa que ocupa cadeira no governo do Rio de Janeiro, esse "grande líder político" (conteúdo irônico) quis provocar com a chacina uma GLO pra puxar as forças armadas pra "junto"... mesmo mecanismo da tentativa de golpe de 08 de janeiro de 2023 (https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/09/27/8-de-janeiro-ministerio-da-defesa-preparou-minuta-de-glo-para-fazer-operacao-militar-contra-atos-golpistas.ghtml).

Só que agora com chacina, massacre, pra "combater o crime" (entre aspas, pq essa turma nunca combateu nada em décadas, a coisa sempre piora e fica mais violenta).

E veja que "graça": "RJ passou a governo Trump relatório de atuação do Comando Vermelho nos EUA" (https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/caio-junqueira/nacional/sudeste/rj/rj-passou-a-governo-trump-relatorio-de-atuacao-do-comando-vermelho-nos-eua).

Por essas e outras que eu critiquei aqui e em outros cantos o tom debochado infantil da dita "mídia progressista" chamando Trump de "camarada" e outras idiotices... se subestimar o Tio Sam, você roda, "cumpadi", e é bom levar a questão bem a sério...

A extrema-direita bolsonarista armou essa chacina performática no Rio de Janeiro pra atrair o governo federal do Brasil pruma GLO, pruma emboscada pra ficar a mercê das forças armadas diretamente e se sabe lá o que rolaria depois.

O presidente da República, Lula, junto ao ministério da Justiça deve intervir na secretária de "segurança" do Rio e investigar esse governo fluminense pelo que se passa e meter conspirador em cana, foram pegos de surpresa porque não encaram essa turma como problema pra soberania do país, como inimigos do Brasil, chamar pelo nome correto a coisa.

Reforçando as palavras do Breno que já externou a coisa, intervenção civil na segurança do Rio e investigação dura nesse governador.

Dá pra entender melhor porque o Rio de Janeiro serviu de intervenção militar no fim do governo golpista Temer... pra criar terreno pra candidatura Bolsonaro e colocar o país de joelhos, "Haitianizando" aquele estado e o resto do país (https://pt.wikipedia.org/wiki/Interven%C3%A7%C3%A3o_federal_no_Rio_de_Janeiro_em_2018</a).

stéphano bahia disse...

"Por essas e outras que eu critiquei aqui e em outros cantos o tom debochado infantil da dita "mídia progressista" chamando Trump de "camarada" e outras idiotices... se subestimar o Tio Sam, você roda, "cumpadi", e é bom levar a questão bem a sério...

A extrema-direita bolsonarista armou essa chacina performática no Rio de Janeiro pra atrair o governo federal do Brasil pruma GLO, pruma emboscada pra ficar a mercê das forças armadas diretamente e se sabe lá o que rolaria depois.

O presidente da República, Lula, junto ao ministério da Justiça deve intervir na secretária de "segurança" do Rio e investigar esse governo fluminense pelo que se passa e meter conspirador em cana, foram pegos de surpresa porque não encaram essa turma como problema pra soberania do país, como inimigos do Brasil, chamar pelo nome correto a coisa."

Sim... intervir de forma séria e acabar com essa máfia urgente... a corja que chefia o RJ é uma quinta-coluna perigosa... tem que ser varrida !

Roberto Lucena disse...

"Sim... intervir de forma séria e acabar com essa máfia urgente... a corja que chefia o RJ é uma quinta-coluna perigosa... tem que ser varrida !"

Problema é que é muita corrupção naquilo, o Rio é um estado com o tecido social carcomido, não existe nada similar no Brasil, eu evito fazer certos comentários pq tem gente que a gente gosta que é de lá e pode não gostar de ler/ouvir certas coisas, mas faz muito tempo que vi de perto, põe tempo nisso (mais de 15 anos atrás), colega por lá, jogo de futebol (pelada) em local de destaque, que a classe média vai, tinha gente filho de gente "ligada" a tráfico (1a vez que me deparei com a coisa, pq por aqui um cara desses é estigmatizado, nem participa da coisa se souberem), classe média bem situada e cia, a polícia do Rio nem fez cócegas nesse pessoal... (não lembro nem o nome, só do episódio, pra esclarecer pro pessoal da surdina que lê isso aqui, fica repetindo em canal de Youtube como se tivesse "elaborado" algo reproduzindo a cabeça de terceiros).

Quando vi um negócio desses cheguei a conclusão rápida que era caso perdido, é algo que só o povo dali pode dar jeito se se rebelar e colocar essa turma abaixo, mas ficam alisando cabeça de bandido, fazendo fetiche com bandidagem (viu os comentários no vídeo do "Dr. Castor"? Tavam achando o sujeito "lindo", "sinistro"... o que uma turma dessas quer da vida? e não são de esquerda).

A gente discute a questão pq não quer que essa troça, essa bandidagem chegue aos estados da gente, e já criam problema na Bahia, no Ceará (por aqui essa turma tem problemas com "bairrismo", que já foi maior, infelizmente reduziu...), em vez do país discutir o PIB da Bahia subindo e pegando Santa Catarina e puxando o resto, o país fica a mercê dessa troça política decadente do "eixo" (Rio-SP) e de outros estados, subordinados aos Estados Unidos da América, pq a coisa toda foi feita alinhada aos Estados Unidos e o discurso de "narco-terrorismo" e cia, pra alvejar o país.

O Rio é um estado muito vulnerável, com uma burocracia carcomida, entreguista, vendida, com saudades da coroa/regime corrupta portuga dos Orleans e Bragança (que já foi tarde, aquele lixo parasita que atrasou o Brasil em séculos).

Se as pessoas olharem a fundo a história do país vai entender pq toda essa degeneração política anda estourando, tem a ver tb com a degeneração externa que endossava esses círculos de poder tentando manter as estruturas de dominação antigas de pé... pela violência... por golpes de estado, conflitos civis, revoluções coloridas etc.

O resto do país não tá caindo nessa ladainha, o grosso do país (no caso).

Roberto Lucena disse...

A demanda política/desgaste político comprometeria o governo Lula pra "resolver" a questão do Rio capital... eu não comprometeria o país inteiro por "meia dúzia"... é um pensamento duro, "frio", mas quando foi pra nos ferrar historicamente não pensavam duas vezes, e ninguém está ignorando o problema ou menosprezando, só que o povo do local tem que se levantar, fazer alguma coisa, parar de votar em facínora, e essa esquerdinha "fofa" do eixo parar de passar mão no povo cagando na urna, o povo tem responsabilidade sobre o que se passa tb.

Na Argentina esses dias o povo argentino foi votar no facínora Milei, no partido dele, querem um milagre desse jeito? O país vai explodir e não há nada o que fazer, o povo argentino selou o destino deles. O Brasil tem que se preservar como país e o que der da América do Sul (nossa zona de influência).

Quando o povo aqui votou naquele lixo do Jarbas, privatizando tudo, o povo tá pagando a conta até hoje (até eu que não votei), uma hora "aprendem" ou morrem.

Se tem uma coisa que eu não tenho vocação é pra "salvador da pátria", povo que não quer mudar, fazer o certo não tem muito o que fazer a não ser assistir a queda (é parte da história, do declínio de sociedades e cia).

Eu não sou fatalista (tem uma turma que adorou essa palavra, e agora me veio quem anda "pescando" essas coisas... povo repete sem nem entender o significado direito https://pt.wikipedia.org/wiki/Fatalismo, pobreza de vocabulário... falta de leitura, pra ler não precisa "ser doutor" e cia... aprender idem, e sem ler/aprender não se muda as coisas, não se transforma as sociedades/países), mas tem coisas que não há muito o que fazer mesmo (por impossibilidade).

Roberto Lucena disse...


Só pra complementar, é uma decisão difícil do governo federal tomar, pq tem uma turma "chapa branca" que fica só no "deixa como tá e pronto"... e o caso é um problema pro país, pq espalham esses bandos pelo país, então a "lógica" suína dessa turma é estúpida, à parte o que comentei sobre a sensação de "caso perdido", mas se coloca os recursos do país nisso tb compromete o desenvolvimento do país, do resto do país.

Essa turma "eleitoral" demais que se alojou no PT costuma dar muito conselho esdrúxulo pro governo... a figura desse Castro tem que ser anulada, neutralizada e ele ser destituído do cargo, como esses deputados bolsonaristas entreguistas colocando em cheque a soberania do país. Não sou adepto da linha do "PCO" e cia do "deixa rolar"... linha anarquista por sinal, anarco-trotskismo... rs. O trotskismo sempre foi estéril onde se instalou, é só ver a prostração da esquerda argentina (que era toda trotskista e pariu o De La Rua, o do "corralito", que aceitou manter ministro da fazenda neoliberal de Menem com a política do FMI... foi derrubado). E a troskolândia no Brasil não fica muito longe disso.

A classe média/média alta/ricos que são cabeças do tráfico no Rio não foram afetados, a aparato militar/policial do Rio não fez nem cócegas nessa turma... residem todos em "bairros de bacana" no Rio, Barra da Tijuca, Ipanema, Leblon etc, no meio do "tecido social" da classe média, funcionários públicos corrompidos, empresas privadas podres (com corrupção) ganhando por fora... como máfia.

A turma que chacinou o irmão daquela deputada do PSOL de SP há algum tempo... (aquela Sâmia)... na Barra da Tijuca...

Castor de Andrade, marginal, era chamado de "Doutor" pela "turma bacana" do Rio... temos uma narco-oligarquia no país, uma narco-elite... que involução pro país, revés completo, e o crime organizado opera com essa extrema-direita tresloucada que ascendeu com o bolsonarismo... e com o "lacre fetiche" em cima de bandido...

