Mostrando postagens com marcador Irã. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Irã. Mostrar todas as postagens

domingo, 14 de junho de 2026

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 26)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 26 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 26. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 03.06.2026 (Atualização: 14.06.2026).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

terça-feira, 9 de junho de 2026

Canais de geopolítica "brasilis" descobrem a "engenharia iraniana" (mísseis, drones, até bomba atômica) e a Defesa do Brasil... só que... "faltou algumas coisas" a dizer...

Havia aparecido pra mim, esses dias, um vídeo de "corte" com general falando sobre a Amazônia, os EUA e cia e não consigo achar, ou tiraram o vídeo do ar ou o Youtube/Google está escondendo, a quem achar (são dois generais, gente do exército) pode colocar nos comentários, e não vou ironizar e cia, era pra falar a sério (se bem que quando ironizo também estou comentando algo a sério, apenas em um tom pra ninguém ficar "ofendido" nessa época que muita gente se ofende fácil com tudo), mas dá pra fazer o post assim mesmo.

Achei engraçado ver uma turma "descobrindo" a "engenharia do Irã" sobre a capacidade iraniana em conter os Estados Unidos e Israel com a "missilística" que elaboram há décadas etc.

Os mísseis, drones e cia não caem do céu... (quer dizer, até caem... mas em outro sentido...), não surgiram do nada... pra fazer não existe "milagre" e sim projeto nacional de Defesa bem executado e que leva tempo (ou pode levar)...

Precisam de engenheiros pra isso... "lacre" de "webcomunismo", "identitários coloristas" e cia não produzem isso (e praticamente nada que preste), além de avacalharem a imagem da Universidade pública no país onde uma horda de palhaços reaças ficam acusando a "Universidade" de só produzir porcaria, "maconheiro", drogados, coloristas e cia por conta de uma claque descolada da realidade que sai de alguns cursos, que honestamente, pra "formar" esse amontoado de entulho, é necessário realmente o país ter uma avaliação sobre o "conteúdo", finalidade desses cursos, reproduzindo modismo dos Estados Unidos pra "moldar" uma cultura colonial ao Brasil espelho do espectro político/cultural norte-americano, do que há de pior nos Estados Unidos, porque propor pro país criar uma NASA, PBS, MIT e cia essa turma não propõe... (PBS é uma TV pública dos EUA, de qualidade, a NASA eu acho que não preciso comentar do que se trata... o MIT idem).

Mas o que me incomodou com a parte de "o Brasil precisa criar engenheiros"... repararam no "problema"? (Mas pararam de falar no assunto, rs).

Criem postos de trabalho, com condições boas etc ou proponham isso que já é um começo, em vez do falatório do "precisa" "só por falar" e "que o Irã fez isso", que não vai dar em nada no fim (pra variar). Ficar no falatório demagógico é lindo e tal, mas no fim é só "mais do mesmo", além de terem fechado a Odebrecht e OAS com a "Lava Jato" e ter ficado por isso mesmo, sequer dimensionam o estrago da coisa pro país. Ou quem vai criar tecnologia no Brasil é a turma do "lacre" que aparece dizendo besteira na Globo ou pro "bolsonarismo cloroquina" duelar nas redes com "espantalhos"?...

Mas ainda sobre a questão do Irã, a guerra no Oriente Médio e o Brasil... veja como a avaliação de vocês sobre a questão é superficial, problemática... vocês falam de mísseis, criar drones, até um ilustrado falou do Brasil ter que fazer bomba atômica e tal... "maravilhoso" o discurso, pra torcidas... quer que o "tio" aponte o tamanho da lambança de vocês? Vou fazer (com gosto)...

Algum desses falou do país ter que criar instalações subterrâneas pra guerra? Pra abrigar mísseis, aviões/caças, equipamento militar, infra-estrutura nuclear e cia?...

É isso que dá só aparecer "gênio de ocasião" falando disso (eu tou xingando, mas foi bom que tenham dito a coisa pela metade mesmo assim, é força do "hábito" dar a chinelada, acostumem-se...).

Como dizia, esse pessoal anda vendo de verdade o tipo de guerra que Israel/EUA travam contra o Irã, Hezbollah e cia no Oriente Médio?

Coloca uma frota de Gripen (caça feito em parceria com a Suécia, Brasil-Suécia) numa pista, tanques, mísseis, lançador de mísseis, drones, bases etc na superfície, o que os EUA e Israel fariam com isso? No caso, os Estados Unidos... iria pulverizar tudo sem o país sequer chegar a usar.

Sequer o assunto dos "túneis" (pra construção), de uma rede subterrânea (no caso) de infra-estrutura militar de Defesa foi mencionada nesses canais pra abrigar todo esse aparato de Defesa do país...

Pra "ilustrar" o tamanho do problema do Brasil:


Entendem o tamanho do "buraco" que o Brasil se encontra? Perdendo tempo discutindo idiotice e lacração de redes de Big Techs dos EUA?...

Prossigam assim que o abismo é logo na esquina.

Aí quando a gente ironiza, "tira sarro" (criticando) aqui certas patotas, chiam, acham ruim, mas querem o quê? Ia redigir um "palavrão" mas deixa pra lá, já estão chiando até com o "tom" dos comentários, "a era Nutella brasileira", tudo "dói, machuca" com facilidade. Acho engraçado a turma da direita dizendo isso porque chiam e esperneiam que é uma "beleza".

Quer dizer, falam de tudo, do "assunto do momento", do que sai na grande mídia sobre o conflito no Oriente Médio mas não discutem a sério a Defesa do país, ou não "ligaram os pontos"... como você vai criar um aparato de Defesa pro século XXI sem ter instalações subterrâneas?... com Angra III e cia dando "sopa" pra tomar um míssil de navio ou caça e ir pelos ares, expliquem pra gente que a gente quer saber... "o povo quer saber"... já que só tem "gênio" nessa atmofesra do Youtube (Google)... por sinal, usar uma rede "made in USA" como meio de comunicação, pra discutir isso é outro problema bem sério do país.

