sexta-feira, 9 de março de 2012

Casa Izieu. Memorial das crianças assassinadas na França pelo Carniceiro de Lyon, Klaus Barbie

Casa d'Izieu-Coll.succession Sabine Zlatin
Entre 1940 e 1941, o povo francês se encontrava sobrecogido pela derrota de seu país e preocupado com problemas materiais de sua vida diária, de forma que não reagiu à perseguição contra os judeus. Só organizações de caridade deram seu apoio aos judeus. Entre estas organizações, a Oeuvre de Secours aux Enfants (OSE), uma associação para crianças judias criada na Rússia em 1912, dedicava-se a ajudar os jovens.

Desde 1941, as crianças foram alojadas na casa da OSE em Palavas-les-Flots, por iniciativa de Sabine Zlatin. Isto foi possível graças ao apoio do prefeito do departamento de Hérault, Bénédetti, e seus assistentes. Quando a situação do departamento de Hérault se deteriorou, o prefeito perguntou à Sabine e Miron Zlatin se se podiam se mudar para a vila de Izieu. Em poucas semanas, a vida se reorganizou, apesar de que muitas crianças haviam sido repentinamente separadas de suas famílias e haviam sofrido com as condições de internamento durante meses etc. A ideia era tentar chegar à zona controlada por tropas italianas.

Mas a capitulação italiana, em setembro de 1943, provocou a ocupação da Wehrmacht das zonas anteriormente sob controle italiano. Em fevereiro de 1944, alguns colaboradores da OSE foram detidos pela Gestapo, pelo que a organização decidiu enclausurar todas suas casas para as crianças, quanto antes possível. Sabine Zlatin fez tudo o que estava a seu alcance para ocultar as crianças de Izieu.

Muitas crianças judias e seus responsáveis encontraram refúgio entre 1943 e 1944 no povoado de Izieu, não muito longe de Lyon.

Com a exceção do cuidador Leon Reifman, que conseguiu escapar saltando por uma janela, as 44 crianças e 7 cuidadores foram presos em 6 de abril de 1944, durante uma ação em Izieu. 42 crianças e 5 adultos foram enviados em diferentes transportes desde o campo de trânsito de Drancy até Auschwitz-Birkenau, onde foram assassinados.

Em 6 de abril, a Gestapo, sob a direção do "Carniceiro de Lyon", Klaus Barbie, entrou no orfanato e prendeu as crianças e os cuidadores, introduzindo-os em caminhões.

A professora Lea Feldblum foi a única sobrevivente de Auschwitz, porque foi empregada no campo. Dois jovens foram deportados para a Estônia, junto com o diretor do orfanato, Miron Zlatin, onde foram assassinados no verão de 1944.

Depois da guerra, Barbie conseguiu escapar, apesar de ser procurado pelas autoridades francesas, e conseguiu chegar à América do Sul, sob a proteção do serviço de inteligência norte-americano. Em 1952 e 1954, o Tribunal Militar de Lyon o condenou à morte em sua ausência.

Em junho de 1971, o escritório da Promotoria de Munique decidiu encerrar o caso, baseando-se que era impossível provar que Barbie conhecia o destino que esperava as pessoas que prendia. Mas Beate Klarsfeld mobilizou os membros da comunidade judaica e da Resistência para lutar contra esta setença, e conseguiu as testemunhas necessárias para que prosseguissem a investigação em Munique. Conseguiram estabelecer a verdadeira identidade de Barbie na América do Sul. Anos depois, a campanha levada a cabo por Beate e Serge Klarsfeld consiguiu que ele perdesse sua nacionalidade boliviana e fosse extraditado da Bolívia.

Em maio de 1987, depois de quatro anos de trabalhos preparatórios em Lyon, o julgamento contra Klaus Barbie foi aberto. Era o primeiro caso de crimes contra a humanidade julgado na França, e Barbie era acusado da liquidação do Comitê da União Geral dos Judeus da França em Lyon (UGIF), da prisão das crianças de Izieu, do internamento de 650 pessoas em campos de concentração, da tortura e morte de Marcel Gompel, um membro judeu da resistência, da prisão e internamento em campos de concentração de diferentes membros da Resistência.

Em dezembro de 1985, uma decisão do Tribunal de Cassação havia estipulado que a deportação dessas pessoas para campos de concentração não estava diretamente relacionada com o conflito bélico, pelo que ia mais além com os crimes contra a humanidade.

Barbie declarou que não sabia nada dos crimes os quais era acusado. Em 3 de julho de 1987, estabeleceu-se o veredito de culpabilidade, sem circunstâncias atenuantes, e foi setenciado à prisão perpétua. Em 25 de setembro de 1991, Klaus Barbie morreu de câncer na prisão.

A criação do memorial

Durante o julgamento contra Klaus Barbie em Lyon, em 1987, uma organização sem fins lucrativos foi criada por Sabine Zlatin, que havia fundado o orfanato com seu marido, em 1943. Em 24 de abril de 1994, o então Presidente da República francesa François Mitterand dedicou o memorial, que é visitado por um grande número de alunos e professores.

Dois edifícios estão abertos ao público. A casa que serviu de lar para as crianças de Izieu e dos cuidadores a cargo, está destinado a perpetuar sua memória. Na granja adjacente reconvertida, está presente o trasfondo histórico dos fatos daquele dia.

Em sua exposição se traça o itinerário das crianças judias, desde sua chegada à França, durante o período entreguerras e sua deportação para os campos de concentração. Através das fotografias e dos desenhos audiovisuais, os visitantes podem entender o horror do destino destas 44 crianças, e das 11.000 crianças judias deportadas da França para os campos de concentração e extermínio. Uma das salas é dedicada ao tema dos crimes contra a humanidade; também se mostra uma montagem com imagens do julgamento contra Barbie que fazem referência à redada de Izieu.

A história das crianças de Izieu é particularmente interessante para as crianças e jovens, porque faz referência a pessoas de sua mesma idade. O departamento educativo do museu sempre está disposto a ajudar professores a preparar visitas à escola. O trabalho educativo se centra nas políticas antissemitas do governo de Vichy que colaborou com as tropas de ocupação alemãs, os crimes contra a humanidade e a perseguição depois da guerra.

O memorial também tem uma exposição permanente de fotografias, que fazem referência a diferentes temas relacionados com a casa Izieu: a história das famílias de muitas das crianças, os campos de concentração de Drancy e Auschwitz, os julgamentos de Nuremberg, a carrera de Klaus Barbie e seu julgamento, a colaboração francesa etc.

A história da casa Izieu é particularmente interessante para crianças e jovens, porque faz referência a pessoas de sua idade. Por isso, uma grande parte do material e dos documentos expostos são diretamente dirigidos a este tipo de visitantes. Além disso, o departamento educativo do museu está a disposição dos professores para preparar as visitas dos colégios.