As coisas estão ficando mais claras pro país, como "nunca antes"... a era Trump escancarou tudo no mundo... pros "céticos", que acham "absurdo" essas discussões de embates de países, potências etc, parece um bando de crianças mimadas querendo que o mundo seja do "jeito que querem", em cima da própria ignorância.

Roberto Lucena disse...

Não vai sair post sobre o Rio (não deu ânimo...), e deveria rolar, mas enquanto não pinta coisa nova, deixar aqui os links pra quem quiser ajudar, à parte discordâncias (ao povo, não sejam sectários), links de ajuda à filha do R. Costa Pimenta, foi ruim de checar o link do "Change. org", mas é o que consta no link do site do PCO (https://causaoperaria.org.br/2025/pco-ajude-a-salvar-a-vida-da-companheira-natalia-pimenta).

Ruim de checar pq só aparece pra clicar em link que "redireciona", tem gente que tem medo de clicar nisso, o site Change. org é esse, vou pular pra parte do texto abaixo onde pedem pra depósitos Pix (se consta no site da sigla, não é falso):

(https://www.change.org/p/ajude-a-salvar-a-vida-da-companheira-nat%C3%A1lia-pimenta).

Transcrever pra cá (quem quiser conferir o texto, pode acessar o link acima):
=============================

"Pedimos sua ajuda, uma mera tecnicalidade burocrática, uma vírgula ou um ponto num “i” não pode custar a vida de uma pessoa. Não há absolutamente nenhum motivo sério para não aprovar o pedido. Por favor, assine esse abaixo-assinado e, se puder, envie uma mensagem e ajude a pressionar o Judiciário e o Estado brasileiro para reverter essa medida e garantir o direito à vida de uma mãe de dois filhos pequenos, de apenas 40 anos e que dedicou sua vida a fazer do Brasil um país melhor e da vida do povo trabalhador uma vida digna.
Como contribuir?

Mande um pix para joao29pimenta@gmail.com

Obs: na plataforma aparece uma opção de turbinar/impulsionar, esse dinheiro é enviado para a plataforma e não para a Natalia, é confuso, por isso deixamos esse aviso."

=======================================

É realmente absurdo o judiciário brasileiro estar negando isso.

stéphano bahia disse...

"Na Argentina esses dias o povo argentino foi votar no facínora Milei, no partido dele, querem um milagre desse jeito? O país vai explodir e não há nada o que fazer, o povo argentino selou o destino deles. O Brasil tem que se preservar como país e o que der da América do Sul (nossa zona de influência)."

A fuga de cérebros na Argentina aumentará! Argentina virou Fomentina... ou Hambrentina. Repare que a decadência do país contaminou os clubes locais... Há quanto tempo um clube argentino não ganha libertadores?

Roberto Lucena disse...

"A fuga de cérebros na Argentina aumentará! Argentina virou Fomentina... ou Hambrentina. Repare que a decadência do país contaminou os clubes locais... Há quanto tempo um clube argentino não ganha libertadores?"

É um país em crise, o futebol só reflete ou respinga a coisa, a queda da estrutura econômica, não diz propriamente coisa sobre "cérebros" pq tem países que não têm futebol de destaque e tem estrutura científica, a Argentina não vai ter nem uma coisa nem outra nesse ritmo, venceu a última Copa em cima de um jogador excepcional (Messi), a próxima é daqui a 40 anos, mesmo com a seleção da CBF sendo o lixo que é há muito tempo (é outra que enfrenta problema político, de desmonte da Rede Globo com esse campeonato lixo que as "inteligências raras" copiando europeu trouxeram pro país, esse "pontos corridos" excludente).

Quando algum clube do Nordeste começar a despontar e os do eixo caírem, vão querer alterar de novo, fora que com esse formato dificilmente vai se revelar craques de novo com esse futebol de quinta categoria, "eficiente" e debiloide, cópia mal acabada do futebol europeu antigo, pq o atual presa pela valorização da individualidade (quando tem), apesar de que há um rebaixamento no nível do esporte, tá surgindo poucos ou nenhum craque, são bem "meia boca".

A Argentina já foi parelha com o Brasil na América do Sul, já chegou a ser ultrapassada em PIB pela Colômbia (pouca gente ressalta isso, 2012 https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/economia-da-colombia-passa-a-da-argentina-e-e-a-segunda-maior-da-america-do-sul), deu uma recuperada e saltou de novo.

PIB do Brasil é mais de 3 vezes maior que o da Argentina, já foi menor, parelho e disparou na era Lula (Lula 1 e 2).

stéphano bahia disse...

"É um país em crise, o futebol só reflete ou respinga a coisa, a queda da estrutura econômica, não diz propriamente coisa sobre "cérebros" pq tem países que não têm futebol de destaque e tem estrutura científica, a Argentina não vai ter nem uma coisa nem outra nesse ritmo, venceu a última Copa em cima de um jogador excepcional (Messi), a próxima é daqui a 40 anos, mesmo com a seleção da CBF sendo o lixo que é há muito tempo (é outra que enfrenta problema político, de desmonte da Rede Globo com esse campeonato lixo que as "inteligências raras" copiando europeu trouxeram pro país, esse "pontos corridos" excludente)."

Sim.. Messi é talentoso... mas se lembre que a Argentina quase joga fora uma copa praticamente ganha...

"Quando algum clube do Nordeste começar a despontar e os do eixo caírem, vão querer alterar de novo, fora que com esse formato dificilmente vai se revelar craques de novo com esse futebol de quinta categoria, "eficiente" e debiloide, cópia mal acabada do futebol europeu antigo, pq o atual presa pela valorização da individualidade (quando tem), apesar de que há um rebaixamento no nível do esporte, tá surgindo poucos ou nenhum craque, são bem "meia boca"."

Sim... eles querem que o Nordeste fique na merda... temem nossos clubes...

Roberto Lucena disse...

"Sim.. Messi é talentoso... mas se lembre que a Argentina quase joga fora uma copa praticamente ganha..."

Seleção argentina não é algo excepcional, Messi puxou o futebol dos caras, como Maradona fez em 1986, conseguiu criar um conjunto, mas isso não reflete a situação dos clubes argentinos, que estão à deriva em relação a esses do Brasil (os do eixo).

"Sim... eles querem que o Nordeste fique na merda... temem nossos clubes..."

Um livro que vale a pena sobre isso é o do Zirpoli justamente sobre 1987 (https://cassiozirpoli.com.br/sobre-o-livro-1987-de-fato-de-direito-e-de-cabeca-resenhas-e-lembrancas), apesar de ser de "caso específico", eu sugeri ao Zirpoli que elaborasse livros sobre os "Brasileiros" dos anos 80, 70, 90 pra mostrar a "zona" que o eixo fazia nos campeonatos, mostrar o "elitismo", a tentativa de exclusão.

Quando os clubes ditos "médios" e cia começaram a representar ameaça e conseguir títulos, o "eixo" se fecha e lança o tal "Clube dos 13" pra abocanhar todo patrocínio do campeonato brasileiro (foi pra isso que essa entidade foi criada originalmente só com uma minoria), dando alguma migalha pro Bahia e algum outro "perdido" pra dizer que são "plurais".

A Globo já nos anos 80 queria fazer um esboço do que é o campeonato brasileiro atual, excludente pelo dinheiro, só enfatizando os clubes do eixo, coloca um "mineirinho" ali, um "gauchinho" aqui e acolá, e tá tudo "limpinho", nítido, essa fórmula de exclusão é uma das razões pro afundamento do futebol do país, que só adquire força na pluralidade, na força das regiões. Por isso que essa "selecinha" da CBF tão cedo ganha outra Copa, com Ancelloti e cia no comando (pode colocar Guardiola que não dá jeito nisso, tem origens mais profundas como esse desmantelo do campeonato brasileiro por essa turma encabeçada pelo Flamengo/Globo).

Se o Bahia despontar, vai tomar paulada de todos os lados, não vão tratar o Bahia mais como "clube simpático" no "Eixo maravilha"... ou qualquer um da região que passe a incomodar.

Os clubes da região precisam criar liga própria, pra fazer pressão, chamar clubes do Centro-Oeste, Sul e cia pra reforçar, não devem ficar à margem ou a reboque do Flamengo, Globo e assemelhados.

Visão Dissidente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Lucena disse...

"Visão Dissidente disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 2.11.25"


Curioso que o blogger não mostre isso quando a gente clica no post pra comentar dentro, mas aparece no acesso só do post e tb na parte de comentários (tem um painel do blogger que mostra os comentários, acessos por países, estatísticas etc).

E todo comentário publicado, mesmo que apaguem depois fica registrado no email dos administradores do blog (gostaria que o blogger atualizasse e criasse a função de moderador pra comentários), a gente não fica lendo tudo o tempo todo.

Não vou reproduzir o comentário, mas eu queria perguntar ao autor se a pessoa acha mesmo que vai "chocar" alguém com esses comentários (caso mais gente tenha lido, não há filtro prévio do que comentam, e eu não apaguei comentário).

Ao "Visão Dissidente", a gente tá desde outubro de 2023 aqui discutindo Gaza e cia, aí vcs chegam dois anos depois (mais de 2 anos), comenta aquele monte de sandice preconceituosa que rola desde o Orkut achando que isso choca, afeta judeus, Israel, sionismo e cia? Vcs ainda estão nessa?

Se acompanha as discussões vai ter lido que eu já disse que esses comentários contra judeus (de forma genérica) são a "alegria" de Israel", do sionismo (movimento político)... antissemitismo e cia é alegria pra Israel pra justificar a própria existência de Israel...