Vocês acham que era só ironia, desabafo quando eu critiquei a falta de discurso dessas "mídias alternativas" e cia sobre cobrar do governo a criação de Big Techs, meios de comunicação internos como opção, alternativa ao Google e cia? Não era, nunca foi. A gente ironiza, "brinca", mas se fala a sério aqui (sempre se falou a sério), por isso que tem uma "legião na surdina" lendo mesmo que não comentem nada. E não adianta ficar "copiando e colando", isso é coisa de aluno relapso, não aprendem nada fazendo isso.

Lembro bem do ataque dos EUA, teatral, a instalações nucleares do Irã com um avião de última geração e uma "super bomba destroça tudo em subsolo" (gasto de dinheiro a toa, e muita grana), que comentei o que houve (está em algum Post antigo de Gaza, de 2025, caso alguém queira ler, dá pra achar colocando na busca do "Navegador" pelos termos e vendo os posts de 2025, acho que foi 2025) na explosão, de como provavelmente era a instalação do Irã no subsolo (com os dados disponíveis, ou seja, quase nada, mas dá pra "visualizar" a coisa ainda assim, aqui a gente consegue fazer isso já que andaram copiando, dois canais, e repetindo tudo errado, não vou lá corrigir, rs, e nem precisa, a claque que segue certa turma, a coisa entra por um ouvido e sai pelo outro... pela forma com que dizem).

Sequer se tocaram da questão de que o Brasil, se quiser se defender hoje de artilharia dos EUA, vai ter que criar uma rede de instalações militares subterrâneas de porte no país pra proteger equipamento, tropas e cia.

Por isso que queria colocar o vídeo que eu vi dos generais comentando, falando da Amazônia como se ainda fosse "ponto central" da doutrina militar do país... vocês acham que os EUA querendo ferrar o Brasil vai entrar com tropas terrestres na Amazônia pra caçar Sucuri e jacaré e pegar malária? deixando os centros de poder, econômicos do país no Litoral?...

Os EUA iriam se atolar na Amazônia sozinhos e a economia do país ficaria praticamente intacta (a maior parte), porque se concentra no Litoral e não na "Amazônia" (com todo respeito ao povo da região Norte), principalmente no meio da selva.

Os EUA iriam afundar uma penca de navios no Litoral, atacar bases pelo ar, destruir os aviões e cia porque o país não tem instalação subterrãnea como o Irã. É surreal que não discutam isso, ou se discutem a coisa não faz "ruído" (o que seria até bom se pelo menos discutissem isso na "surdina", mas sei que não fazem...).

Agora espera o "Google" dar outro "gancho" (suspensão) no site pelo Post... rs.

É um "milagre" (já disse isso mais de uma vez aqui e pro pessoal conhecido) esse país não ter virado pó com as "bombas culturais" transplatadas praqui pelos Estados Unidos, desde o neopentecostalismo/fundamentalismo evangélico, passando pela "norte-americanização dos costumes" (via cinema, lanchonetes e cia), pelo moralismo destruidor da mídia e da classe média ignóbil aculturada do país, ignorância generalização da população e paralisia dos partidos políticos (comprometidos com o desenvolvimento do país, onde o PT é cabeça da coisa, por mais que demonizem a sigla e cia). Continuem brincando, que em alguns anos pode ser que vocês encarem isso como "dia a dia":



Aí vejo gente dizendo "sou nacionalista"... e eu sou o Bozo, ou vamos "brincar de índio" com a Xuxa (momento antológico da TV brasileira...)



Incrível como as pessoas nesse país "brincam" falando dessas questões... quando deveriam ser "neuróticas" com a questão e a vulnerabilidade do país.

Quando a gente "ironiza" também é falando sério (avisei)... pra coisa não ficar pesada e também pra não xingar, chamar "palavrão"... é uma forma "sutil", "marota" (como se diz muito em um dos estados da federação) de mandar todo mundo se f*der sem usar os termos, com "amor", rs.

Prossigam que está engraçado (a gente ri da própria desgraça mesmo, chorar não dá...). "Os webcomunistas vão fazer a revoluçãum"... hahahahaha.

P.S.1 esqueci de citar: o Hezbollah tem uma rede subterrânea (pra proteção de soldados, equipamentos e cia) maior que as forças armadas do Brasil...

P.S.2 não citei a questão da Comuniação e satélites... e o "GPS brasileiro"? Vão guiar os drones, mísseis e cia com o GPS "made in USA"?... "que deus tenha misericórdia dessa nação"...

domingo, 24 de maio de 2026

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 25)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 25 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 25. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 05.03.2026 (Atualização: 23.03.2026; 27.03.2026; 17.05.2026).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

domingo, 26 de abril de 2026

A guerra de propaganda (e a propaganda de guerra com IA) nas redes. O Irã na dianteira com os "legos"

Rola uma discussão superficial nas bolhas de esquerda no Brasil por conta da eleição desse ano no país sobre o "uso da IA" na eleição e o "caos" que isso provocaria (provocaria?...) ... mas pelo visto a falta de reflexão sobre o problema continua alta. Parece, literalmentem, que uma parte fica alheia ao que se passa fora do país.

Lembrando que o que andam chamando de "IA" (de forma generalizada) é uma "computação gráfica" aprimorada automatizada (até que ponto?...), a "IA" vai muito além desse "uso", dessa "ideia".

Print de tela de um dos vídeos de IA de um
canal satírico, o original foi tirado do ar
Eu apresentei desde o começo desse ano um canal de IA que fazia paródias de Trump e veio gente "achar" que era "propaganda trumpista"... porque o canal também tirava "sarro" (piada) de Maduro e cia, esse pessoal esquece que é a visão de gente dos EUA e cia sobre a questão (Venezuela), que Maduro não é "unanimidade" fora do Brasil (e nem dentro do Brasil), e não de grupos específicos de esquerda no Brasil (que são bem alheios à opinião da maioria no próprio país, só pra ressaltar).

Em vez de discutir o nível de técnica e qualidade dos vídeos ficaram discutindo banalidades, problema de interpretação de texto (porque não apontei o vídeo pra "discutir Maduro"...).