Para este fim, o memorial tem programas de visitas de um ou vários dias, nos quais os alunos podem trabalhar depois de visitar a instalação sobre estes temas do passado e refletir as questões que tenham surgido durante a visita. As visitas de vários dias permitem que os alunos absorvam a atmosfera deste lugar especial, aproximando-se do destino das crianças e de seus familiares, e compreender essa história desde seu próprio ponto de vista.

Contato:

Maison d’Izieu
01300 Izieu
http://www.izieu.alma.fr

Fonte: topografía de la memoria (memoriales históricos de los campos de concentración nacionasocialistas 1933-1945)
http://www.memoriales.net/topographie/francia/izieu.htm
Tradução: Roberto Lucena

quinta-feira, 8 de março de 2012

Em dois meses, polícia registra três ataques de grupos neonazistas no RS

Em dois meses, polícia registra três ataques de grupos neonazistas no RS

Vídeo com reportagem na página da matéria, link.

Em Caxias do Sul, em janeiro, um jovem de 17 anos foi esfaqueado.
Para delegado, nova geração destes grupos 'é preocupante'.

Fábio Almeida Da RBS TV
Material apreendido com suspeitos de praticarem atos neonazistas no RS (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)Material apreendido com suspeitos de praticarem atos neonazistas no RS (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)

Somente nos dois primeiros meses de 2012, a polícia registrou três ataques de grupos neonazistas com vítimas no Rio Grande do Sul. Além de Porto Alegre, as ações também ocorreram em Caxias do Sul, na Serra, onde um jovem de 17 anos foi esfaqueado no dia 15 de janeiro. Os grupos não são novidade no estado. Desde 2002, foram diversos materiais apreendidos e pelo menos 35 pessoas indiciadas. Um dos casos mais violentos foi o atentado contra jovens judeus que foram esfaqueados em um bar de Porto Alegre, em 2005.

A reportagem da RBS TV localizou a família do menino agredido em Caxias, mas eles não quiseram gravar entrevistas, como medo de novos ataques. "Além do adolescente que foi identificado e que formalizou um registro de ocorrência, temos notícia de outro que foi agredido naquele mesmo dia. Estamos efetuando diligências no sentido de identificar este jovem (agressor)", diz a delegada Suely Rech, da Polícia Civil.

Pichação neonazista em Caxias do Sul. O 14 representa o número de palavras de um slogan racista: "Devemos assegurar a existência de nosso povo e um futuro para as Crianças Brancas". O 88 representa a repetição da oitava letra do alfabeto, o H, de Hiel Hit (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)Pichação neonazista em Caxias do Sul
(Foto: Fábio Almeida/RBS TV)

No dia seguinte às agressões, materiais como facas, bastão retrátil e soqueiras, uma delas com o símbolo da cruz de ferro, uma honraria militar usada pelos nazistas durante a Segunda Guerra, foram apreendidos. Ainda em Caxias do Sul, uma pichação em um muro marca um território. Segundo os moradores do bairro Santa Lúcia, as marcas foram deixadas depois de uma festa no início do ano. Homens de preto e com a cabeça raspada faziam uma comemoração.

"O movimento neonazista é cíclico. Eles partem para ação, há uma comunidade, onde se encontra toda uma manifestação. Também tem a imprensa registrando, então eles recuam. Deixam passar algum tempo e voltam", comenta Jair Kruschke, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.
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Para o delegado Paulo César Jardim, que acompanha os neonazistas no estado há mais de 10 anos, é preocupante a nova geração destes grupos. "Eles adoram decorar o corpo com inúmeras tatuagens, adoram fazer pose, tirar fotografias mostrando que são machões. Mas quando vamos conversar, dialogar sobre ideologia, alguns livros, algumas obras, eles se perdem. Eles não sabem conversar sobre aquilo que eles dizem que acreditam", diz.

Em Porto Alegre, na madrugada do último dia 4 de fevereiro, câmeras de segurança registraram grande movimentação em frente a um bar na Avenida Independência, região central da cidade. Em seguida, foi verificada uma correria e o início de uma briga. "Era um rapaz franzino, que estava com um skate na mão, usava dreads no cabelo, devia ter uns 18, 19 anos. Ele foi agredido por um grupo de 5, 6, até 7 pessoas grandes, de cabeça raspada, que batiam nele covardemente, todos ao mesmo tempo, pelas costas", conta uma testemunha que não se identifica.

Esta mesma testemunha também assistiu a uma outra cena que assustou muita gente na mesma noite. "Eles foram andando pela Independência e começaram a bater no peito, esticar o braço e gritar heil, heil, heil. Também gritavam Porto Alegre é nossa e coisas do tipo. Para mim foi ali o momento que ficou claro o que estava acontecendo", acrescenta o jovem.

Na sequência de ataques deste ano, o que chama a atenção da polícia são os laços com uma organização internacional e a ousadia dos neonazistas gaúchos ao revelar a conexão. O grupo que está agindo na Serra e em Porto Alegre prega o ódio e racismo, e que se espalha por todo o mundo, a Blood and Honour (Sangue e Honra). No site da organização, imagens indicam a ligação: neonazistas gaúchos, chamados de Divisão do Sul, que chegam a substituir a suástica pelo brasão da bandeira do estado.

Fonte: G1
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/03/em-dois-meses-policia-registra-tres-ataques-de-grupos-neonazistas-no-rs.html

quarta-feira, 7 de março de 2012

The Mimimi Song - o hino "revisionista"

Depois de uma "árdua luta" contra os "malévolos" "extermicionistas" do Holocausto dos Sábios de Sião, sendo refutados e tendo que constatar que a crença de que o Holocausto não existiu, como o nome diz, é só uma crendice e fanatismo político (dogmatismo) "revisionista", e também alegando combater o "sionismo internacional"(sic, eufemismo pro termo "judeus"), nossos "bravos" e "honrados" "guerreiros(as) "revis" costumam entoar um tema da "vitória". Um verdadeiro hino pros "revisionistas".

Com vocês, o tema da "vitória" "revi", a The Mimimi* Song. Nunca antes um vídeo e uma música resumiram tanto o sentimento "revi" após um "árduo combate" contra os 'malígnos' "exterminacionistas" do Holocausto (expressão usada por "revisionistas" para citar antirrevisionistas). Curtam o vídeo e a música.