Ou seja, gente como vc não colabora, não ajuda em nada na questão do conflito, mas em nada mesmo tirando ajuda ao sionismo.

Vcs vivem num mundo paralelo, numa ficção tb, crendo em "diabos", em superstições, em lendas, se essa "tribo", que tem poder sim, desproporcional ao tamanho (nos EUA principalmente) tivesse o poder que vcs sempre aponta, vc acha que o mundo todo estaria achincalhando isso como está?

E isso não é uma defesa da "tribo" e sim constatação, alguém crer que um grupo controla uma Superpotência (EUA, China e cia) é viver num mundo de fantasias ignorando o poder real das castas/elite desses países, os EUA não gostam de árabes, muçulmanos e herdou todo aquele ranço europeu das cruzadas, anti-islamismo e cia da Europa, por isso que endossa o experimento de Israel no Oriente Médio, isso é herança desse cristianismo neopentecostal violento dos EUA junto com Israel e o sionismo, cristianismo neopentecostal que no passado não nutria qualquer simpatia por judeus e cia... e que já começa a se descolar de novo com o MAGA (base eleitoral trumpista).

Discutir com "revi" é como discutir com olavete (olavete pode ser ainda pior, mas é disputa de Gremlins), com gente tosca que vive num saudosismo de mundo medieval, do III Reich e cia com essa verborragia tosca sobre assuntos que não dominam, e que sequer assinam o que comentam, quando não apagam.

Tá todo mundo com exaustão mental (cansaço) de ver desgraça seguida por dois anos, eu sempre pedi que o povo viesse comentar, mas se é pra discutir sandice, asneira de "revi", vão discutir essas baboseiras de vcs nos fóruns que vcs circulam, tem gente que vai gostar disso lá, pq não acrescenta em nada. Nem pra apontar erro (científico, histórico e cia) isso serve mais, esgotou-se, não sei se vc viu o "panorama" "revi" desmoronar no exterior (que de onde vinha a coisa, onde tinham força), vcs estão vivendo ainda num "mundo anacrônico" e eu não sou psicológico de gente com "pensamento mágico".

Roberto Lucena disse...

Mais de 2 anos pra alguém fazer comentário de novo aqui (pralém de mim e do Stephano, e muita gente lê o blog, conhecidos e cia, fora o pessoal que acessa, de fora, do Brasil mesmo etc), quando aparece é pra comentar bost* achando que tá "chocando", "posando de mal", fazendo o maior "estrago" no "sionismo", rs. E como se pudesse "ofender" alguém por aqui, ninguém tem ligação com Conib e cia, desencanem.

Os "revis" poderiam fazer estrago nisso, não dizendo nada, é a ajuda que vcs podem dar.

Se quiserem discutir a sério, não há objeção, mas pra panfletar besteira o rodo vai passar, não pq eu não possa rebater ou discutir com isso, é que os grupos pró-sionismo adoram as ladainhas de vcs pra ficar fazendo acusação falsa como fizeram contra o Breno acusando o cara de antissemitismo sendo ele judeu e com a distorção (deliberada) da frase que ele usou do Deng Xiaoping em resposta a alguém que sondou ele sobre se a China era "capitalista ou socialista", o líder chinês disse que "não importa a cor do gato desde que pegue o rato", usou uma metáfora, fábula pra dizer que não importa o rótulo da China e sim que o sistema deles funciona.

O comentário do Breno foi alusivo ao Hamas/resistência, de que não importaria o viés ideológico do Hamas/resistência palestina desde que afundasse o sionismo. Pq o Breno é de esquerda e soa "contraditório" o apoio de gente de esquerda à resistência (por gente sectária à esquerda) mesmo com as divergências ideológicas, "soa contraditório" porque o espectro político brasileiro, à esquerda e à direita, tá num rebaixamento de discussão (rebaixamento de nível, falta de nível) fora de série, seguindo a lógica suína do espectro político dos Estados Unidos.

Defesa do Breno foi bem falha na defesa dele atacando essa distorção (não fez essa explicação, "modéstia" à parte...) mas o juiz já derrubou essa palhaçada, apesar de não ter derrubado outras, mas acredito que seja só questão de tempo.

Quando o Breno soltou essa frase eu comentei com gente próxima que daria problema, mesmo não tendo nada, pq iriam aprontar em cima do termo "rato", e não deu outra.

Roberto Lucena disse...

Pra não passar batido, tentando retomar os assuntos (vou tentar fazer post sobre o Rio), vídeo do Salem Nasser:
"Rachaduras no Edifício Israelense" (https://www.youtube.com/watch?v=D8JqJ5y9tPs).

As trincas na edificação aparecendo... foi assunto do dia (de segunda-feira, 03.11.2025):

"Ex-procuradora israelense é presa após vazamento de vídeo de tortura contra detento palestino
A ex-procuradora-geral do exército israelense, Yifat Tomer-Yeroushalmi, foi presa na madrugada desta segunda-feira (3) após o vazamento de um vídeo, em 2024, que mostra abusos cometidos contra um prisioneiro palestino. A tortura teria ocorrido na prisão de segurança máxima Sdé Teiman, perto da Faixa de Gaza, e resultou no indiciamento de cinco reservistas israelenses, em fevereiro de 2025."


Matéria: (https://www.rfi.fr/br/mundo/20251103-ex-procuradora-israelense-%C3%A9-presa-ap%C3%B3s-vazamento-de-v%C3%ADdeo-de-tortura-contra-detento-palestino).
=======================================
Respondendo a uma figura mais afoita que veio com os devaneios sobre Israel e cia, que ironicamente a turma "antissemita tb comunga" (da crença de "domínio infalível dos judeus sobre tudo"...), Israel se mantém de pé com o poderio norte-americano, armamentos, mesada a fundo perdido (mas vai ter um limite, por isso que o governo ianque já andou se estranhando, impondo condições), algo inviável um país forjado em belicismo querendo se expandir com genocídio e confrontando o "osso duro de roer" que é o Eixo da Resistência com o Irã... foi onde a coisa toda parou... pros "céticos" no Brasil em "canais de geopolítica" debochando, zombando da questão, a torcida (aqui) sempre "tratora" vcs, veja como dando tempo ao tempo começa a ficar claro a barreira que surgiu na área.

Já era pra claque sionista nos EUA/Europa Ocidental estar discutindo a deposição de Netanyahu e como vão lidar em "pacificar" o que sobrar do "projeto colonial", mas ainda estão crendo que vão dobrar o que virem pelo caminho...

Não existe como manter um Estado belicista anão, limitado, com problemas políticos profundos a médio/longo prazo sem que isso se desmanche ou seja engolido.

As empresas de gente rica sionista (que dá suporte a Israel) na Europa Ocidental/EUA, Brasil e cia acabarão sendo associadas ao empreendimento do genocídio e sofrerão provavelmente boicote global, que já rola.

As medidas de ataque ao apartheid israelense (similar à África do Sul ou pior) serão endurecidas em países europeus e outros países da Ásia e cia.

stéphano bahia disse...

"Ao "Visão Dissidente", a gente tá desde outubro de 2023 aqui discutindo Gaza e cia, aí vcs chegam dois anos depois (mais de 2 anos), comenta aquele monte de sandice preconceituosa que rola desde o Orkut achando que isso choca, afeta judeus, Israel, sionismo e cia? Vcs ainda estão nessa?"

"visão dissidente" deve ser um fake da CONIB....

stéphano bahia disse...

""Ex-procuradora israelense é presa após vazamento de vídeo de tortura contra detento palestino
A ex-procuradora-geral do exército israelense, Yifat Tomer-Yeroushalmi, foi presa na madrugada desta segunda-feira (3) após o vazamento de um vídeo, em 2024, que mostra abusos cometidos contra um prisioneiro palestino. A tortura teria ocorrido na prisão de segurança máxima Sdé Teiman, perto da Faixa de Gaza, e resultou no indiciamento de cinco reservistas israelenses, em fevereiro de 2025.""

A dissidência aumenta no regime sionista! Isso é bom! Espero que seja o começo do fim dessa máfia....

stéphano bahia disse...

Macroneta visita Salvador.... notícia triste! Energia negativa! E o pior... o povo idolatrando esse infeliz
https://www.youtube.com/watch?v=_p_ahP34Zrs&pp=ygUPbWFjcm9uIHNhbHZhZG9y
https://www.youtube.com/shorts/LKciyZXay38
Mesmo na Macronlândia... Exigem a renúncia dele !
https://www.youtube.com/watch?v=WhDq0U9xOMg&pp=ygUQbWFjcm9uIGRlbWlzc2lvbg%3D%3D

Governador da Bahia pediu tradução do discurso de Macroneta...
https://www.youtube.com/shorts/mMGIqSHfIWY
Sabemos que o idioma de macroneta depende de tradução!
Não é como o espanhol ou italiano....

Roberto Lucena disse...

""visão dissidente" deve ser um fake da CONIB...."

Nem precisa, essa turma "revi" sempre foi alegria de Israel (voluntários) achando que estão fazendo a "maior crítica do mundo" a sionismo, Israel e cia repetindo preconceito, racismo rasteiro. Por sinal, não sei nem pq essa animosidade deles com Israel, eles não gostam de chacina na 2aGM pelo bigodinho? A frota israelense tá seguindo à risca, imitando...

São os "soldados voluntários" dessas entidades. Mais de 2 anos sem essa turma dar um "ai" (não discutem há anos), quando aparece é pra soltar babaquice.