Mas voltando ao tema, não é post longo, o post é só pra mostrar e registrar o nível (técnico) da coisa na rede, porque não são canais "profissionais" (não se trata de efeito feito em estúdio de Hollywood e o nível é muito alto). O canal em questão que eu citei no começo do ano foi desmonetizado pelo Youtube pelas sátiras (críticas) a Trump... tem coisa pesada nos vídeos (que a turma que ficou na superfície sequer "citou" ou "discutiu" porque não "percebeu"...), principalmente quando "tratam" a atual esposa de Trump, Melania. Tem vídeo sobre Melania que não vai dar pra deixar aberto aqui sob pena do Google penalizar ainda mais (restringir o blog).

Os "jorros de petróleo" no vídeo são alusivos a "ejaculações masculinas", pros que não entenderam a "pilha pesada" nos vídeos... ter que explicar "piada" é dose, mas só vai desenhando. E tem vídeo tão pesado como esse, ou pior, tanto que tiraram a monetização do canal como punição.

O vídeo que trouxe no começo do ano, pra mostrar o nível dos efeitos do vídeo e não "discutir Maduro"... ajustem o foco... parem com pré-julgamento tolo:


Tiraram do ar o primeiro vídeo (link: https://www.youtube.com/watch?v=Th7u5EN6bOg ; https://www.patreon.com/posts/presidente-is-147683204 "Trumpito is back"), coloquei um vídeo "clone" (que se sabe lá quanto tempo vai durar), o próprio dono do canal fez a coisa ou o Google/Youtube acabou por remover ou obrigar o cara a remover como censura... (vai saber), porque não faz sentido remover o vídeo que é bem acessado. Isso é só pra constar (atualização de 01.06.2026). Não há como controlar a remoção desses vídeos do Youtube, a memória do tempo presente é bem comprometida por conta da vulnerabilidade e falta de transparência dessas plataformas digitais.

E os famosos "lego" do Irã retratando a situação dos EUA na guerra e fora dela... tá calando fundo entre o público norte-americano o conteúdo dos vídeos, o Youtube já cortou um canal que fazia os "legos" (sentiram a "pancada"): "WAKE UP AMERICA 🇺🇸 | You Are Enslaved by the Devil's Plan | The Story of Iran Lego". Um vídeo é de lego sobre o Irã mas o outro é de parodia, de outro canal que foi "sugerido", com sátira com Trump... e a desmoralização que o sujeito causou ao cargo de presidente dos EUA, George W. Bush "mandou lembranças" (era o mais avacalhado até Trump surgir...). Havia outro vídeo de lego do Irã sobre a situação social dos EUA que não tou achando, se eu achar depois coloco por aqui.



A crítica "dispersa", espalhada na rede causa mais estrago, ou tanto, quanto a crítica publicada em canais de mídia e cia... essas sátiras, o "caos organizado" de uma massa no Twitter e cia...

Pros "porralocas" à esquerda no país que ficam só lamuriando, se vitimizando com medo de tudo, enfiem uma coisa na cabeça, a tecnologia vem pra ficar, não vai sumir, aprendam a lidar com isso, conviver em vez de achar que voltarão pro "estádio anterior" (exceto se uma hecatombe acontecer, obviamente). Não adianta ficarem lamuriando achando que "choro" vai conter esse tipo de coisa, aprendam a lidar e a ensinar ao povo a lidar com a coisa em vez de só espernear, ou pressionar as autoridades pra regular essas coisas e essas famigeradas "Big Techs" "made in USA" no Brasil.

P.S. há um bug no blog que esconde a aba esquerda quando abre, pelo menos no Chrome, em outros navegadores fica normal a apresentação. Não consegui corrigir o bug e nem achar a falha (foi depois de tentar colocar um vídeo centralizado em um post), bug do próprio "Blogger", pros que não conseguirem ver a aba esquerda com os links e cia, é só clicar nas páginas de ebooks (acima) ou em algum post que a aba esquerda aparece normalmente. Também acessem através de outros sites de busca como o "Yandex" (russo), Duckduckgo (acho que é dos EUA) e cia que não restringem conteúdo do site como o Google faz. Lembre-se que o mundo está em conflito e a censura de guerra está rolando, mesmo que uma parte ignore, menospreze, subestime e cia (até serem atingidos). Se gosta dos conteúdos, repassem manualmente adiante pra quem conhecerem, é a forma mais eficiente de difusão de conteúdo em rede (pralém da censura).

sábado, 28 de março de 2026

"Negociador israelense expõe o plano de Netanyahu" (Daniel Levy para Owen Jones)

Faz dez dias ou mais que esse "furo" saiu na mídia britânica, zero repercussão nos canais do Brasil (até em espanhol) e cia... sinal de que não acompanham "bem" a coisa...

Alguém pode perguntar, justamente, o porquê da "ironia"... porque no Brasil somos boicotados junto a outros por certas "patotas ilustradas", ou passamos a ser porque esse blog/site é mais antigo que a maioria absoluta desses canais de Youtube e o objeto de abordagem aqui era/é segunda guerra mundial e temas correlatos, nunca tratou de ser "site de geopolítica", canal do tipo etc e nem tem pretensão de sê-lo, só que... quem lê/aborda segunda guerra mundial acaba tendo base de discussão (boa) pra discutir qualquer tema da atualidade envolvendo esse tipo de questão, e cobrimos o conflito na Palestina em momento que a dita "esquerda brasileira" se encontrava prostrada (parece que não mudou tanto assim o estado de 2023 pra cá, embora eu acredito que sairá da inércia em virtude da questão eleitoral desse ano, senão sair, o caos ou a desgraça tomará conta do país com a vitória do bolsonarismo).

É um direito, legítimo, ironizar certas "patotas"... acostumem-se... a gente ironizava muito os ditos "revis" (negacionistas do Holocausto), quem fica com "marra" também entra na "roda" (na "pilha"), rs.