*Definição politicamente incorreta de "mimimi": desciclopédia
*Definição alternativa e mais ou menos politicamente correta de "mimimi": link (vulgo "choro")

terça-feira, 6 de março de 2012

Notícias de trabalhos arqueológicos em Sobibór

O seguinte artigo apareceu na última quinta-feira na newsletter do Israel Hayom:

Desenterrando o horror

A pesquisa arqueológica conduzida por Yoram Haimi e Wojciech Mazurek em Sobibór foi mencionada no Capítulo 7 da Crítica a Mattogno, Graf e Kues do HC e em vários artigos neste blog, como por exemplo, o artigo das Valas Comuns em Sobibor – 10ª Atualização.

Felicito Yoram Haimi e Wojciech Mazurek por seu excelente trabalho, do qual espero aprender mais, assim que possível.

Fonte: Holocaust Controversies
http://holocaustcontroversies.blogspot.com/2012/03/news-from-archaeological-work-at.html
Texto: Roberto Muehlenkamp
Tradução: Roberto Lucena

O racismo de Murray Rothbard: Hutus e Tutsis

Murray Rothbard afirmou aqui que os tutsis dominaram os hutus devido à genética. Entretanto, como é citado aqui, o domínio dos tutsis não tinha nenhuma base genética e era uma "profecia" que iria se realizar provocada pelo governo colonial belga.

Fonte: Holocaust Controversies
http://holocaustcontroversies.blogspot.com/2012/03/murray-rothbards-racism-hutu-and-tutsi.html
Texto: Jonathan Harrison
Tradução: Roberto Lucena

segunda-feira, 5 de março de 2012

O escritor húngaro Akos Kertesz pede asilo ao Canadá

Em uma carta aberta publicada em agosto, Kertesz afirmou que seus compatriotas estavam suprimindo sua responsabilidade no Holocausto dos judeus húngaros

Cultura | 04/03/2012 - 18:44h

Budapeste (dpa) - O escritor húngaro Akos Kertesz solicitou asilo no Canadá depois de sofrer uma "campanha difamatória" em seu país, segundo denunciou hoje sua assessoria de imprensa. O novelista e roteirista judeu de 79 anos se encontra com sua mulher em Montreal desde o dia 29 de fevereiro, informou a mídia húngara. Kertesz solicitou no Canadá o status de refugiado devido aos "danos psíquicos e ameaças" sofridos como consequência de uma "campanha difamatória" na Hungria.

O escritor denunciou ter sido "insultado e golpeado em plena rua", o que assegura que pôs sua vida em perigo. O escritor, que tem vínculos com o Prêmio Nobel de Literatura Imre Kertesz, manteve nos últimos meses uma forte polêmica com o governo húngaro. Em uma carta aberta publicada em agosto, Kertesz sostentou que seus compatriotas estavam suprimindo sua responsabilidade no Holocausto dos judeus húngaros.

E escreveu: "O húngaro é geneticamente submisso ao governo". As afirmações provocaram uma dura campanha dos círculos próximos ao governo direitista, que tem como primeiro ministro desde 2010, Viktor Orban. No mês passado, a ativista romani Viktoria Mohacsi e ex-legisladora europeia também pediu asilo no Canadá.

Fonte: LaVanguardia.com (Espanha)
http://www.lavanguardia.com/cultura/20120304/54264159495/akos-kertesz-asilo-canada.html
Tradução: Roberto Lucena

sábado, 3 de março de 2012

"François Duprat," o livro referência sobre o homem que inventou a Frente Nacional

François Duprat, de Nicolas Lebourg
e Joseph Beauregard (Denoël)
Quem foi François Duprat? Personagem misterioso e fundamental da extrema-direita francesa, ele atravessou um quarto de século da política francesa e internacional. Sua morte misteriosa em um atentado de carro-bomba que explodiu em 18 março de 1978, antes do primeiro turno das eleições legislativas, deixou uma imagem de mártir da "causa nacional" na sua família política.

O historiador Nicolas Lebourg e o documentarista Joseph Beauregard tiveram uma árdua tarefa de reconstruir o itinerário político e pessoal de um homem que não parou de compartimentar sua vida e que não relutou em inventar quando parecia necessário. A tudo ele se prestou: policial, delator, o homem da KGB, do Mossad, da CIA, dos sírios, pagos por Gaddafi, Arafat e de outras hipóteses ainda.

Em abril de 2011, os autores realizaram em parceria com o Le Monde.fr, o INA e a 1+1 Production, a produção de um webdocumentário que também tentou explicar o percurso de Duprat e o papel essencial que desempenhou na extrema-direita.

Sua biografia retorna ao essencial - e de forma mais desenvolvida - desta trama. François Duprat, o homem que inventou a Frente Nacional (Denoël, 382 páginas, € 23,50), pode ser lido como um romance policial. E contém muitos detalhes e análises políticas fascinantes. Os autores encontraram todas as testemunhas-chaves, como a família de Duprat, seus companheiros, seus adversários, seus inimigos. Toda a informação é verificada, cruzada. Uma obra rara de investigação pode lançar luz sobre François Duprat. Porque, se ele foi esquecido pelo público em geral, Duprat teve um papel fundamental no nascimento e na ascensão final da Frente Nacional.

Intelectual orgânico

Duprat se alistou em primeiro lugar, quando da guerra da Argélia junto à Nação Jovem (Jeune Nation), um grupo de extrema-direita violenta fundado por Pierre Sidos, facção da galáxia da OAS. Duprat acabará por fazer parte de toda aventura de extrema-direita da FN no Ocidente, como, através da Federação dos Estudantes Nacionalistas e da Nova Ordem. Mas muitas vezes ele será excluído. Cada vez, ele irá imprimir a sua influência teórica nesses pequenos grupos, para se tornar o verdadeiro intelectual orgânico da extrema-cireita. Este professor de história, amado por seus alunos, também receberá uma série de apelidos da imprensa militante como irá usá-los como uma arma ideológica com sua família política.

Mas Duprat não era um simples ativista simples parisiense, que não relutou em lutar apesar de seu porte físico e apesar de sua forte miopia. Fascinado pelos serviços de inteligência e do dobro (ou triplo) de jogos, foi pessoalmente encarregado pela Central de Inteligência, onde informou seu agente sobre as vicissitudes de sua família política. Foi também para a Nigéria e Congo, em plena descolonização, para ajudar o campo anticomunista.

Para esta resistente criança, vindo de uma família de esquerda, ele era um anticomunista total. E um profundo antissemita. Ele foi o primeiro a publicar livros negacionistas na França. E a revitalizar o antissemitismo e a negação do Holocausto combinando negacionismo e antissionismo. Os autores escrevem: "A negação é aberta (...) sobre as novas mitologias do antissemitismo. Os judeus ganharam a Segunda Guerra Mundial, tanto para a causa sionista como para a destruição de outros Estados e 'raças', a fim de estabelecer sua dominação global." Foi ele quem conceituou a noção de "nacionalismo revolucionário", uma atualização do "movimento fascista".