Essa turma nunca fez oposição/crítica real ao que se passa com os palestinos, é só um requentar de crenças do integralismo e cia, que pariram esse ex-presidente miliciano que vivia adulando Israel/EUA, na prática é isso que essa confraria faz.

Roberto Lucena disse...

"A dissidência aumenta no regime sionista! Isso é bom! Espero que seja o começo do fim dessa máfia...."

Como foi ressaltado no vídeo que colei mais acima, do S. Nasser, o Ilan Pappé vai nessa linha há tempo, desde 2024 e cia (não lembro da data exata), o Avi Shlaim e cia, o sionismo começou a colapsar como regime... é que fica uma turma "exaltada" "biruta de aeroporto" em alguns canais "discutindo esse assunto" querendo fazer contraponto na marra (por algum preconceito com gente de esquerda... ou o que consideram "narrativa de esquerda"... e eu não uso "narrativa"... eu sempre me atenho a avaliar o que se passa, a fatos, mesmo tendo posição) pontuando o oposto, "Israel venceu", "os EUA venceram e cia" ignorando o contexto histórico de guerras, de tempo, dos colapsos de regimes coloniais e cia...

Acho até curioso como essa turma quer discutir "geopolítica" ignorando questões históricas, períodos e cia... ideologias, pensamentos de sociedades etc, ficam na questão de "operações de guerra" como se a coisa toda se resumisse a isso, fora que até por esse prisma, estão errando na avaliação e entram em contradição com muita frequência, uma hora dizem uma coisa, no dia seguinte desdiz a coisa se "der na telha" e andarem lendo algo aqui que concordem... sem citar o espaço (obviamente), aí citam "gente de fora" (como se só eles assistissem "gente de fora", rs, só que o pessoal de fora que eu vejo é mais "topo de cadeia" nesse tema que o que essa turma costuma citar, mas tudo bem...).

Eles decretam que Israel venceu ignorando o tal "médio/longo prazo", esse regime em Israel dura 10 anos mais? Com guerra generalizada? Com o povo saindo a rodo de Israel? Com a crise externa que isso provocou, Israel isolado, boicotado? Com a base trumpista descendo a porrada no Laranjão, no Vice pedindo que parem de beneficiar Israel em detrimento dos EUA? Ou essa turma acha que isso é algo retórico? Se acham, então entendem muito pouco da "mentalidade ianque"... eu tenho sérias críticas (animosidade mesmo) aos EUA, mas sei que quando o povo lá cisma com uma questão, babau, se cismaram que o sionismo tem que rodar, vai rodar, simples desse jeito.

Cravar em quanto tempo isso rola, eu não sou "Mãe Dinah" pra ficar preocupado em "ler mão" e fazer "profecia", isso não é discurso sério ("profético") e sim palhaçada pra animar plateia, circo. Já comentamos mais de uma vez essa questão aqui. E estou comentando pros que leem o espaço, se acham que a gente vai seguir "linha" de A ou B no Youtube "brasilis", não vamos, e a gente sempre destaca vídeos/canais que achamos relevantes.

E ninguém "ganha" ($$$$) nada pra isso (a não ser aborrecimento), pra divulgar e cia, nem "tapinha nas costas", poucas menções indiretas como "os blogs", "mais gente" etc, que desde já eu agradeço o apreço/consideração.

Roberto Lucena disse...

Tanto que tá todo mundo exaurido mentalmente no fim desse ano, mais de 2 anos só vendo desgraça, que se filtra pq não dá pra colocar todo tipo de imagem por aqui, o Google já bane (restringe, o shadowban, que agora tem um monte de gente dizendo que "recebe" sem entender direito o que é... releiam o post que eu fiz sobre isso) com certos conteúdos, imagina se colocar imagens violentas da matança em Gaza.

O shadowban não bane o site e cia e sim restringe os acessos de forma consistente, se vinham 7 mil pessoas acessar, a coisa despenca pra 100 acessos e olhe lá. Só não deve ser pior que a exclusão total, mas é uma semi-exclusão, e mesmo assim a mensagem tem seguido curso fora do país (só nesse mês e no anterior que os acessos do Brasil passaram os acessos dos EUA e da Ásia).

Roberto Lucena disse...

"Macroneta visita Salvador.... notícia triste! Energia negativa! E o pior... o povo idolatrando esse infeliz
https://www.youtube.com/watch?v=_p_ahP34Zrs&pp=ygUPbWFjcm9uIHNhbHZhZG9y
https://www.youtube.com/shorts/LKciyZXay38
Mesmo na Macronlândia... Exigem a renúncia dele !
https://www.youtube.com/watch?v=WhDq0U9xOMg&pp=ygUQbWFjcm9uIGRlbWlzc2lvbg%3D%3D

Governador da Bahia pediu tradução do discurso de Macroneta...
https://www.youtube.com/shorts/mMGIqSHfIWY
Sabemos que o idioma de macroneta depende de tradução!
Não é como o espanhol ou italiano...."


Nada me tira da cabeça que Macroneta foi aí pra Salvador te visitar (hahahaha).

Orelha dele coçando da gente "elogiando" a França, rs.

O francês como idioma se impôs por conta do poder imperial do Império francês, que disputava o mundo com o Reino Unido pelo séc. XVIII/XIX, tanto que impuseram esse idioma na ONU como língua oficial, nas Olimpíadas (no COI), na FIFA etc, mas não tem mais sentido algum a manutenção do "francês" (idioma) como idioma oficial dessas entidades. O espanhol (idioma) tem mais relevância pro mundo, hoje, que o francês.

O "espanhol" (castelhano pra alguns) ainda traz o português de reboque, o galego, o número de falantes no mundo dessas línguas é considerável como bloco cultural também.

Primeira vez que vejo a gente tratando o espanhol/português/galego e cia como bloco global... e são (demos o "pontapé" aqui, rs). "Au revoir, Paris !", rs. Menos pras francesas, belgas... podem vir, meninas, somos todos festa pra vocês, rs.

Roberto Lucena disse...

Macron não vai querer fazer "anime francês"? rs.

stéphano bahia disse...

"Eles decretam que Israel venceu ignorando o tal "médio/longo prazo", esse regime em Israel dura 10 anos mais? Com guerra generalizada? Com o povo saindo a rodo de Israel? Com a crise externa que isso provocou, Israel isolado, boicotado?"

Parece a turma que tava dizendo que a Alemanha tava ganhando ao submeter a maior da parte da Europa ao seu domínio... inclusive parte da URSS....

stéphano bahia disse...

"O francês como idioma se impôs por conta do poder imperial do Império francês, que disputava o mundo com o Reino Unido pelo séc. XVIII/XIX, tanto que impuseram esse idioma na ONU como língua oficial, nas Olimpíadas (no COI), na FIFA etc, mas não tem mais sentido algum a manutenção do "francês" (idioma) como idioma oficial dessas entidades.
Mas as Olimpíadas Modernas foram criadas pelo Barão de Coubertin. É por isso que o francês é oficial.

O espanhol (idioma) tem mais relevância pro mundo, hoje, que o francês."

"O "espanhol" (castelhano pra alguns) ainda traz o português de reboque, o galego, o número de falantes no mundo dessas línguas é considerável como bloco cultural também.
"
Traz de reboque também o catalão, o corso, o italiano, siciliano... em certo ponto.. até o romeno...
Aliás,,, mesmo não tendo a força internacional do espanhol... o italiano pode ajudar na comunicação entre nativos de idiomas latinos.
A fonética "burocrática" do francês agravou sua situação internacional.
Eis a ironia.. o italiano.. que nunca pediu pra ser "global"...etc... consegue ser mais eficaz...

"Primeira vez que vejo a gente tratando o espanhol/português/galego e cia como bloco global... e são (demos o "pontapé" aqui, rs). "Au revoir, Paris !", rs. Menos pras francesas, belgas... podem vir, meninas, somos todos festa pra vocês, rs."
Ou suíças...
Sim.. o bloco ibérico é forte mesmo... até o catalão pode vir de reboque....

Roberto Lucena disse...

"Parece a turma que tava dizendo que a Alemanha tava ganhando ao submeter a maior da parte da Europa ao seu domínio... inclusive parte da URSS...."

No alvo, é nessa linha que essa turma avalia o que se passa, o "andar da carruagem", falam que "analisam os conflitos", mas a "avaliação" é pro imediatismo de bolha do Youtube... viraram escravos disso, e a chance de erro ao adotarem essa linha é completa, total.

Fora o problema de desconhecimento histórico, tem muita gente "pavão" indo a canais mas não tiram o olho daqui... rs, pena que como eu avisei, eu parei de comentar/citar certas questões, o negócio de "copy and paste" realmente é desagradável (desonestidade), embora eu já soubesse que iriam fazer isso e relevei por conta da questão do conflito na Palestina (está acima disso), não há necessidade de fazer certas atualizações, trazer "assunto novo" sobre alguns temas ou corrigir sem respaldo, já que ficam lendo pra ver se "pescam" algo...

Veja a diferença de postura, a gente sempre cita as fontes ou de onde tira os temas, razão pela qual há citação do site/blog em teses e cia por ser algo confiável, ter fontes, registro do que se aponta. O "copy and paste" deslegitima certas discussões, é que esse pessoal não leva em consideração o "baixo nível" de leitura de alguns redutos, mas quem é a gente pra "corrigir" isso? E não vamos mesmo, é só desabafo.

Esse pessoal sempre avalia o que se passa pela "bomba do dia", mas de certa forma a gente conseguiu colocar em pauta a questão/discussão de avaliar o que se passa pelo prisma dos 5, 10, 20 anos... fora outras questões (avaliar o tempo presente pelos fatos anteriores, bem amarrados).