Em todo caso, vamos ao que interessa e que deu título ao post, o plano de Netanyahu. Não localizei o vídeo inteiro e sim um trecho, mas que revela muita coisa, mesmo que seja algo "resumido"... vale a pena ler (vou traduzir a fala abaixo da pessoa pro português), o vídeo/áudio é em inglês pro canal do Owen Jones, jornalista britânico que era do Guardian, não sei se ainda está lá (pessoa de esquerda). Segundo uma turma "altamente ilustrada", "altos teores"... eles também não assistem/leem a "mídia imperialista" desses países... rs, ou se fazem, fazem-no de forma "seletiva", tão seletiva que ignoraram por completo o canal desse cara, que é bem conhecido no Reino Unido. Ah, lembrei que uma parte dos canais, de teor mais "jornalístico", evitam citar conteúdo/fonte de certos jornais ou jornalistas de fora... por isso que acho engraçado e curioso que essa turma tente nos "recomendar" ("ensinar") a ler notícias do conflito/da guerra quando a gente dá "furo" melhor que esse pessoal, e modéstia à parte alguma, a cobertura é boa, se não fosse não teria mais de mil por dia lendo (até a turma que "boicota", fica na "surdina") sem a gente ter divulgação (não aberta), com o Google restringindo vários conteúdos do blog, até conteúdo de segunda guerra e de História do Brasil. E volto a repetir, o foco do site/blog é segunda guerra mundial, por uma questão à parte (pela questão palestina) a gente desdobrou a coisa por aqui pros conflitos no Oriente Médio, porque também a gente acompanha (eu acompanho) e tenho "conhecimento razoável" do assunto (que dá pro gasto).

Daniel Levy é ex-negociador de Israel pra esses assuntos, conhece a "cabeça" de Netanyahu. Ele "fala" como se fosse "Netanyahu pensando/falando", mas está só expondo a forma de Netanyahu ver o conflito por inteiro. Vale a pena ler (ou ver o vídeo, pra quem quiser ver, o vídeo segue no fim do post):

Daniel Levy fala para Owen Jones (jornalista britânico):

"Netanyahu pode estar olhando pra isso (conflito) e dizendo:

"-Sabe?
-Talvez estejamos perdendo os EUA
-Talvez isso seja irreversível
-E talvez eu também reconheça que os EUA não são os EUA que costumavam ser...
-Os Estados Unidos não irão reafirmar de novo sua primazia.
-Estamos caminhando para a multipolaridade.
-Então, sabe de uma coisa?
-À frente de Israel, preciso extrair/espremer o máximo possível dos Estados Unidos enquanto ainda posso.
-Então, se eu arrastar os Estados Unidos para uma guerra que será muito custosa para eles,
-isso pode acelerar a perda do nosso apoio e também acelerar o declínio dos Estados Unidos.
-Bem, se essa guerra puder remodelar fundamentalmente a região e ajudar a consolidar a dominação do meu país, que se danem as consequências para os Estados Unidos.
-Se isso valer a pena para nós.

E eu só me pergunto se isso faz parte dos cálculos."
=====================================

Subtítulo lá: "Será que o plano de Netanyahu é explorar os Estados Unidos até a última gota?"... só "será"?...

Maquiavélico, não?... e estúpido também (como toda coisa megalomaníaca), mais cedo eu coloquei o link de um post do Facebook (o Stephano passou) da Embaixada de Israel no Senegal "clamando" ação da ONU (Unicef) sobre os bombardeios do Irã sobre Israel... o mesmo país que pratica genocídio contra os palestinos, matando mulheres/mulheres grávidas e crianças aos milharaes, e que sempre debochou, desdenhou da ONU, agora "clama por ajuda"... nada como "um dia atrás do outro", alguns diriam...

Você checa o Post dessa Embaixada (em francês), a maioria zomba/faz escárnio com a mensagem com o "emoticon/emoji" de riso rindo da situação ou do "clamor".

Como comentei no Post de Gaza (parte 25), esse país moralmente acabou, está enterrado. Quando um país vira escárnio no mundo dessa forma, não tem volta. Não adianta nem essa cúpula israelense/sionista gastar milhões de dólares com a "hasbará", gasto de dinheiro a fundo perdido, tirando o Brasil que apresenta um quadro reacionário de uma juventude perdida e povo desencontrado, o resto do mundo não liga pra Israel, nem mesmo a população dos Estados Unidos (a maioria já não enxerga essa "base norte-americana" como algo que dê retorno positivo aos EUA).

terça-feira, 24 de março de 2026

A liberação do Iraque como primeiro grande feito/fato da reação iraniana. A OTAN (NATO) abandona o Iraque, tropas voltam pra Europa e parte das dos EUA saem do Iraque

A quem não viu, tropas da Espanha que estavam alojadas no Iraque chegam à Espanha:


Em racha histórico entre EUA x Europa, a OTAN (ou NATO no "português de Portugal" e no inglês) abandona o Iraque e os norte-americanos idem (parcialmente), primeiro grande saldo da contenda com o Irã, onde a ação iraniana provocou o desgaste e racha. O Iraque, depois de décadas de ocupação criminosa dos Estados Unidos e da OTAN começa a ser liberado (de vez)...

"OTAN retira sus tropas de misión en Irak y las reubica en Europa mientras guerra en Irán recrudece" (https://es-us.noticias.yahoo.com/otan-retira-tropas-misi%C3%B3n-irak-155954985.html , Fonte: Yahoo!).

Esse assunto não foi destaque na "grande mídia" do Brasil (e nem na de fora), e nem nos ditos "canais alternativos" no Brasil (e nos de fora)... até agora, exceto em algumas páginas, uma com o título de "RT" (como se fosse matéria da RT, só que em espanhol.

A gente dá esse "furo" (aspas, destaque) da guerra pros que acompanham o espaço.

Aguardem a "negação" em alguns canais tentando diminuir ou "amenizar" a questão (é engraçado, quase sempre acontece), depois de negarem (até por meses), acabam, por fim, aceitando o fato (os fatos se impõem, nem que demore).