No início da aventura da FN, são seus grupos nacionalistas revolucionários a ala mais radical do partido. Mas isso não impede que influencie fortemente a linha de discurso do partido. Ele é o exemplo que sopra para Jean-Marie Le Pen e que se tornou a marca de um partido social de extrema direita: o famoso "Um milhão de desempregados, é um milhão de imigrantes também."

O legado de Duprat, a FN é o maior. Muito azedo. No entanto, é de fato sempre presente. E, especialmente hoje. O posicionamento econômico e social defendido por Duprat pela FN, e do chamado "novo" discurso de Le Pen, há semelhanças.

Evidentemente, o assassinato de Duprat é metodicamente estudado. Um pouco como uma investigação policial, os autores descrevem com força de detalhes as circunstâncias da morte de Duprat. Eles analisam todos os pressupostos sobre a acusação de assassinato.

Ao longo de 382 páginas deste livro - somado, através do personagem de Duprat, emerge da trama pequenos toques impressionistas, retrato de uma época em que a política era o negócio da vida, e onde não renunciou a qualquer meio, incluindo a violência e assassinato, para alcançar seus objetivos.

Fonte: Le Monde, blog Droite(s) Extreme(s)François Duprat», le livre référence sur l’homme qui inventa le Front national)
http://droites-extremes.blog.lemonde.fr/2012/02/14/francois-duprat-le-livre-reference-sur-lhomme-qui-inventa-le-front-national/
Tradução: Roberto Lucena

quinta-feira, 1 de março de 2012

Anti-germanismo ressurge na Grécia (Spiegel)

Na dúvida, chame-os de nazis
Maus estereótipos da Alemanha ressurgem na Grécia

por Julia Amalia Heyer e Ferry Batzoglou

Galeria de fotos: Dragando o passado nazi na Grécia
Fotos
STATHIS STAVROPOULOS

Os gregos deixaram de ser grandes fãs dos alemães ao compará-los aos nazistas mortos - apontando que eles usam meios financeiros para estabelecer o "Quarto Reich". O que antes era o tipo de exagero comumente encontrado em caricaturas agora se tornou uma crença genuína, generalizada e preocupante entre os gregos.

Stathis Stavropoulos está cansado de constantemente desenhar alemães maus, mas ele faz isso de novo e de novo, variando ligeiramente o tema de cada vez. Em seus desenhos, o famoso cartunista grego vestiu a chanceler alemã Angela Merkel em sinistros uniformes, colocou-a em um tanque representado assustar meninos gregos.

Stavropoulos retrata Horst Reichenbach, o chefe alemão da força tarefa da União Europeia, como uma espécie de oficial da Wehrmacht, exército da Alemanha na Segunda Guerra, controlando bonecos com cordas com ele rindo ironicamente. Os bonecos têm os rostos de membros do governo grego. A palavra "Reich" em Reichenbach está escrito em letras maiúsculas.

O alemão 'desagradável' mais uma vez está usando um uniforme nazi na Grécia dos dias de hoje, tendo os bebês longe de suas mães e contando os grãos em fasolada, a sopa de feijão branco considerado um prato nacional. "O que devo fazer? Essa é apenas a situação agora", diz Stavropoulos. Mesmo o New York Times publicou recentemente uma de suas charges, a que Stavropoulos caracteriza como "mais trágica do que engraçado."

Um forte crescimento do sentimento antialemão

Apesar de lembretes semelhantes do passado da Alemanha nazista ocasionalmente terem aparecido em meios de comunicação franceses, espanhóis e ingleses, os alemães têm sido raramente descritos tão terrivelmente como estão atualmente nos meios de comunicação gregos.

Imagens da chanceler Merkel, com uma expressão facial triste agora aparecem quase todos os dias nas capas dos jornais gregos. As caricaturas a retratando como um sugador de sangue de dentes afiados ou como um professor rigoroso com o dedo indicador levantado parecem quase benignas quando comparadas com as representações mais duras dela empunhando um chicote de couro e usando uma braçadeira com a suástica.

Existe apenas uma outra pessoa que pode competir com Merkel na posição de figura mais odiada entre os gregos no momento: o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, que é mostrado às vezes vestindo um uniforme da SS.

O vitríolo não é apenas exibido em tablóides. O jornalista Georgios Trangas oferece tiradas ao vivo contra os "ocupantes alemães" todas as noites no Extra 3, uma estação de televisão de Atenas. Em seu show "Choris Anästhetiko" ("Sem Anestesia"), ele critica as "medidas bárbaras" sendo impostas a seu país "por Berlim."

A estação de rádio Real FM foi recentemente condenada a pagar uma multa de € 25.000 ($ 34.000) por "abuso da língua grega" depois de Trangas usando palavrões para repreender Merkel em duas transmissões ao vivo.

Intencionalmente acenando o bastão nazi

A ruptura da relação entre a Alemanha e Grécia é onipresente, mas a questão é se os meios de comunicação estão a alimentar o ódio ou simplesmente informando sobre isso. Andreas Kapsabelis, editor-chefe do tablóide Dimokratia, tem uma opinião clara sobre o assunto. Ele acredita que os alemães estão tentando destruir os gregos e usando os meios financeiros para alcançar o que eles não conseguiram fazer militarmente há mais de 60 anos atrás.

Seu jornal publicou recentemente uma reportagem de capa intitulada "Memorandum Macht Frei", uma referência ao slogan cínico "Arbeit Macht Frei" ("O trabalho liberta") que fica na entrada do campo de concentração de Dachau, de um lado, e as obrigações da Grécia decorrentes dos contratos de empréstimo com seus credores internacionais, por outro. Para garantir que até mesmo o leitor mais mal informado iria entender o título, a palavra "Dachau" foi impressa em letras garrafais sobre ele. "Estamos fazendo nosso trabalho e expressando a opinião pública", diz Kapsabelis.

Georgios Delastik escreve sobre a "implantação do Quarto Reich" no jornal liberal de esquerda Ethnos. Delastik acredita que uma possível meta desta nova ocupação é garantir que os aposentados alemães, com as suas supostas pensões de luxo, serão capazes de deitar ao sol em uma Grécia empobrecida.

Delastik, 59, é um homem amigável, com um sorriso malicioso. O colunista-chefe, que escreve os seus artigos de opinião diários em uma página própria no jornal, reúne-se conosco em seu escritório no edifício editorial. Há jornais e revistas internacionais ordenados e empilhados ao longo das paredes, incluindo o próprio Spiegel e o Frankfurter Allgemeine Zeitung da Alemanha, o jornal francês Le Monde e o diário espanhol El País, com a colorida publicação - saindo por entre as páginas. Delastik, que fala oito línguas, é muito consciente dos perigos do ressentimento nacional. "Sou um europeu convicto", diz ele.

op-ed pieces as an attempt to re-establish the wounded dignity of the Greeks, and that he does so by emphasizing the Germans' most vulnerable side: their Nazi past.