Pq nunca houve uma "disputa" da parte de cá com esse pessoal, na verdade eu só comecei a pilhar conforme fui notando as "cópias" que faziam. Ninguém nunca discutiu esses assuntos aqui com base em "cultura de Youtube" ou conforme o comportamento de canais, até porque o que a gente discute fica como registro (razão da ênfase em fontes).

Engraçado que tem vídeo da Conceição Tavares (economista de ponta que o país teve, mesmo com a origem portuguesa dela, era naturalizada brasileira) que o canal do Breno soltou, uma compilação, onde ela dá ênfase na questão dos dados, até pensamento do campo de exatas (que ela adotava o padrão), quem amarra o assunto com dados, fica difícil pro outro lado ficar dando faniquito (ou só sobra isso pro resto, rs).

Dados sérios, não falsificação (citação distorcida) de rodapé de texto pra "confirmar" "história inventada".

Roberto Lucena disse...

"Mas as Olimpíadas Modernas foram criadas pelo Barão de Coubertin. É por isso que o francês é oficial."

Mais ou menos... ele só se sobressaiu nisso pq a França no começo do século XX tinha poder, era um Império em declínio, mas era Império ainda, disputavam com a Inglaterra (Reino Unido) boa parte do controle territorial do mundo e influência, a França dominava parte da África, Oriente Médio, a Indochina, domina ainda a Guiana, fora a influência nos meios intelectuais desses países/continentes, principalmente América Latina/Portugal e Espanha.

Tanto que o francês é adotado como idioma oficial da ONU, por conta ainda desse passado imperialista/colonial francês. Não é só nas Olimpíadas, na Copa do Mundo tb rola, até notarem que se tornou irrelevante ou rejeitado em vários países e removerem o status. Leva algum tempo, mas o processo está engatilhado (andando)...

Resta saber se a "Lusofonia" tem política pra isso, pq o Brasil não toma a rédea e Portugal fica na "pasmaceira" ou só de "birra contra o Brasil", na questão da projeção do idioma. O espanhol tem a vantagem de que a RAE organiza o idioma, mesmo das vertentes da América hispânica (da língua).

"Traz de reboque também o catalão, o corso, o italiano, siciliano... em certo ponto.. até o romeno... Aliás,,, mesmo não tendo a força internacional do espanhol... o italiano pode ajudar na comunicação entre nativos de idiomas latinos.
A fonética "burocrática" do francês agravou sua situação internacional.
Eis a ironia.. o italiano.. que nunca pediu pra ser "global"...etc... consegue ser mais eficaz..."


Pq em termos de fonética, escrita, fala o italiano é próximo do português/espanhol, o francês não tem a mesma fluidez nesses idiomas, se tivesse estaria surfando tb, mas tá isolado, fora a política externa francesa que é hostil com os países, apesar do palhaço do Macron desfilar sorrisos em Salvador.

"Ou suíças..."

Pode vir todas, rs, de vários países, rs.

"Sim.. o bloco ibérico é forte mesmo... até o catalão pode vir de reboque...."

Virá, apesar de que dificilmente sai do posto de língua/idioma regional na Espanha... o que projeta uma língua é a produção cinematográfica, de literatura e cia, se a Catalunha e outras áreas catalãs da Espanha tivessem algo de peso poderiam aventar uma certa influência maior do idioma, mas não vejo isso rolar em escala.

Por sinal, eu nem entraria na querela desses grupos internos da Espanha, até a parte "galega" cria caso... (com o Brasil, pq não entendem a dinâmica do português no mundo hoje, o idioma), o "galego" (idioma) se encontra quase que completamente assimilado pelo espanhol (castelhano). Que uns cidadãos "no mundo da lua" andaram espalhando que esse negócio de chamar "castelhano" de espanhol é "coisa de rede social" e nunca foi, se passou a dar ênfase ao termo "castelhano" pq uma turma modinha no país pra agradar jogador argentino e cia começaram a usar o termo na imprensa, mas sempre foi conhecido no país como "espanhol" (e boa parte sabe que quando se diz "espanhol" se refere a "castelhano"). Em inglês se chama "Spanish" e não "Castilian". Tem sempre algum palhaço querendo "inventar moda". Essa "geração z" de "zoo" é dose.

Roberto Lucena disse...

Texto sobre a chacina do Rio tá pronto em rascunho mas precisando de edição, senão já teria saído desde quarta-feira última. A edição é que tá "dose" de fazer, vou tentar reler e cortar certas coisas pra diminuir o tamanho, embora esse "acréscimo" (por assim dizer) seja relevante, mas pode ficar apartado em uma segunda parte ou mesmo em posto sem conexão direta. Só solto o post quando conseguir editar (paciência, aquele cansaço mental de fim de ano tá pegando, como já foi discutido acima e o impacto de mais de 2 anos vendo desgraça todo dia em Gaza e cia).

stéphano bahia disse...

"Tanto que o francês é adotado como idioma oficial da ONU, por conta ainda desse passado imperialista/colonial francês. Não é só nas Olimpíadas, na Copa do Mundo tb rola, até notarem que se tornou irrelevante ou rejeitado em vários países e removerem o status. Leva algum tempo, mas o processo está engatilhado (andando)..."
Sim... além de contestarem a fama de elitista... há outros agravantes... o francês é um idioma latino... mas com fonética "germânica". Além disso... a França e a Bélgica marginalizaram esses idiomas próximos do francês... detonando o seu próprio ecossistema e "rede de apoio"... Valão, Normando(idioma que influenciou demais o inglês!), Picardo etc. A Francofonia deu um tiro de bazuca no próprio pé...
https://www.youtube.com/watch?v=EOc-i8C0Qn0&pp=ygUQd2FsbG9vbiBsYW5ndWFnZQ%3D%3D
https://www.youtube.com/watch?v=sQ2a7cA7CAA&pp=ygUPbm9ybWFuIGxhbmd1YWdl
https://www.youtube.com/watch?v=t8ODeZCFe5Y
https://www.youtube.com/watch?v=Squ2aWScKRE&t=22s&pp=ygUOZ2FsbG8gbGFuZ3VhZ2U%3D
https://www.youtube.com/watch?v=uOYnyIX_8Gw
https://www.youtube.com/watch?v=Vkz34f_P1pM&pp=ygUPamVycmlhaXMgbGFuZ3Vl



"Resta saber se a "Lusofonia" tem política pra isso, pq o Brasil não toma a rédea e Portugal fica na "pasmaceira" ou só de "birra contra o Brasil", na questão da projeção do idioma. O espanhol tem a vantagem de que a RAE organiza o idioma, mesmo das vertentes da América hispânica (da língua).""

Sim.. o Brasil é muito frouxo... na boaaaaaa

"Pq em termos de fonética, escrita, fala o italiano é próximo do português/espanhol, o francês não tem a mesma fluidez nesses idiomas, se tivesse estaria surfando tb, mas tá isolado, fora a política externa francesa que é hostil com os países, apesar do palhaço do Macron desfilar sorrisos em Salvador."

Sim... surfaria numa boa... mas a Francofonia preferiu cagar nos idiomas mais próximos dela... a conta tá chegando pra ela....

Roberto Lucena disse...

""Sim... além de contestarem a fama de elitista... há outros agravantes... o francês é um idioma latino... mas com fonética "germânica". Além disso... a França e a Bélgica marginalizaram esses idiomas próximos do francês... detonando o seu próprio ecossistema e "rede de apoio"... Valão, Normando(idioma que influenciou demais o inglês!), Picardo etc. A Francofonia deu um tiro de bazuca no próprio pé...
https://www.youtube.com/watch?v=EOc-i8C0Qn0&pp=ygUQd2FsbG9vbiBsYW5ndWFnZQ%3D%3D
https://www.youtube.com/watch?v=sQ2a7cA7CAA&pp=ygUPbm9ybWFuIGxhbmd1YWdl
https://www.youtube.com/watch?v=t8ODeZCFe5Y
https://www.youtube.com/watch?v=Squ2aWScKRE&t=22s&pp=ygUOZ2FsbG8gbGFuZ3VhZ2U%3D
https://www.youtube.com/watch?v=uOYnyIX_8Gw
https://www.youtube.com/watch?v=Vkz34f_P1pM&pp=ygUPamVycmlhaXMgbGFuZ3Vl"


Ouvindo o valão, é praticamente o som do francês, rs, os caras adotaram o som de um idioma não-latino por razões estéticas (acharem bonito etc), na época isso ditava moda, tanto que Portugal seguiu (esse "sotaque de Lisboa" surge disso, embora careça de fontes, a Elena daquele canal de língua já comentou tb, aparece no século XIX seguindo a "moda parisiense", "afrancesaram" o "sotaque de Lisboa" e Portugal hoje fala com esse "som estranho" e acham que o "português do Brasil", à parte os sotaques, é que "ficou distante" do português original e é o inverso, tanto que o português do Brasil continua próximo do som do espanhol e das variantes, a Espanha e cia não seguiram essa linha da França e Portugal)...

Quem no século XIX, com a supremacia da Europa à época, da França e cia, pensaria que no século XXI essas "mudanças estéticas" cobrariam a conta?... falta de visão de longo prazo, essas mudanças em idiomas são perigosas em países que não possuem um porte de uma China, Brasil e cia.