Imagens simbólicas, estátua de Saddam Hussein sendo derrubada no Iraque na ocupação norte-americana daquele país (09.04.2003)
Imagem de uma estátua de George W. Bush (o comandante dos EUA da invasão do Iraque em 2003) sendo "derrubada" de forma simbólica. Quem diria que esse tempo chegaria...

terça-feira, 17 de março de 2026

A Estratégia (e meta) do Irã pros Estados Unidos no Oriente Médio é: Expulsar/inviabilizar os EUA do Oriente Médio... (isso mesmo que você leu... e leve a sério a questão, não é blefe)

Pros que tiveram "paciência" em assistir à cobertura "show de horrores" dos Teletubbies, ops, Youtube "brasilis" da guerra... até o dia de hoje, 17 de março (2026) nenhum havia dito abertamente a estratégia de guerra do Irã, e a coisa é simples, eu já havia comentado algo disso nos comentários do Post de Gaza, mas a "turma que lê escondido" não entendeu ou não levou a sério a questão... salvo, e destaco, os vídeos do Salem Nasser, que pelo visto são vistos com preconceito ou não assimilados pela "turma ilustrada" de certas bolhas.

A guerra do Irã é total, foi o que citei lá, sem volta, não é guerra pra 1 ou 2 dias, ou uma semana... é a guerra total de enfrentamento que o Irã se preparou desde a Revolução Iraniana em 1979 contra o pior inimigo da revolução: os Estados Unidos e seu enclave, Israel...

O Irã sempre disse que liquidaria o "regime sionista" (ideologia do Estado israelense, de apartheid e colonialismo), muita gente interpretava isso como algo retórico ou "fanfarronice", "bravata", porque é comum ao longo do conflito as diversas bravatas, fanfarronices da "parte árabe" do conflito sobre Israel.

O Irã tem um arsenal de mísseis e drones considerável, o maior do mundo, não tem a bomba atômica, mas em guerra regular esse arsenal inutilizou as bases dos Estados Unidos no Oriente Médio ou mira inutilizar todas, já inutilizou diversas representações diplomáticas dos EUA, satélites, aviação, navios, alveja Israel todos os dias desde o começo da guerra, várias cidades israelenses mostram sinais de destruição consideráveis (lembrando que Israel/EUA atacam o Irã matando milhares de civis, alvejam civis, de preferência).

Tamanho em guerra pesa (pros que acompanham o blog desde 2023, quando a gente começa a discutir sobre o conflito no Oriente Médio, eu já comentei sobre isso diversas vezes sobre o Irã, como a questão do "custo Israel" pros EUA, depois entrarei nessa questão de novo...).

Coletei alguns vídeos dos ataques a Israel dos mísseis iranianos, porque a "grande mídia" e parte da dita "mídia alternativa" (ou a maioria absoluta) não mostram esses vídeos, medo da "concorrência" das mídias da Índia e outras mídias da Ásia? Se for, é muito ridículo... amadorismo.

Alguns podem interpretar, de forma equivocada, que isso é "pra sentir pena da parte israelense depois de Gaza", não é, a questão é outra (se alguns conseguirem superar o sectarismo obtuso ou burrice mesmo), é mostrar a situação de "inferno" que os mísseis iranianos ocasionam em Israel e o afundamento do discurso oficial (desde a "criação de Israel") de "lugar seguro" e "país invencível"... alguém consegue imaginar a situação de acordar com sirenes, dormir com sirenes, sem parar?... "mas Gaza...", sim, eles ocasionam coisa pior em Gaza há décadas e o ápice de 2023 pra cá com o genocídio em curso, mas estão tendo que encarar (a população de Israel) o fim das miragens, delírios de "grandeza", supremacismo e cia pelo impacto dos mísseis/drones do Irã em Israel... fora o confronto com o Hezbollah ao Norte e os Hutis ao Sul e mais as milícias no Iraque.

Pros que diziam que o Hezbollah está morto, "parece" que continua bem vivo... comentários infelizes, imediatistas seguindo lógica supremacista dos EUA/Israel, faço contraponto aqui porque muita gente da "esquerdinha fofa ilustrada" tem passado "pano" pra esse tipo de discurso enquanto torcem o nariz pra esse espaço e outros espaços críticos, dois pesos e duas medidas não dá... uma parte de vocês não se declara "socialista"? Que tipo de "socialismo" é esse discriminatório?... gente estranha...

O vídeo das sirenes (havia separado):


E outra atualização da guerra é que o Irã confirmou que Rússia e China estão cooperando com o país no conflito:(https://www.politico.eu/article/iran-abbas-araghchi-says-russia-and-china-providing-military-cooperation
(https://www.aljazeera.com/opinions/2026/3/12/the-war-of-signals-how-russia-and-china-help-iran-see-the-battlefield).

Pros que "suspeitavam", insinuavam etc, é fato. E não sei porque surpreende... esse pessoal não deve ter ouvido/lido muito sobre a primeira guerra e cia, em guerras do tipo, as potências sempre se envolvem em um dos lados, por que agora seria diferente? Com base em quê uns afirmam isso? Porque já ouvi "noticiário lunático" justificando "silêncio/ausência" da China como resposta ridícula à questão da Venezuela e cia... quando vocês saem soltando essas "pérolas" confundem o público de vocês...

E outra, ninguém aqui nunca negou que pudessem copiar algo do site/blog, é escrito na descrição que é só "citar a fonte"... ou alguns basteriam me pedir que eu teria autorizado... sem precisar passarem por esse expediente ridículo de ler isso aqui escondidos, reproduzir de forma ridícula (alguns até repetem de forma errada, a repetição da explicação da usina nuclear do Irã por uns foi uma piada... do que eu detalhei... explicaram tudo errado...). Repensem a atitude de vocês, já tá ridículo há algum tempo e tende beirar à patetice... as pessoas conseguem chegar até aqui e ler os comentários, alertas e cia... não subestimem muito o "público" de vocês... por essas e outras que a gente, já há algum tempo, repensa a participação nisso aqui pra esse tipo de discussão, é o que "ganharam" com as atitudes hostis (um monte de "nada" ou coisas pela metade, reduzidas, não encarem o fato da gente discutir esses temas como "busca por atenção" de A ou B, no meu caso, eu sei dos problemas educacionais do país, de consciência política e isso nos afeta coletivamente, não irei esperar gesto "amistoso" de A ou B pra agir, não pensem que essas ações se dão pra agradar canais e cia, sempre passou muito longe disso).

Depois atualizo o post, tinha mais coisa pra colocar mas fica pra outro momento.