No entanto, ele também usa o termo "Quarto Reich" em seus escritos e se refere às medidas de austeridade que estão sendo exigidas de seu país como uma "Dachau fiscal." Quando perguntado por que ele usa uma linguagem tão dura, ele diz que é "auto-defesa" e explica que ele usa seus op-eds (editoriais) como uma tentativa de restabelecer a dignidade ferida dos gregos, e que ele faz isso enfatizando o lado mais vulnerável dos alemães: o seu passado nazista.

Ninguém nos meios de comunicação gregos está disposto a reconhecer que as duas coisas não têm nada a ver com a outra. E quem pode está agitando o bastão nazista.

Do namoro à hostilidade

Publicações alemãs eram de fato as primeiras a usar linguagem depreciativa, referindo-se aos "gregos falidos" como a "fraude na família euro." Os gregos entraram com uma ação por calúnia coletiva contra a revista Focus com sede em Munique há vários meses que depois retratou a estátua Vênus de Milo com um dedo médio estendido, em fevereiro de 2010. Os gregos ficaram também indignados com a crítica de Merkel da "ineficiência do sul da Europa." No entanto, dificilmente isso explica as tiradas de ódio que se seguiram.

Desde então, Delastik diz, o sentimento anti-alemão tem ido além da esfera jornalística. Avós agora estão lembrando seus netos sobre a ocupação nazista, diz ele, e quase todos os gregos de repente é um especialista sobre o empréstimo forçado do Reich alemão imposto ao banco nacional da Grécia em 1942. "É terrível", diz Delastik, observando que esse tipo de pensamento não se encaixa com a sua ideia de uma Europa unida.

No entanto, Delastik se recusa a admitir que ele também está alimentando o sentimento anti-alemão com suas peças editoriais duras. É seu dever, diz ele, "para convencer os políticos alemães de que sua abordagem é prescrita à pessoa errada."

Os gregos não podem ser humilhados continuamente, diz Delastik, acrescentando que a pressão tremenda e as medidas de austeridade impostas pelos credores internacionais - a Alemanha é o principal deles - não resultará em sucesso, mas, antes, na recusa total de seus companheiros gregos a cooperar. Na verdade, pelo menos de acordo com os resultados de uma pesquisa publicada pela revista de notícias Epikaira na semana passada, parece como muitos gregos tornaram-se convencidos do que antes era nada além de polêmica.

Dos cerca de 800 gregos pesquisados ​​pela empresa de pesquisas VPRC, mais de três quartos disseram que sentem que a Alemanha é hostil à Grécia. Uns 69 por cento ainda acreditam que os políticos alemães estão realmente buscando o objetivo de estabelecer um "Quarto Reich". Quando perguntados sobre o que eles associavam à Alemanha, um em cada três entrevistados usou termos como "Hitler", "nazismo" e "Terceiro Reich". Antes da crise, os gregos eram geralmente apaixonados pelos alemães.

Cruzando a linha

O editor-chefe do jornal da Grécia de maior vendagem, o liberal de esquerda Ta Nea, é um homem sensato. Notis Papadopoulos, 50, estudou em Essex e trabalhou como jornalista por mais de duas décadas. Ele não tem interesse em estabelecer paralelos com a era nazista. "Nós não gostamos de tais exageros", diz ele. Até recentemente, o jornal apoiava as políticas do governo e, por extensão, a dos credores internacionais. No entanto, ele acredita que uma linha foi cruzada quando a idéia de um comissário de austeridade para Atenas foi vazada - uma ideia alemã. "Isto fez todo mundo pensar em oficiais nazistas", diz ele.

Depois disso, o Ta Nea imprimiu em sua capa um desenho de um Merkel a aparência descontente segurando uma Grécia ansiosa, procurando por correntes. As palavras "Nein! Nein! Nein!" - em alemão - foram impressas acima da caricatura.

Comentando sobre a sugestão mais recente de Schäuble, de que as eleições gregas previstas para abril deveriam ser adiadas, o editor-chefe Papadopoulos pode apenas dizer: "Isso é antidemocrático. Esta política é contraproducente"

Até agora, o ressentimento tem sido limitado aos políticos alemães. Mas em uma recente entrevista, a cantora alemã Ute Lemper, que pretende dar concertos em Atenas e Salônica esta semana, implorou que os gregos "não pensem em mim como uma alemã."

Traduzido do alemão por Christopher Sultan

Fonte: Spiegel (Alemanha)
http://www.spiegel.de/international/zeitgeist/0,1518,817995,00.html
Tradução: Roberto Lucena

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O genocídio do Estado Independente Croata 1941-1945 - Parte 3

Continuação do texto "O genocídio do Estado Independente Croata 1941-1945", do historiador Dušan T. Batakovic.

AS DEPORTAÇÕES

Dusan Batakovic
A Secretaria de Estado para a Renovação dirigiu a deportação de sérvios. Sua tarefa era acolher alguns dos eslovenos das regiões da Eslovênia que estavam sob ocupação alemã e realizar todas as formalidades necessárias para "remover a população estrangeira do território do Estado Independente Croata." (34) A deportação dos sérvios fi realizada com um plano particular e em várias ondas. De acordo com documentos alemães do final de Junho, havia, na Sérvia, cerca de 137.000 sérvios que fugiram ou foram expulsos do NDH, mas se estima que muitos deles, que não foram apresentado às autoridades sérvias, chegavam a 180.000. De acordo com dados disponíveis do Comissário para os Refugiados na Sérvia, o número já havia ultrapassado 200.000. (35)

Em entrevista ao jornal alemão Neue Ordnung, Pavelic declarou: "Quanto aos sérvios, houve confusão nas próprias noções. Não há muitos sérvios de verdade na Croácia: em grande parte, trata-se de croatas de religião sérvio-ortodoxa e Vlachs. Este problema será resolvido da melhor maneira, da qual uma será a mais apropriada. De acordo com as autoridades alemãs, 250.000 sérvios serão enviados para a Sérvia, enquanto os outros podem ficar aqui." (36) Nesta entrevista, Pavelic simplesmente repetiu a teoria favorita, mas impossível de se provar, e adiantada por Starcevic Ante, de que os sérvios ortodoxos na Croácia são, em sua origem, ou croatas ou Vlachs, pastores romenos em transumância nos Alpes Dináricos e que, ao longo dos séculos, teriam se tornado sérvios ao se converterem à religião ortodoxa. A fim de que a memória dos sérvios se desvanecesse, a Ustasha, no início de 1942, criou uma Igreja Ortodoxa Croata sob o comando de um monge emigrante russo chamado Germogen.