"Sim.. o Brasil é muito frouxo... na boaaaaaa"

Eu tb acho, eu acho que se deve ter acordo, discutir com as partes, mas de quem é o interesse maior na expansão do idioma? O Brasil é a parte maior, mais rica, se o resto não quiser dialogar, chegar a um consenso, acordo sobre a língua, o país toca a coisa e pronto. O recado que eu daria é esse. Não quiseram espernear com o último acordo ortográfico (o nome "acordo" significa concordância das partes em anos de discussão)? Daqui pra frente a "banda toca" assim. Mas repito, o país não tem política pro idioma, nem sequer discute isso nas Universidades.

(cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

As partes de humanas nas Universidades do país estão mais preocupadas em "discutir lacração", "preconceito e cia" (estardalhaço, não estão discutindo superação disso, de como se combater isso de fato no país e sim encher linguiça) do que de projeção do país pro mundo. Essa turma se comporta como se o Brasil fosse um paiseco qualquer do mundo, um anão, pela vira-latice incutida desde cedo na cabeça atrofiada dessa turma.

E por tamanho e força, número aproximado de falantes do português no mundo, 301 milhões de pessoas (peguei os números da Lusofonia), 212 milhões é só no Brasil... fora questão de PIB, projeção global, indústria de áudio-visual (cinematográfica, editorial e cia) etc. Sendo que o problema do idioma é só em relação ao som, fonética do sotaque de Lisboa (em Portugal), e há excessos, exagero quando uma brasileirada diz que "não entende nada", o som não agrada muito ao ouvir, mas dá pra entender sim, principalmente se acostumando, o povo exagera na "dose" desses chiliques. Pior que isso acaba virando "mito", eu mesmo já pedi pra "corrigir" (aspas) um post do R. Muehlenkamp pq na época eu ainda achava que havia uma "diferença colossal" da grafia de Portugal pra do Brasil e não tem nada, quem diz que não entende português de Portugal escrito, do Brasil e cia é gente babaca ou ignorante mesmo, até pq a parte escrita a diferença é pífia, a questão maior é o som dos sotaques.

"Sim... surfaria numa boa... mas a Francofonia preferiu cagar nos idiomas mais próximos dela... a conta tá chegando pra ela...."

A conta histórica por vezes demora a chegar, mas chega... e não adianta espernearem. Ou mudam ou ficam pra trás, simples desse jeito, e não tem ninguém com força, peso, estatura (e lucidez, algum "déspota esclarecido" com visão de Estado) na França pra entender ou tratar dessas questões (particularmente nem ligo, é problema deles mesmo, rs).

stéphano bahia disse...

"Quem no século XIX, com a supremacia da Europa à época, da França e cia, pensaria que no século XXI essas "mudanças estéticas" cobrariam a conta?... falta de visão de longo prazo, essas mudanças em idiomas são perigosas em países que não possuem um porte de uma China, Brasil e cia."

verdade... o castigo chegou para essa turma! Por favor... até o romeno e inglês tem fonética mais clara!


"Eu tb acho, eu acho que se deve ter acordo, discutir com as partes, mas de quem é o interesse maior na expansão do idioma? O Brasil é a parte maior, mais rica, se o resto não quiser dialogar, chegar a um consenso, acordo sobre a língua, o país toca a coisa e pronto. O recado que eu daria é esse. Não quiseram espernear com o último acordo ortográfico (o nome "acordo" significa concordância das partes em anos de discussão)? Daqui pra frente a "banda toca" assim. Mas repito, o país não tem política pro idioma, nem sequer discute isso nas Universidades."

O Brasil precisa ver não só o português.. mas até mesmo o iorubá, tupi etc....

stéphano bahia disse...

"A conta histórica por vezes demora a chegar, mas chega... e não adianta espernearem. Ou mudam ou ficam pra trás, simples desse jeito, e não tem ninguém com força, peso, estatura (e lucidez, algum "déspota esclarecido" com visão de Estado) na França pra entender ou tratar dessas questões (particularmente nem ligo, é problema deles mesmo, rs)."
Olha que ironia....
Esses idiomas se falam na França...
https://www.youtube.com/watch?v=3N5EPDJOjJI&t=118s catalão
https://www.youtube.com/watch?v=pPEPjd92FOE occitano
https://www.youtube.com/watch?v=8LLrTG8GHxc&t=804s corso
E esses idiomas são mais fáceis que o francês!

Roberto Lucena disse...

"verdade... o castigo chegou para essa turma! Por favor... até o romeno e inglês tem fonética mais clara!"

Era a "briga" de família a questão do francês (idioma), minha mãe idolatrava a França... muito da aversão à França vem disso tb, rs, embora que por conta da questão musical e cia, a gente acaba mais assimilando coisas da Inglaterra/Reino Unido (Beatles, Queen e cia), ela e muita gente dizia que francês é fácil... nunca achei e já tentei assimilar mais de uma vez, se bem que falta uma gramática (física, papel/livro) pra ler, mas não tem a mesma estrutura do português/espanhol/italiano. O romeno conheço pouco ou quase nada.

"O Brasil precisa ver não só o português.. mas até mesmo o iorubá, tupi etc..."

É que são duas questões acima, português é língua de projeção internacional, as demais são línguas de preservação, de nichos no país, que devem ser preservadas, ter maior estrutura de estudo, mas o "português" (idioma) é como um "porrete" do país pra projeção internacional, projeção política, cultural e cia.

Deveria haver uma estrutura de distribuição de gramática/dicionário dessas línguas no país, isso de fato não se vê (em maior escala) e não é algo "do outro mundo" pra se fazer.

Mas o que vc espera quando vê as Universidades atoladas de "militonto falando de revolução de vento" e mal conseguem discutir questões culturais do país?...

Roberto Lucena disse...

"Olha que ironia....
Esses idiomas se falam na França...
https://www.youtube.com/watch?v=3N5EPDJOjJI&t=118s catalão
https://www.youtube.com/watch?v=pPEPjd92FOE occitano
https://www.youtube.com/watch?v=8LLrTG8GHxc&t=804s corso
E esses idiomas são mais fáceis que o francês!"


É uma situação similar ao "português de Portugal" (que segue o sotaque de Lisboa, esse som "engolindo vogal" e cortando o tempo de algumas letras, encurtando), as pessoas nascem imersas nisso e acham que é "normal falar desse jeito", pra alguém mudar isso precisa ter uma visão de Estado profunda e entender que perderam o bonde pra projeção do idioma... ou que estão ficando isolados, e não é fácil fazer uma reforma desse tipo.

Mas tem essas línguas na França tb, se bem que o basco parece "japonês", rs (https://www.youtube.com/watch?v=Iboj3GmjJF4) e o bretão, que foi reprimido na França, perseguido (https://www.youtube.com/watch?v=jTuBnZrLbq0). "Liberté!", rs.

Como Franco, o generalíssimo "galego", perseguiu o catalão, galego e demais idiomas minoritários/regionais na Espanha pra impor só o castelhano.

stéphano bahia disse...

"Era a "briga" de família a questão do francês (idioma), minha mãe idolatrava a França... muito da aversão à França vem disso tb, rs, embora que por conta da questão musical e cia, a gente acaba mais assimilando coisas da Inglaterra/Reino Unido (Beatles, Queen e cia), ela e muita gente dizia que francês é fácil... nunca achei e já tentei assimilar mais de uma vez, se bem que falta uma gramática (física, papel/livro) pra ler, mas não tem a mesma estrutura do português/espanhol/italiano. O romeno conheço pouco ou quase nada."

Em geral... a música em inglês consegue se conectar mais ao público jovem... isso ajuda demais... adendo pro reggae jamaicano...
O romeno tem no youtube... vale a pena pesquisar... a Romênia tem um Soft Power famoso... a Transilvania...


"É que são duas questões acima, português é língua de projeção internacional, as demais são línguas de preservação, de nichos no país, que devem ser preservadas, ter maior estrutura de estudo, mas o "português" (idioma) é como um "porrete" do país pra projeção internacional, projeção política, cultural e cia."

Verdade... mas ironicamente.. o português brasileiro tá cheio de empréstimos desses idiomas!

Deveria haver uma estrutura de distribuição de gramática/dicionário dessas línguas no país, isso de fato não se vê (em maior escala) e não é algo "do outro mundo" pra se fazer.

Mas o que vc espera quando vê as Universidades atoladas de "militonto falando de revolução de vento" e mal conseguem discutir questões culturais do país?...

stéphano bahia disse...

"É uma situação similar ao "português de Portugal" (que segue o sotaque de Lisboa, esse som "engolindo vogal" e cortando o tempo de algumas letras, encurtando), as pessoas nascem imersas nisso e acham que é "normal falar desse jeito", pra alguém mudar isso precisa ter uma visão de Estado profunda e entender que perderam o bonde pra projeção do idioma... ou que estão ficando isolados, e não é fácil fazer uma reforma desse tipo."

Verdade... perderam bastante! Já vi brasileiros dizendo que entendem melhor galego!


"Mas tem essas línguas na França tb, se bem que o basco parece "japonês", rs (https://www.youtube.com/watch?v=Iboj3GmjJF4) e o bretão, que foi reprimido na França, perseguido (https://www.youtube.com/watch?v=jTuBnZrLbq0). "Liberté!", rs."
Basco? Até aprendi a cantar o hino da Real Sociedad.... a letra é legal !


"Como Franco, o generalíssimo "galego", perseguiu o catalão, galego e demais idiomas minoritários/regionais na Espanha pra impor só o castelhano.""

Os fascistas (Franco) e libertários (Liberté)... reprimindo idiomas... Os 2 se comportando de forma similar.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vergonha
Ocitânia
No sul da França, Vergonha refere-se à prática de estigmatizar pessoas que usam Occitan ou outros dialetos locais, que começaram após a Revolução Francesa, numa tentativa de forçar toda a população a abandonar os dialetos em favor do francês padrão.
https://en.wikipedia.org/wiki/Vergonha
https://oc.wikipedia.org/wiki/Vergonha_(ling%C3%BCicidi)

Roberto Lucena disse...