Vamos lá, Inna, completa o que eu disse... pros "descrentes"... "A estratégia do Irã: prolongar a guerra até afundar a economia dos EUA". Não vai afundar só a economia dos Estados Unidos... (só pra constar)... o Brasil que tome cuidade com a sua...a Argentina "vai pro vinagre". 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 24)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 24 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 24. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 24.10.2025 (Atualização: 03.01.2026; 14.01.2026; 26.01.2026;25.02.2026).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

O "Doomsday" de Donald Trump/Israel no Irã/Oriente Médio (a batalha do "Juízo Final" do "Big Orange"/EUA)

Míssil iraniano atingindo Tel Aviv, Israel, 2025
Será que o brucutu' pedo-presidente dos EUA, Donald Trump, vai pro tudo ou nada mesmo no Irã? O que está em jogo é a própria derrocada acelerada do Império norte-americano em caso de um revés militar profundo...

Israel será responsabilizado politicamente pelos EUA por essa "aventura" no Oriente Médio em caso de revés, fora Israel poder virar algo do Irã (com mísseis e drones) se atacar o Irã militarmente, de novo, e dessa vez de forma mais pesada.

Laranjão se colocou numa "sinuca de bico" ao brincar de "apostar" no limite... Netanyahu e o lobby israelense querem a guerra com o Irã "custe o que custar" (colocaram um "bacamarte" na cabeça do Laranjão), o Irã já se posiciona no Estreito de Ormuz pra fechar a roda do comércio global, atingindo os EUA e a economia mundial, fora ter todas as possibilidades de mandar pro fundo do mar a Marinha dos Estados Unidos na área ou danificá-la de forma contundente forçando a retirada (se vai fazer o ato, agir de fato, é outra história, saberemos em breve em caso de embate, a possibilidade existe).

A escolha do nome pro título do Post foi proposital, porque os EUA sempre foram "fissurados", neuróticos, obcecados com a "história" em torno de crença religiosa envolvido o "dia do Juízo Final", Apocalipse e cia... parece que chegou a hora de encarar o problema... fora a dívida trilhionária devendo a "deus e o mundo"... (em 2025 a dívida norte-americana já havia chegado a impagáveis 38 trilhões de dólares, é uma dívida maior que o PIB numericamente inflado dos EUA https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/10/23/dvida-pblica-dos-eua-atinge-us-38-trilhes-aps-acelerao-recorde-desde-a-pandemia.ghtml).

O Brasil pulando carnaval à margem do que se passa no mundo, nada contra o evento mas a irresponsabilidade do país de dançar à beira do precipício é algo "fora de série", muito porque a dita "mídia tradicional" desinforma/aliena a população do país há décadas e as outras "mídias", meios de comunicação não informam de forma coesa a população (se fecham em guetos, grupos, patotas), além da educação de baixo nível da maioria da população (na formação política).

A China está "acessorando" o Irã, fornecendo meios de Defesa pro Irã... pros que achavam que a República Popular da China iria só "assistir" de novo o embate, saíram da inércia, mesmo que não participem diretamente da contenda.

Trump se posicionou a ponto de que um recuo soaria como fraqueza, fora irritar profundamente o lobby israelense nos EUA, cometeu um erro que pode custar o próprio "couro" (politicamente, sobre "arriscar o próprio couro", é o mesmo que https://dicionariocriativo.com.br/expressoes/afoitado/coragem/3206-arriscar-pele).

Cenas dos próximos capítulos (a novela já dura semanas, cozinhada a "banho-maria"... mas está perto de um desfecho, principalmente pela pressão interna do caso Epstein envolvendo diretamente o pedo-presidente Trump): https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2026/02/trump-disse-a-policia-em-2006-que-todo-mundo-sabia-de-crimes-de-epstein-mostram-documentos.shtml

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Bombardeios da segunda guerra e a atualidade... pro pessoal "confuso" sobre o tema... e o Oriente Médio/Irã

Tem uma turma surtando sobre os EUA "bombardearem" o Irã como se fosse algo similar à segunda guerra mundial ou o Vietnã (crimes dos Estados Unidos via bombardeios no Vietnã, vídeo abaixo):


Outro vídeo, da Segunda Guerra mundial (pena eu não ter achado aqueles vídeos conhecidos da lateral dos B-17 e cia soltando bombas, toneladas delas na Europa, Alemanha principalmente):


Além do problema dessa turma contextualizar mal o período atual e o Irã, ficam em estado de "neurose", "transe"... parece que uma parte no Brasil sofre mais de ansiedade com esses conflitos ("cobrindo" isso) que até o pessoal nesses países...

Pro que aconteceu acima "acontecer", pelo menos na segunda guerra mundial, os Estados Unidos estavam em "economia de guerra"... quando o país fica inteiramente voltado pra um conflito (a economia do país fica voltada pra isso, pra defesa) recuperando a economia "ironicamente" com a própria guerra. O Vietnã também não tinha defesa aérea relevante, era presa fácil pra coisa, pra "desova" de bombas. A Alemanha na segunda guerra recebia ataques principalmente do Reino Unido, EUA e cia, de vários lados, em massa, com a aviação alemã sendo destroçada ao longo da segunda guerra. Só pra contextualizar. O bombardeio em escala, desse tipo, não acontece de forma "aleatória" como uma "turma" cita...

Os EUA da segunda guerra mundial tinham coesão interna, presidente forte (Roosevelt, no fim Truman), como sociedade eram coesos, estavam em ascensão econômica, tecnológica e cia (usaram a guerra pra aprimorar a coisa).

Os Estados Unidos de Trump é o oposto disso: país endividado até o talo (35 trilhões de dólares), sociedade decadente, rachada, dividida, sem coesão, com parte do povo endossando bizarrices/manipulações de internet (promovidas pelas Big Techs, oligopólio que colocou Trump no poder e o "Vale do Silício"), podendo ser alvejado/atacado de forma violenta se o Irã resolver não "dar uma de Venezuela" e ficar só assistindo ser atacado... tem mísseis e drones pra afundar a Marinha norte-americana e transformar o Golfo em cemitério da Marinha norte-americana... se vai fazer (ou não), quem sabe?... eu não sou vidente ou "Mãe Dinah", deixo isso pros "canais adivinho" e/ou "surtados" (canais de Youtube), rs. E sim, quem acompanha o site há pelo menos desde outubro de 2023 sabe que a gente ironiza bastante essa "turma" por aqui... já é "tradição" (rs).