A emigração para a Sérvia não poderia ser implementada de acordo com planos de Pavelic por causa da oposição das autoridades alemãs na Sérvia. Até 25 de agosto de 1941, 13.343 sérvios foram 'legalmente' deportados para a Sérvia. Em 22 de setembro de 1941, os alemães disseram que a emigração deveria acabar e que não aceitaria que os sérvios ficassem em alguns determinados campos de concentração, cerca de 3.200 pessoas nos campos de Bjelovar, Slavonska Pozega e Camprag. No entanto, as deportações dos "ilegais" continuou, mesmo no coração dos meses que se seguiram. Para o transporte legal e ilegal, a Ustasha transferiram 118.000 sérvios para a Sérvia antes do final de 1941. (37)

A CONVERSÃO AO CATOLICISMO

O Alto Clero da Igreja Católica havia estabelecido a mais estreita cooperação com as autoridades Ustashis. No seu comando estava o Arcebispo de Zagreb, bispo Alojzije Stepinac, que saudou a criação do novo Estado e deu sua bênção a Ante Pavelic. A maioria dos Bispos Católicos (bispo Saric de Sarajevo, bispo Bonefacic de Split, bispo Pusic de Hvar, bispo Srebrenic de Krk, bispo Buric de Senj, bispo Aksamovic de Djakovo, bispo Garic de Banja Luka, bispo Mileta de Sibenik) têm trabalhado ativamente na propagação do regime Ustasha, e um número de padres e monges vestidos com uniformes ustashis, especialmente os franciscanos da Bósnia, não escondiam o seu envolvimento em crimes. (38)

A Secretaria de Estado para a Renovação - O "Setor religioso" planejou a conversão forçada de um milhão de sérvios ao catolicismo. As disposições legais da lei quanto à fé católica proibia conversões forçadas oficialmente, mas as pressões e temores de retaliação foram os principais 'motivos' de 'pedidos' para se juntar à nova religião. O frade franciscano Dionizije Jurcev, que liderou até novembro de 1941 as ações para a conversão ao catolicismo, disse em um discurso: "Neste país, ninguém além dos croatas pode viver, porque este país é croata e aqueles que não desejam se converter sabemos para onde enviá-los. (...) Hoje, não há pecado em matar até mesmo uma criança pequena de 7 anos, que por acaso dificulte nosso movimento Ustasha (...) Esqueça que eu uso hábitos de sarcedote; sei que posso, quando necessário, pegar uma arma e matar, desde o berço, tudo o que se oponha ao Estado e autoridades croatas." (39)

O ministro ustashi Mirko Puk enfatizou que o NDH "apoia a conversão dos Greco-Orientais para a religião católica, porque essa conversão é que os retorno à religião ancestral", e concluiu dizendo que quem não quer "por qualquer motivo, reconhecer esse fato histórico, deverá sair do território desse Estado." (40) Sempre que as conversões não eram bem sucedidas, prisões e massacres continuaram. Em fevereiro de 1942, as unidades Ustashis realizaram massacres na região de Banja Luka, matando cerca de 2.300 sérvios. E até mesmo ocorreram casos em que os sérvios se tornaram católicos foram levados para os campos. No final de maio de 1942, todos os sérvios de Bosanska Dubica foram levados para um campo de concentração, mesmo aqueles que haviam se convertido ao catolicismo. De acordo com dados disponíveis, cerca de 240.000 sérvios foram objetos de conversões forçadas entre 1941 e 1942. (41)

O governo Ustasha que foi enviado ao Vaticano, Dr. Rusinovic, num relatório datado de 09 de maio de 1942 "fez saber a Zagreb que a Santa Sé estava de posse de pelo menos oito mil fotografias dos massacres de sérvios ortodoxos". O Cardeal francês Eugene Tisserant "indignou-se contra o desaparecimento de 'trezentos e cinquenta mil sérvios' e o comportamento lamentável dos franciscanos da Bósnia-Herzegovina." (42)

O NÚMERO DE VÍTIMAS

Até o momento não temos como determinar com precisão o número definitivo de sérvios que foram vítimas de terror da Ustasha no Estado Independente da Croácia, porque não foram sistematicamente realizadas pesquisas em todos os lugares onde os crimes foram cometidos. As estimativas variam entre 300.000 e 700.000. Se o montante de 35.000 judeus e 25.000 ciganos não é contestado, o número de vítimas sérvias durante várias décadas é tema da manipulação política, porque a redução do tamanho do Holocausto sérvio tende a ser completamente negado ou minimizado para colocá-lo na vingança que foi feita sobre os muçulmanos no leste da Bósnia e do massacre dos Ustashis capturados no final da guerra. Robert Fisk recentemente salientou que a limpeza étnica dos sérvios na Bósnia era de dimensões colossais, e que ele, pessoalmente, teve a oportunidade de ler arquivos em Banja Luka de dezenas de milhares de registros originais da Ustasha. (43)

NOTAS

(34) B. Krizman, op. cit., p. 127.

(35) F. Jelic-Butic, op. cit. p. 172.

(36) Neue Ordnung, Berlin, 24. août 1941.

(37) F. Jelic-Butic, op. cit., pp. 170-171; B. Krizman, op. cit., p. 127.

(38) V. Novak, op. cit., pp. 450-700; F. Jelic-Butic, op. cit., pp. 214-221.

(39) V. Novak, op. cit., p. 627.

(40) F. Jelic-Butic, op. cit., p. 175. Cf. Dokumenti o protunarodnom radu i zlocinima jednog dijela katolickog klera, Zagreb 1946, passim; La nouvelle documentation: Dragoljub R. Zivojinovic-Dejan Lucic, Varvarstvo u ime Hristovo. Prilozi za Magnum Crimen, Beograd 1988, passim.

(41) F. Jelic-Butic, op. cit., p. 175. Cf. Sima Simic, Prekrstavanje Srba u Drugom svetskom ratu, Titograd 1958, passim.

(42) X. de Montclos, op. cit., p. 178.

(43) Robert Fisk, 'Cleansing Bosnia at the Camp called Jasenovac', The Independent, August 15, 1992. Cf. Richard West, 'Convert a third, kill a third', The Guardian, August 20,1992.

Uma versão curta deste artigo foi publicado em: Hérodote, N° 67, Paris 1992, pp. 70-80.