"Em geral... a música em inglês consegue se conectar mais ao público jovem... isso ajuda demais... adendo pro reggae jamaicano..."

Os Beatles e cia surfaram na onda de projeção de poder dos EUA no mundo e expansão do inglês (com os EUA, indústria cinematográfica, de música e cia, o soft power), os Beatles e a dita "invasão britânica" de bandas aos EUA, o reggae foi bem popular no Reino Unido (ainda é), quem é fã de Reggae é o P. McCartney, Ob-la-di, Ob-la-da foi concebida como "reggae" e deram uma alterada na versão final, mas tem take dela que preserva o baixo puxando pro reggae (na versão final tb tem, mas o piano se sobressai).

Eu gosto de reggae, Jimmy Cliff >>> abismo >>> Bob Marley, "refutem-me", rs.

A versão mais reggae, não desponta o piano (a briga era essa, não estavam gostando e o Lennon veio com o piano e saiu a versão final com o som do piano bem destacado e o som do baixo bem de fundo), take 3 (https://www.youtube.com/watch?v=M5Qb0m2Cf1o) take 5 (com um baixo a mais por cima, https://www.youtube.com/watch?v=Xp4DDkHXaOs).

Essas versões foram deixadas de lado e a que vingou foi essa: (https://www.youtube.com/watch?v=9x5WY_jmsko que tem o som do baixo bem destacado, até mais reggae mas o piano fica bem alto, lembrando música de salão de filme de velho oeste).

"O romeno tem no youtube... vale a pena pesquisar... a Romênia tem um Soft Power famoso... a Transilvania..."

Por isso que procuro as gramáticas, pq uma vez deu "branco" em mim com o inglês, ganhei uma daquelas gramáticas Oxford (eu havia salvo o título, só que perdi uma conta no Yahoo!... deu cupim em vários livros, perdi muita coisa, até capa de LP... https://www.kobo.com/br/pt/ebook/oxford-modern-english-grammar), a parte de verbos e o "branco" passou, às vezes eu dava essas travadas (mais novo) e não tinha jeito do "bloqueio" cessar, quer dizer, acabava de uma hora pra outra, "excentricidades"... (esquisitices).

Só que assimilei mesmo com a web/internet, como o espanhol (ouvindo uma banda espanhola). Se bem que o espanhol é como se eu já tivesse familiaridade com a coisa sem razão aparente.

A maioria dos idiomas não tem a estrutura de ensino do inglês (com essas gramáticas/dicionários Oxford), e da RAE com o espanhol.

E veja o que é projeção cultural, de idioma e cia, recentemente vimos isso e o povo gostou, o "Ainda estou aqui" com a Fernanda Torres (tá gata, coroa arrumadíssima... tava mais gata que as outras no Oscar...), o mundo se rendendo aos "encantos" do Brasil (https://www.youtube.com/watch?v=_NzqP0jmk3o).

De como é importante/central essa projeção cultural do país. A música brasileira, hoje, é uma tragédia a céu aberto, o futebol nem se fala (com a "selecinha da CBF" que a Globo destruiu com os gatunos alinhados aos EUA).

Roberto Lucena disse...


"Verdade... mas ironicamente.. o português brasileiro tá cheio de empréstimos desses idiomas!

Deveria haver uma estrutura de distribuição de gramática/dicionário dessas línguas no país, isso de fato não se vê (em maior escala) e não é algo "do outro mundo" pra se fazer.

Mas o que vc espera quando vê as Universidades atoladas de "militonto falando de revolução de vento" e mal conseguem discutir questões culturais do país?..."


Repetindo o que disse acima: vc vê a "tchurma descolada" nas universidades discutindo isso? O nível de apatia que vi na UFPE (naquela palestra do Breno, eu deu uma volta ao redor do campus, atrás de "merenda", rs) foi algo de chocar, povo apático, juventude apática, sem vida, inertes, passivos, rendidos.

Não sei se é pq cada geração tem um traço... (o que é bem provável) e a gente manteve certas coisas das gerações dos nossos pais.

Não discutem essas questões (de idioma), pq acham que não têm relevância alguma ou nem possuem consciência de nada. Achei o ambiente despolitizado.

O máximo que vi foi um sujeito periférico entrando no campus com uma saia (um "kilt"), lacrando... achando que isso vai "chocar"... eu já tava comprando uma saia pra usar só pra sacanear, até ventila melhor os "países baixos" humanos usando esse traje.

Essa turma não aguentaria a gente tirando sarro. Que "protesto", rs. E o mulheril não quer mais "queimar sutiã", tá um mulheril careta posando de "feminista" insuportável, rs. "Seus pervertidos!", rs.

Roberto Lucena disse...

"Verdade... perderam bastante! Já vi brasileiros dizendo que entendem melhor galego!"

Dá pra entender sim pq o "galego" acabou mantendo a estrutura antiga, tb pela assimilação que recebe do espanhol que mantém isso, de pronunciar bem as vogais, as letras, por isso que passa essa impressão (que por vezes nem impressão é) de que dá sim pra entender melhor um galego falando do que um português, dependendo do grau do sotaque da pessoa em Portugal (do tal "sotaque de Lisboa" engolindo as vogais), varia por região de Portugal tb.

Por exemplo, essa música eu acho que todo mundo entende (https://www.youtube.com/watch?v=dC2jJuTe2O0, Quim Barreiros patrimônio imaterial da humanidade, hahahaha.

Imagina alguém conseguir traduzir essa música do vídeo pro inglês, espanhol e cia, impossível, tem coisas que só pra rir em português, hahahaha.

"Os fascistas (Franco) e libertários (Liberté)... reprimindo idiomas... Os 2 se comportando de forma similar."

Não são "parecidinhos" (como se diria na "terrinha")? Os fachas e os Ancaps sempre andam juntinhos... duas "divas repressoras", hahahaha

"https://pt.wikipedia.org/wiki/Vergonha
Ocitânia
No sul da França, Vergonha refere-se à prática de estigmatizar pessoas que usam Occitan ou outros dialetos locais, que começaram após a Revolução Francesa, numa tentativa de forçar toda a população a abandonar os dialetos em favor do francês padrão.
https://en.wikipedia.org/wiki/Vergonha
https://oc.wikipedia.org/wiki/Vergonha_(ling%C3%BCicidi)"


A França tem uma longa trajetória e história de repressão de idiomas de minorias... que pelo visto não conseguiram suprimir apesar dos "esforços"... aí chegam esses pulhas e ficam querendo dar "lição de moral" ao Brasil, China e cia sobre "perseguição".

stéphano bahia disse...

"E veja o que é projeção cultural, de idioma e cia, recentemente vimos isso e o povo gostou, o "Ainda estou aqui" com a Fernanda Torres (tá gata, coroa arrumadíssima... tava mais gata que as outras no Oscar...), o mundo se rendendo aos "encantos" do Brasil (https://www.youtube.com/watch?v=_NzqP0jmk3o).

De como é importante/central essa projeção cultural do país. A música brasileira, hoje, é uma tragédia a céu aberto, o futebol nem se fala (com a "selecinha da CBF" que a Globo destruiu com os gatunos alinhados aos EUA)."

Sim.... uma bela projeção ! Sim... a música foi assassinada mesmo... futebol? Nem o domínio do Brasil na Libertadores convence mais...

9.11.25

stéphano bahia disse...

"Não discutem essas questões (de idioma), pq acham que não têm relevância alguma ou nem possuem consciência de nada. Achei o ambiente despolitizado."
Tem sim... e como... veja o idioma japonês... consegue se projetar facilmente com o anime....

Veja o Barça... projetando o catalão! ... por exemplo... particularmente gosto desse idioma... parece um híbrido de todos os idiomas latinos...

Roberto Lucena disse...

"Sim.... uma bela projeção ! Sim... a música foi assassinada mesmo... futebol? Nem o domínio do Brasil na Libertadores convence mais..."

Domínio por dinheiro, o país tem melhor estrutura que o resto do continente, mas perdeu a identidade do jogo, a forma de jogar, de supremacia, fora não formar mais jogadores, craques com certa identidade de jogo... além desse deslumbre com "jogador maloqueiro", como se ser jogador de seleção brasileira de futebol fosse sinônimo, jogador de seleção tem que ter certa disciplina ou senso de coletivo apurado, além do talento, qualidade, isso se perdeu, o país tem jogadores medianos que os europeus pagando caro por essas merrecas ficam valorizando porcaria como se fosse "grande coisa".

Resta ver se o Ancelotti consegue operar um milagre dando alguma identidade futebolística a esse bando de cabeças de bagre dessa geração, pq jogador de futebol tem que ter cabeça pra jogar. Sócrates era médico, Pelé tinha cérebro, visão, os jogadores do passado do país tinham certa instrução, cabeça pra poder despontar com o esporte, não tem como fazer time excepcional com um monte de atletas toscos, intelectualmente idiotas, como a figura do Neymar ilustra bem.

Esses clubes do país despontam na Libertadores em cima do desmantelo argentino (principalmente) e falta de estrutura do resto, mas chegam naqueles torneios de clubes com os europeus e até sauditas, tomam paulada... é isso que o futebol "penta campeão do mundo" virou...