Sobre "economia de guerra", quem quiser ler mais (conceito/ideia): (https://en.wikipedia.org/wiki/War_economy
) 'War economy:' Is the European 'peace project' at risk?" (https://www.dw.com/en/what-is-a-war-economy/a-71996625)
"The Economics of War & Peace. Economics can either fuel conflict or pave the way to lasting peace, the choice is ours." Series Featuring James K. Boyce (https://www.ineteconomics.org/perspectives/videos/war).
"Economics of Warfare (https://sites.lsa.umich.edu/mje/2025/05/22/economics-of-warfare)

Aos que podem "pensar" que isso é apologia da guerra, nunca foi, o fato da gente ser contra, ter oposição ao imperialismo e cia não significa que se deva "ignorar" o que se passa, os conceitos, história etc. Você só consegue discutir algo se dominar essas questões, senão fica "boiando" a mercê de birutices vendo "coisas excêntricas" ou não muito "acuradas"...

E eu já abordei esse tema aqui quando comentei sobre o "rearmamento da Alemanha"... que tem gente dizendo que a "Europa está morta" etc e tal ignorando essas questões... pra quem não leu ou não viu o vídeo, é sobre o cabeça do Banco Central alemão no período nazista, Hjalmar Schacht, e como estruturaram, elaboraram uma "economia de guerra", extermínio e cia pra "levantar a economia da Alemanha" pela via militarista (deu no que deu no fim, com um fanático à frente da Alemanha...), a elite alemã amarrou seu "bode" ao "Cabo Adolfo" (Hitler) e todo mundo sabe o fim (ou deveria saber...) em 1945, desse período, que nada mais é do que a continuação do Imperialismo alemão com uma "Suástica" na coisa... a quem quiser ler mais sobre Imperialismo alemão, tem Post sobre isso também, os links dos Posts seguem abaixo:

1. "Como os Nazistas criaram um "milagre econômico" (que matou milhões)... a história de Hjalmar Schacht, ministro da economia nazista" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/11/lembra-o-rearmamento-atual-da-alemanha-como-os-nazistas-criaram-um-milagre-economico-que-matou-milhos-a-historia-de-hjalmar-schacht-ministro-da-economia-nazista.html).
2. "Expansionismo alemão, Liberalismo imperial e os Estados Unidos, 1776–1945" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/12/expansionismo-alemao-liberalismo-imperial-e-os-estados-unidos-1776-1945.html).

Os EUA deslocaram vários navios pra cercar o Irã pro início de uma contenda/guerra... pra fazer algo similar ao Vitnã, segunda guerra mundial, afunda a própria economia endividada... pode ser o tiro de misericórdia nos Estados Unidos sem a China dar "um tiro" sequer num conflito maior... (especulação minha). Sabe-se lá o que pode sair disso, mas seria o "começo quente" de fato da "terceira guerra", porque já estamos na mesma só que "sem o nome" dela dessa forma, dá pra citar o conflito na Ucrânia, ou o Euro-Maidan, 11 de setembro (2001), primeira grande crise neoliberal do fim dos anos 90, crise de 2007... a lista é extensa pro "período"... e não, não teremos um conflito armado nos moldes idênticos da segunda guerra mundial sem um grande colapso global que "justifique" algo dessa monta.

Eu disse "nos mesmos moldes", eu não disse que não vai ter "quebra pau"... são coisas distintas... (na forma...). Em uma sociedade (brasileira) que perdeu a capacidade (da minoria letrada) de interpretar direito um texto, a gente tem que explicar até "traque" no que diz... porque uma boa parte tem dificuldade de entender essas questões, ficam atrás de "entretenimento", "espetáculo" no Youtube, e não estamos aqui pra "divertir a massa", ser "espetáculo circense"... pode soar chato (e é), mas quemn quiser aprender tem que ler e entender direito essas coisas, eu disse 'ler', não assistir "Live" de Youtube a esmo. Porque tem até documentários de guerra, mas a maioria nem assiste e uma parte não aborda essas questões econômicas/morais.

Como o Stephano bem comparou no último Post de Gaza, não haveria muita diferença da Era Vitoriana pro "período hitlerista"... é que o "horror" causado pela memória da segunda guerra impedia de retratar esses períodos, e imperialismos (britânico, francês, colonial europeu) da forma correta, o nazismo está inserido nos imperialismos (alemão)... só que foi praticado mais contra europeus... por isso que "não perdoam" o Cabo Austríaco em alguns países, apesar de haver vários "esqueletos nazistas" no armário na Europa...

Cada bombardeio em pequena escala atual custa uma fortuna pros Estados Unidos, Israel e cia... o custo da guerra pra esses países é estratosférico e a dívida crescente... fora o colapso político, social e econômico interno... tudo isso tem que ser levado em conta, se canais no Youtube desconsideram isso, questionem isso dessa turma... pros que leem aqui e não comentam (sei que tem vários em várias mídias no Brasil), tem muito público de fora do Brasil visitando o blog/site, obrigado pela preferência.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 23)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 23 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 23. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 24.10.2025 (Atualização: 09.11.2025; 25.11.2025; 28.11.2025; 09.12.2025; 16.12.2025).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 22)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 22 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 22. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 11.07.2025 (Atualização: 16.07.2025; 24.07.2025; 08.08.2025).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

terça-feira, 15 de julho de 2025

O 'campo de concentração' de Rafah, a "cidade humanitária" (eufemismo)

Gaza, população, 2025
Eu já havia lido sobre parte dessas notícias pela semana passada ou retrasada (essa aqui saiu em 07 de julho https://www.theguardian.com/world/2025/jul/07/israeli-minister-reveals-plan-to-force-population-of-gaza-into-camp-on-ruins-of-rafah), coloquei nos comentários dos posts de Gaza, até o momento não vi repercussão dos canais aqui no país, porque geralmente costumam ser mais "histriônicos" com o "furo" do dia, não sei se porque a gente ironiza algumas posturas anda causando algum incômodo, não é a intenção, mas ninguém é obrigado a concordar ou gostar de certos comportamentos (digo isso há muito tempo), e quem não gostar não precisa acessar o espaço, porque é um direito criticar certas posturas, eu sou parte de uma linha política (tradição política é o termo mais correto) que é acostumada a discutir com pessoas, quando há gente que não dialoga, não discute e ficam "perdidos" brigando em rodas de Youtube a gente não é obrigado a seguir essa linha, não ignorando o "Youtube" como meio de informação (pode ser usado pra isso), mas tenho restrições a certas posturas, bem antes de Youtube virar "moda" no país, depois comento mais sobre isso, a questão da 'realidade' x bolha de internet.