Dusan T. Batakovic
E-mail: dtbatak@eunet.yu
Copyright © 1997 Dusan T. Batakovic

Fonte: Site do historiador Dusan T. Batakovic
Texto original: Le génocide dans l'état indépendant croate 1941-1945
Tradução: Roberto Lucena

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Ler também:
Ustasha (Blog avidanofront)
Ustasha (Blog holocausto-doc)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pesquisa arqueológica nos terrenos do ex-Centro de Extermínio de Chełmno

Uma nova discussão no fórum deste blog apresenta uma cópia do artigo "Archaeological Research in the Grounds of the Chełmno-on-Ner Former Extermination Center"(Pesquisa arqueológica nos terrenos do Centro de Extermínio de Chelmno), escrito pela arqueologista Łucja Pawlicka-Nowak e incluído no livro Chelmno Witnesses Speak (Relatos de testemunhas de Chelmno).

A cópia do artigo é seguido por fotos que mostram objetos encontrados no local, e de seis mapas mostrando as investigações arqueológicas conduzidas e seus resultados. Todas essas cópias estão no livro acima mencionado.

Dos mapas, o Plano no. 3 mostra o terreno do cemitério em "Waldlager" (campo da floresta) em sua totalidade, com 5 valas comuns (das quais a quinta é na verdade uma linha de 11 valas usadas para despejo de cremação humana que permanece desde os tempos de atividade do campo). No Plano no. 5 mostra a vala comum no Bloco III, no Plano no. 6 aparece as valas comuns e locais de cremação no Bloco IV.

Também está incluída na discussão uma cópia de um artigo sobre escavações em Chełmno da Archaeology Magazine, e links para vídeos da área de Chełmno, por Alan Heath.

Fonte: Holocaust Controversies
http://holocaustcontroversies.blogspot.com/2012/02/archaeological-research-in-grounds-of.html
Texto: Roberto Muehlenkamp
Tradução: Roberto Lucena

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quando a social-democracia pegava em armas contra o fascismo

António Louçã, RTP
08 Fev, 2012, 19:21 / atualizado em 08 Fev, 2012, 19:50

DR
Foram precisos mais de 75 anos para um presidente austríaco promulgar o decreto que reabilita milhares de vítimas do austro-fascismo - um ato tardio de reparação por violências sofridas, mesmo se o parlamento não se atreveu a dizer a palavrinha impronunciável.

Ao austro-fascismo não pode chamar-se "austrofascismo" - embora seja uma expressão amplamente estabelecida na historiografia dos anos 30. O consenso partidário que esteve na base da aprovação do decreto cedeu à pressão do SPÖ (Partido Social-Democrata da Áustria) sobre a substância e reabilitou as vítimas. Já quanto à forma, não houve maneira de conseguir que os democratas-cristãos do ÖVP aceitassem designar a ditadura austro-fascista pelo seu nome.

O presidente da República austríaca, Heinz Fischer, promulgou o decreto e este entrará em vigor a partir de 1 de março próximo. Para muitos sobreviventes trata-se de uma reparação meramente simbólica, porque entretanto o exílio, o julgamento à revelia, a perda da nacionalidade, ou a prisão tinham ficado para trás.

Milícia socialista versus milícia fascista

A ditadura austro-fascista impusera-se pela mão do chanceler Engelbert Dolfuss, num país que era baluarte dum dos mais fortes partidos social-democratas da Europa. Os socialistas austríacos eram amplamente majoritários na classe operária e, no final da Primeira Grande Guerra, dispunham de uma milícia (RSB- Republikanische Schutzbund) que fazia sombra ao próprio exército.

Na sequência da guerra e das revoluções que sacudiram a Europa Central, tinham rompido pela esquerda com os seus congêneres alemães. Mantiveram durante algum tempo um sistema de ligações internacionais conhecido como a "Internacional 2 e meio". Só mais tarde voltariam à Segunda Internacional.

O chanceler Dolfuss, por seu lado, apoiou-se no exército, na polícia e numa milícia fascista (Heimatschutz) para reprimir o movimento operário. Em Fevereiro de 1934, duas semanas depois da greve geral portuguesa e da insurreição da Marinha Grande, ao ser assaltada uma sede social-democrata na cidade de Linz (da região natal de Hitler), a guarda da sede abriu fogo sobre os atacantes e rapidamente foi reforçada pelos operários das fábricas vizinhas.

Aí começou uma breve guerra civil, que iria durar três dias. Alastrou a grande parte da Áustria e chegou a pôr em xeque a segurança do Governo, em Viena. De um lado combatiam os social-democratas, apoiados por uim partido comunista minoritário; e do outro lutavam austro-fascistas dolfussianos, seminaristas católicos e nazis austríacos (apesar da hostilidade entre estes e os dolfussianos).

Finalmente, o exército conseguiu impor-se, utilizando artilharia pesada contra os bairros operários de Viena, e causando assim centenas de vítimas civis. Para a Checoslováquia fugiram as grandes figuras da social-democracia - Otto Bauer, Julius Deutsch e outros. Fugiram também jovens militantes, ainda sem notoriedade especial, como o futuro chanceler Bruno Kreisky. Outros foram capturados e enforcados. Alguns ficaram na prisão.

Nazis contra austro-fascistas

O autor da carnificina não ia gozar por muito tempo do seu triunfo: poucos meses depois, em julho, Engelbert Dolfuss foi assassinado por um punhado de militantes nazis que pretendiam dar um golpe de Estado e promover a anexação da Áustria pela Alemanha.

Apesar da morte do chanceler, a conjura falhou e os principais golpistas nazis foram condenados à morte e executados. Já nesse momento Hitler mandou mobilizar tropas para invadir a Áustria, mas Mussolini fez outro tanto e avisou-o que estava disposto a enfrentá-lo militarmente. A Alemanha nazi, ainda no início do seu rearmamento, emendou rapidamente a mão, desmobilizou as tropas e denunciou o levantamento dos seus sequazes austríacos.

No poder ficou um austro-fascista, continuador de Dolfuss e muito apreciado no Portugal de Salazar - Kurt von Schuschnigg. Iria durar mais quatro anos à cabeça do Estado austríaco até à invasão alemã de 1938 e ao Anschluss. Nesse momento, a relação de forças já era outra, Mussolini já estava disposto a sacrificar o pequeno país que considerava protetorado seu, Hitler já podia mandar prender Schuschnigg e homenagear, sinceramente, os nazis que mataram Dolfuss.

Mas, na alternância de austro-fascistas e nazi-fascistas, as vítimas do terror da extrema-direita iam continuar durante mais 75 anos a esperar por uma reparação. Foi essa que agora se decretou, embora sob o manto diáfano de tabus e eufemismos.

Fonte: RTP (Portugal)
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=525431&tm=4&layout=121&visual=49

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Missa em memória do líder nazifascista croata Pavelic

Missa em memória do líder croata Pavelic causa polêmica*

ZAGREB, 2 Jan 2012 (AFP) -O centro Simon Wiesenthal, organização que se dedicou a procurar ex-nazistas, denunciou nesta segunda-feira uma missa celebrada recentemente em Zagreb, em memória de Ante Pavelic, líder croata pró-nazismo entre 1941 e 1945, e pediu à Igreja para reduzir à condição de laicos os dois sacerdotes que a presidiram.

A missa, celebrada dia 28 de dezembro, no 51º aniversário da morte de Ante Pavelic, é uma "vergonha para a Igreja croata e incompreensível em um país que está prestes a integrar a União Europeia" (em 2013), condenou o centro Simon Wiesenthal em um comunicado.

O chefe do centro, Efraim Zuroff, qualificou este ato religioso de "grave insulto à memória das numerosas vítimas de Pavelic".

Zuroff pediu às autoridades croatas que proíbam no futuro cerimônias similares e pediu às autoridades religiosas para rebaixar à condição de laicos os dois sacerdotes que chefiaram a missa "por ter celebrado uma cerimônia que ridiculariza totalmente os valores cristãos".

No passado eram celebradas regularmente missas em memória de Pavelic na basílica do centro de Zagreb, assim como em Split, na costa Adriática. Quase 90% da população croata é católica.

Entre 1941 e 1945, Ante Pavelic, fundador do movimento 'utasha', esteve à frente do Estado Independente da Croácia (NDH), um Estado fantoche, aliado da Alemanha nazista e do regime fascista italiano.

Ele morreu em 28 de dezembro de 1959, em Madri, dois anos depois de ser ferido em um atentado contra sua vida em Buenos Aires, onde estava refugiado desde 1945.

O regime croata de Pavelic matou milhares de sérvios, judeus e ciganos em campos de concentração.

Fonte: AFP/UOL
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/01/02/missa-em-memoria-do-lider-croata-pavelic-causa-polemica.htm

*Matéria publicada primeiramente no blog avidanofront.

Ler sobre a Ustasha:
Blog avidanofront
Blog holocausto-doc

França: Le Pen é condenado por declarações sobre a 2ª Guerra (extrema-direita)

Jean-Marie Le Pen, Front Nacional
(partido da extrema-direita francesa)
O Tribunal de Apelação de Paris condenou nesta quinta-feira a três meses de prisão com suspensão condicional da pena e 10 mil euros de multa o ex-líder da extrema-direita, Jean-Marie Le Pen, por ter declarado que a ocupação alemã na França durante a segunda Guerra Mundial "não foi particularmente desumana". Esta pena por "contestação de crimes contra a Humanidade" é uma confirmação da que foi pronunciada pelo Tribunal Penal de Paris em 2008. O fundador e presidente de honra do partido Frente Nacional e seu advogado estavam ausentes no momento da decisão.

No dia 8 de fevereiro de 2008, o Tribunal Penal de Paris considerou Le Pen culpado de "apologia a crimes de guerra" e "contestação de crime contra a Humanidade", após uma declaração sua publicada em janeiro de 2005 na revista de extrema direita Rivarol.

Le Pen tinha declarado: "Na França, pelo menos, a ocupação alemã não foi particularmente desumana, mesmo acontecendo erros, inevitáveis em um país de 550 mil km quadrados". Várias vezes candidato a presidente, Le Pen hoje é eurodeputado.

Jean-Marie Le Pen, 83 anos, passou a liderança de seu partido, em janeiro de 2011, para sua filha Marine, que é candidata à presidência na eleição de abril-maio de 2012.

Fonte: Terra/AFP
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5616606-EI8142,00-Franca+Le+Pen+e+condenado+por+declaracoes+sobre+a+Guerra.html

Ver mais:
Jean-Marie Le Pen condenado a três meses de prisão com pena suspensa (Correio da Manhã, Portugal)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Conhecimento Croata do Holocausto





Em 16 de dezembro de 1941, Pavelic admitiu a Ciano que a população judaica da Croácia tinha encolhido de 35.000 para 12.000. Ciano registrou, "o jovem[Eugene]Kvaternik explica esta diminuição com a palavra "emigração", acompanhado de um sorriso que não deixa qualquer margem para dúvidas." Assim, temos prova de que o eufemismo "emigração" era conhecido até pelos estados satélites como matar [Hilberg, A Destruição dos Judeus Europeus, 2003, Volume 2, pág. 760]. Em 17 de Julho de 1942, Marcone escreveu a Maglione, "O governo alemão pediu a extradição de todos os judeus residentes da Croácia para a Alemanha dentro de seis meses, onde, de acordo com Kvaternik, 2 milhões de judeus foram mortos nos últimos tempos. Parece que o mesmo destino aguarda os judeus croatas, especialmente os velhos e incapazes de trabalhar. "O documento original italiano é copiado em Actes, Volume 8, páginas 601-602, que está on-line aqui. A tradução para o inglês está aqui, e também citado por Hilberg, na pág. 762 e Morley, página 153.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Milhares assinalaram bombardeamento de Dresden

Milhares de alemães assinalaram hoje, em Dresden, no Leste da Alemanha, as vítimas do bombardeamento aliado de 1945 e protestaram contra uma concentração de neo-nazis, que queriam instrumentalizar o aniversário, noticia a AFP.

Ao fim da tarde, treze mil pessoas formaram uma cadeia humana no centro da capital saxã para dizer não à extrema-direita, segundo a polícia.

Esta manifestação é "uma declaração clara contra o nacional-socialismo, o racismo e a violência", declarou o autarca da cidade de Dresden, Dirk Hilbert.

Antes, cerca de 2.500 pessoas tinham participado numa marcha contra a extrema-direita e o nazismo, segundo a polícia e as associações "Dresden sem nazis" e outros 150 tinham depositado flores no cemitério de Heide, onde estão sepultados muitas das cerca de 25 mil vítimas, que morreram em três dias de bombardeamentos anglo-norte-americanos, realizados em fevereiro de 1945.

Ao início da noite, mais de 1.600 neo-nazis tinham-se reunido, face aos quais se concentravam milhares de contra-manifestantes -- entre cinco mil a seis mil, segundo os organizadores -, que gritavam "nazis fora!", sem que registassem incidentes.

Desde há anos, que a extrema-direita procura instrumentalizar, para fins de propaganda, o aniversário do terrível bombardeamento, com bombas incendiárias, que destruiu grande parte desta cidade do leste alemão entre 13 e 15 de fevereiro de 1945.

Fonte: Lusa/Diário de Notícias
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2302872&seccao=Europa

Vídeo reportagem euronews:
Milhares de alemães lembram vítimas de bombas de 1945 e denunciam neonazismo

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