A mídia desportiva sem vergonha aqui do país não dá um pio, pq isso passa pelo desmonte do campeonato brasileiro como "coisa nacional", que abarca o país todo e não um comitê do "eixo" Rio-SP", velho plano robótico da Rede Globo e de cera confraria "sulista" que sempre promoveram o fracasso desportivo do país e desagregação do mesmo. A ideia dessa turma sempre foi concentrar o "torneio nacional" em 2 estados, no máximo com "convidados" do RS e de Minas e olhe lá, é uma cabeça limítrofe sem visão de Estado, de país gigante, continental que essa turma carrega.

Roberto Lucena disse...

Ouvi, mais de uma vez, de um jornalista desportivo do Flamengo, sujeito chato (muita gente acha chato, aquele Mauro César), que ele não liga pra seleção brasileira e bla bla bla, que o negócio dele é o clube e cia... pois bem, esse sujeito acha que tem espaço, emprego pra falar de futebol por conta do Flamengo ou da seleção brasileira?... o "Febeará" (Festival de besteira que assola o país) é "amplo, geral e irrestrito". (Febeapá

Sem seleção brasileira campeã do mundo existiria Flamengo e cia?

Pra ilustrar o nível de mediocridade, de falta de visão, consciência histórica dessa turma, e isso que o cara é mais à esquerda, imagina o resto (se bem que tem uns de direita que entendem o problema... "Aleluia!").

O cara ser jornalista desportivo no país achando que esses espaços existem por conta de "clubismo" e clube de predileção é piada suprema... se o Brasil não tivesse sido campeão em 1958, 1962, 1970, 1994, 2002, sequer futebol seria "preferência nacional" de algo... ou não teria o peso que tem.

O cara cospe, menospreza até o ganha pão dele achando o máximo o menosprezo com o soft power do país (seleção brasileira de futebol e outras seleções). Veja o caso do basquete brasileiro, Brasil é bi-campeão mundial em cima dos EUA... a falta que isso faz, o basquete já foi segundo esporte do país antes do declínio e ascensão do vôlei. O mesmo rolaria com o futebol ou vai rolar se continuar sem ser campeão do mundo ou ter uma seleção brasileira que jogue um futebol convincente, com identidade, de impor medo a rivais.

Brasil bicampeão do mundo de basquete masculino e um campeonato mundial basquete feminino, 3 títulos (no total, masculino e feminino).

(https://www.youtube.com/watch?v=uym2vXdEXSk).
(https://www.youtube.com/watch?v=MGzvOoBqzyw).

O dia que a seleção brasileira de basquete (masculino) desmontou o Tio Sam dentro da casinha deles (tiveram que aposentar os "amadores" do basquete depois disso pra poder vencer de novo https://www.youtube.com/watch?v=bFKZEgM1j90).
A quem quiser ler mais (https://pt.wikipedia.org/wiki/Final_do_Basquetebol_Masculino_nos_Jogos_Pan-Americanos_de_1987).

Roberto Lucena disse...

"Veja o Barça... projetando o catalão! ... por exemplo... particularmente gosto desse idioma... parece um híbrido de todos os idiomas latinos..."

O Barcelona era usado pra divulgação da "causa catalã", separatismo mesmo, mas deram uma pausa desde a repressão ao movimento e cia... já não "comove" como antes. Só que é um idioma regional, não vai ter o mesmo peso do castelhano no mundo, e tem suas divisões (o "País Valenciano", ou "Comunidade Valenciana" https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_Valenciana), que mesmo falando catalão (é uma variante), rotulam como "valenciano" e não andam lado a lado da Catalunha.

Roberto Lucena disse...

Atualizando o conflito, Youtube censura e remove (apaga) vídeos denunciando crimes em Gaza cometidos por Israel... a censura do governo trumpista se aprofunda... cadê a turma falando de "liberdade de expressão" dessas Big Techs?...

"YouTube accused of mass deletion of Israeli crimes videos" (https://www.youtube.com/watch?v=6mBOAW9t-B0).

O que isso implica ou pode vir a implicar? Cumplicidade do Google (dono do Youtube) nos crimes contra a humanidade de Israel e cumplicidade/participação no genocídio... não sei como os advogados dos grupos que estão catalogando os crimes dos soldados israelenses podem enquadrar o Google, mas deveriam enquadrar pra pagamento de danos, numa quantia muito alta (pra doer no bolso da Big Tech), não sei se conseguiriam prisão de algum graúdo do Google (já seria mais difícil).

Principal grupo/Fundação que opera esse serviço é esse aqui, sediado na Bélgica: "Como atua Fundação Hind Rajab, que pede prisão de militares de Israel" (https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/01/06/fundacao-hind-rajab.htm).

"Ah, mas não dá em nada, e bla bla bla bla bla"... tb diziam o mesmo com o apartheid da África do Sul e...

Segunda notícia é "Trump trocou Israel pelos países do Golfo?" (https://www.youtube.com/watch?v=DhgzyBY-C_Y).

O que já comentei aqui antes em algum post perdido de Gaza... que pros EUA não existe vantagem alguma em manter essa ligação com Israel, pq os Estados Unidos podem operar no Oriente Médio com países árabes, sem o desgaste provocado, o gasto, perdas humanas etc.

Israel está se tornando disfuncional pros Estados Unidos, pra elite norte-americana... que em algum momento vai "largar a mão" do genocida do Oriente...

Os grupos sionistas dos EUA/Europa, quem tem poder de fato, já deveriam estar discutindo o pós-Netanyahu e não insistir na matança de civis em Gaza e acreditar que vão confiscar aqueles territórios à força a hora que quiserem, essa era acabou ou está em vias de encerrar.

Pra turma de "torcida de canal de geopolítica" que tentou pilhar o pessoal aqui, "que o Irã perdeu, que tomaram a Síria e bla bla bla", vocês são muito precipitados pra avaliar esse conflito... e pelo visto o da Rússia/Ucrânia tb, rs.

stéphano bahia disse...

"Resta ver se o Ancelotti consegue operar um milagre dando alguma identidade futebolística a esse bando de cabeças de bagre dessa geração, pq jogador de futebol tem que ter cabeça pra jogar. Sócrates era médico, Pelé tinha cérebro, visão, os jogadores do passado do país tinham certa instrução, cabeça pra poder despontar com o esporte, não tem como fazer time excepcional com um monte de atletas toscos, intelectualmente idiotas, como a figura do Neymar ilustra bem."

Sim... sem falar que Ney Mala tá levando o Prantos pra Série B....

"Esses clubes do país despontam na Libertadores em cima do desmantelo argentino (principalmente) e falta de estrutura do resto, mas chegam naqueles torneios de clubes com os europeus e até sauditas, tomam paulada... é isso que o futebol "penta campeão do mundo" virou..."
Sim.. o domínio brasileiro é ilusório.... sim... no mundial de clubes... viram piadas... Há anos que os brasileiros não vencem esse torneio! O saudoso Telê está se remexendo no túmulo....

"A mídia desportiva sem vergonha aqui do país não dá um pio, pq isso passa pelo desmonte do campeonato brasileiro como "coisa nacional", que abarca o país todo e não um comitê do "eixo" Rio-SP", velho plano robótico da Rede Globo e de cera confraria "sulista" que sempre promoveram o fracasso desportivo do país e desagregação do mesmo. A ideia dessa turma sempre foi concentrar o "torneio nacional" em 2 estados, no máximo com "convidados" do RS e de Minas e olhe lá, é uma cabeça limítrofe sem visão de Estado, de país gigante, continental que essa turma carrega."

É por isso que a seleção virou piada... graças a essa corja!

stéphano bahia disse...

"O Barcelona era usado pra divulgação da "causa catalã", separatismo mesmo, mas deram uma pausa desde a repressão ao movimento e cia... já não "comove" como antes. Só que é um idioma regional, não vai ter o mesmo peso do castelhano no mundo, e tem suas divisões (o "País Valenciano", ou "Comunidade Valenciana" https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_Valenciana), que mesmo falando catalão (é uma variante), rotulam como "valenciano" e não andam lado a lado da Catalunha."

Claro que o catalão não terá o peso do espanhol... verdade... mas pode "pegar carona" neste.....
Curiosamente... conheci o dialeto romano através da Roma... e o idioma napolitano através do hino do Napoli... e até mesmo por causa de canções como Funiculi Funicula... mas os napolitanos não são separatistas

stéphano bahia disse...

"O que isso implica ou pode vir a implicar? Cumplicidade do Google (dono do Youtube) nos crimes contra a humanidade de Israel e cumplicidade/participação no genocídio... não sei como os advogados dos grupos que estão catalogando os crimes dos soldados israelenses podem enquadrar o Google, mas deveriam enquadrar pra pagamento de danos, numa quantia muito alta (pra doer no bolso da Big Tech), não sei se conseguiriam prisão de algum graúdo do Google (já seria mais difícil)."
Verdade... uma censura na cara dura... depois criticam a Coreia do Norte.... Espero que o Google se ferre nessa

"Principal grupo/Fundação que opera esse serviço é esse aqui, sediado na Bélgica: "Como atua Fundação Hind Rajab, que pede prisão de militares de Israel" (https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/01/06/fundacao-hind-rajab.htm)."

Sim.. espero que sejam presos

"Segunda notícia é "Trump trocou Israel pelos países do Golfo?" (https://www.youtube.com/watch?v=DhgzyBY-C_Y).

O que já comentei aqui antes em algum post perdido de Gaza... que pros EUA não existe vantagem alguma em manter essa ligação com Israel, pq os Estados Unidos podem operar no Oriente Médio com países árabes, sem o desgaste provocado, o gasto, perdas humanas etc."

Os países que brincam de babar o ovo de Israel vão arruinar sua própria diplomacia... e seus cidadão encontrarão suas geladeiras vazias...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...