No domingo o Guardian soltou outra "patada" sobre a questão do campo de concentração de Rafah, entrevistando o ex-primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, que vem criticando Netnayahu e cia.

Não desconsiderando o histórico do Olmert, mas ignorar que a denúncia dele ganha peso diante do cenário de pressão externa sobre Israel (há muitos protestos sistemáticos no Reino Unido, Europa e EUA, que a Globo e "mídia hegemônica" aqui no Brasil não citam, não comentam, e a dita "mídia progressista" faz uma cobertura fraca, pra ficar num tom "ameno", "suave").

Vou transcrever aqui um trecho da matéria, o link da matéria fica no fim, vi página em espanhol (da Espanha) citando as falas do Olmert também sem citar a "fonte" da informação, algo condenável, isso tira credibilidade da informação (atitude desnecessária, até pueril, vou colocar o link do Guardian em inglês, só coloco fonte em espanhol se citarem a fonte da matéria), revisão da tradução do trecho (em português) minha:
===================================================
""Cidade humanitária" seria um campo de concentração para palestinos, diz ex-primeiro-ministro israelense

Ehud Olmert diz que forçar pessoas a viverem em campos seria uma limpeza étnica, e que a raiva contra Israel pela guerra em Gaza não se deve apenas ao antissemitismo.

Olmert disse que Israel já estava cometendo crimes de guerra em Gaza e na Cisjordânia, e a construção do campo marcaria uma escalada. Fotografia: Quique Kierszenbaum/The Guardian
Dom, 13 de jul de 2025, 19h14 BST

A "cidade humanitária" que o ministro da Defesa de Israel propôs construir sobre as ruínas de Rafah seria um campo de concentração, e forçar palestinos a entrarem seria uma limpeza étnica, disse o ex-primeiro-ministro israelense Ehud Olmert ao Guardian.

Israel já estava cometendo crimes de guerra em Gaza e na Cisjordânia, disse Olmert, e a construção do campo marcaria uma escalada.

"É um campo de concentração. Sinto muito", disse ele, quando questionado sobre os planos apresentados por Israel Katz na semana passada. Uma vez lá dentro, os palestinos não teriam permissão para sair, exceto para ir a outros países, disse Katz.

Katz ordenou que os militares comecem a elaborar planos operacionais para a construção da "cidade humanitária" sobre as ruínas do sul de Gaza, para abrigar inicialmente 600 mil pessoas e, eventualmente, toda a população palestina.

"Se eles [palestinos] forem deportados para a nova 'cidade humanitária', então podemos dizer que isso faz parte de uma limpeza étnica. Ainda não aconteceu", disse Olmert. Essa seria "a interpretação inevitável" de qualquer tentativa de criar um campo para centenas de milhares de pessoas, disse ele.
"

Fonte: The Guardian (https://www.theguardian.com/world/2025/jul/13/israel-humanitarian-city-rafah-gaza-camp-ehud-olmert

Quem quiser ler mais, já consta esse link no começo mas vai aqui de reforço, saiu em 07 de julho (2025) desse mês, sem repercussão aqui no Brasil (até anteontem quando trouxe os links pros comentários da parte de "Gaza"): "Israeli plan for forced transfer of Gaza’s population ‘a blueprint for crimes against humanity’" (https://www.theguardian.com/world/2025/jul/07/israeli-minister-reveals-plan-to-force-population-of-gaza-into-camp-on-ruins-of-rafah)

Pelo menos das partes onde costumo ver alguma coisa (pelo Brasil, pra ver o "panorama" da cobertura dos conflitos) não haviam comentado o caso, se tivessem eu teria checado mais coisa antes e reforçado a informação.

E essa não foi a pior parte, eu não soltei anteontem a questão Rússia-EUA (o "rompimento", já havia lido na sexta-feira) e o caso Trump, Epstein (que tem outra abordagem fora que não foi citada, porque uma turma fica mais preocupada com a Rússia, Putin do quê a questão palestina, que é flagelada no Brasil, jogada pro subterrâneo porque uma turma de direita simpática a Putin cismou (preconceito) que "genocídio" é "coisa de esquerdista" e coisas do tipo (não usam o termo genocídio, seguindo a linha do discurso israelense, pró-Israel). Eu só "bato nessa tecla" porque tem uma turma de "esquerda" encantada com o "canto da sereia" com esse pessoal e vão quebrar a cara de novo (2026 parece vir bem "punk", pra reeleger o Lula, não saiam "beijando" todo mundo que o quebrar a cara dói e pega mal...). Essa "promiscuidade política" costuma sempre sair muito mal politicamente... cobrar uma "conta alta" depois. E ressaltar isso não é sectarismo.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 21)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 21 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 21. (Updates 02.06.25, 11.06.25 e 02.07.2025). Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 07.04.2025

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":


domingo, 18 de maio de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 20)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 20 (00 de Março de 2025) (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 20. Post republicado em 20.04.2025 e 04.05.2025 Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 07.04.2025

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":



terça-feira, 18 de março de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 19)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 19 (20 de Dezembro de 2024) (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 19. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

Post de 23.12.2024 (18:47) (depois voltará à data correta, está sendo atualizado pra última publicação ficar em 2o lugar).

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

Vídeo abaixo:

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 18)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 18 (30 de Outubro de 2024) (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 18. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

Vídeo abaixo: 



sábado, 28 de setembro de 2024

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 17)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 17 (28 de Setembro de 2024) (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 17. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

Vídeo abaixo: